Ambiente com condições adequadas para que uma determinada espécie viva, se alimente, se desenvolva e se reproduza. Cada espécie vive em um habitat específico.
Habitat é um termo bastante utilizado em Ecologia e diz respeito ao local onde uma determinada espécie vive e desenvolve-se, ou seja, o habitat é o ambiente propício para que uma espécie possa alimentar-se e reproduzir-se.
Habitat pode ser definido como o local em que determinada espécie vive e desenvolve-se. De uma forma bem didática, podemos dizer que é a casa de um organismo, o seu endereço. Os peixes, por exemplo, vivem na água e por isso dizemos que seu habitat é aquático.
Tipos de habitat incluem polar, temperado, subtropical e tropical. O tipo de vegetação terrestre pode ser floresta, estepe, campo, semiárido ou deserto.
Habitat Natural é a área onde os animais, plantas ou outros organismos vivem na natureza. Ele está muito relacionado a outro importante conceito: o de nichos ecológicos. Ainda que muito confundidos e até mesmo usados como sinônimos, habitat e nicho ecológico possuem conceitos distintos.
Habitat diz respeito ao local em que uma determinada espécie vive. Cada espécie está adaptada para viver em determinado lugar, sendo esse o ambiente ideal para que ocorra a sua reprodução, alimentação e sobrevivência.
O hábitat do ser humano é a superfície terrestre. Por hábitat devemos entender o local de moradia, áreas propícias à sobrevivência, à fixação de espécie. O ser humano é um ser vivo que não possui uma área específica, um tipo de clima, de solo, vegetação ou relevo que determinem a sua fixação.
Trata-se de um vocábulo de origem “latina” (Exemplo incorreto: hábitat dos elefantes). Outra informação importante: A expressão “habitat natural” é um pleonasmo; não há necessidade do termo “natural” para dar nome ao “local ocupado por um organismo, caracterizado por suas propriedades físicas ou bióticas”.
Podemos observar seres vivos em habitats aquáticos ou em habitats terrestres. Os habitats aquáticos são constituídos pelos rios, mares, lagos e oceanos. Os lagos são permanentes massas de água doce ou salgada depositada em depressões de terreno e que ocorrem no interior dos continentes.
Habitat é o local onde determinado ser vive e desenvolve-se, ou seja, é a região onde um organismo encontra as condições alimentares e climáticas adequadas para a sua sobrevivência.
Ecossistema = Local de interação entre seres vivos (fatores bióticos) e fatores físicos e químicos (fatores abióticos). Espécie = Organismos semelhantes capazes de reproduzir-se e produzir descendentes férteis. Habitat = Local em que determinada espécie vive.
Florestas, cavernas, campos, desertos, montanhas, vales e ambientes subterrâneos são alguns dos exemplos de habitats terrestres. Importante lembrar que os ambientes rural e urbano criados pelos seres humanos também podem ser classificados como tipos de habitat!
O habitat, por sua vez, é a funcionalização do habitar, a sua redução a um de seus sistemas parciais que é o morar, o ocupar um lugar. A sociedade industrial, com sua prática sistematizadora, afirmará o habitat como modo de viver no urbano.
Atualmente trabalha como profissional da espiritualidade. O habitat terrestre é o ambiente onde os organismos vivem e se reproduzem em terra firme. É um espaço físico que oferece as condições necessárias para a sobrevivência e o desenvolvimento de diferentes espécies, incluindo plantas, animais e microorganismos.