Hérnia Interna ou Hérnia de Petersen, trata-se basicamente da migração de parte do intestino, por meio de espaços gerados durante a operação de By-pass Gástrico e ocorre em até 5% dos casos, podendo surgir em qualquer momento do pós-operatório, sendo mais comum nos primeiros meses.
Na hérnia de Petersen o diagnóstico pode ser dificultado por um quadro clínico inespecífico de obstrução intestinal: dor abdominal aguda e persistente ou crônica e intermitente, localizada ou difusa; é possível não haver náusea e vômitos; flatos podem continuar a ser eliminados e o abdome permanecer não distendido 3.
A hérnia inguinal, quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode provocar consequências graves para o paciente, como o comprometimento do fluxo sanguíneo na região afetada e até mesmo o risco de necrose.
O contato do meso do intestino grosso com o meso da alça intestinal gerado na cirurgia provoca o surgimento de um espaço, chamado de brecha (espaço de Petersen), que não existia antes da cirurgia.
Febre, dor que não é aliviada com utilização de medicamentos, náusea persistente ou vermelhidão ao redor da região operada são alguns sinais de uma possível complicação. Caso algum desses sintomas apareça, é recomendado procurar um médico de hérnia.
A cirurgia, como tratamento da hérnia de Spiegel, é realizada para reposicionar os órgãos ou tecidos desviados pela abertura na parede abdominal, fechar a região e colocar uma tela para reforçar a área, evitando que o problema retorne no futuro.
Hérnia Interna ou Hérnia de Petersen, trata-se basicamente da migração de parte do intestino, por meio de espaços gerados durante a operação de By-pass Gástrico e ocorre em até 5% dos casos, podendo surgir em qualquer momento do pós-operatório, sendo mais comum nos primeiros meses.
Quando o paciente perde muito peso após a cirurgia bariátrica, a parte interna do abdômen fica com menos gordura, e as alças intestinais ficam mais soltas, diante disso, algumas hérnias internas podem se formar.
3 Cuidados Pós-Operatórios que Evitam a Hérnia Incisional
Mantenha um peso saudável, uma alimentação rica em fibras e beba bastante água.
Não fume. O cigarro prejudica o pós-operatório de qualquer cirurgia. Não levante peso ou faça atividades extenuantes por até 6 semanas, ou conforme recomendação médica.
Como você viu, a hérnia inguinal pode evoluir para complicações, primeiro sendo encarcerada e, em seguida, com o risco de ser estrangulada. Os tecidos, nesse caso, ficam necrosados, oferecendo um risco de vida para a pessoa.
Telas de reforço somente são utilizadas em hérnias grandes, com colo maior do que 2 cm. A via minimamente invasiva é utilizada preferencialmente em hérnias muito grandes, sobretudo em pacientes obesos, pois, nestes casos não é possível a correção do defeito através de uma incisão pequena.
O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.
Quem tem hérnia de disco pode fazer cirurgia bariátrica?
Hoje, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), recomenda-se a cirurgia para: Quem tem IMC maior ou igual a 35, associado a pelo menos uma das 21 comorbidades, que vão desde apneia do sono até hérnia de disco.
Geralmente, a condição é assintomática, mas, em alguns casos, o paciente pode sentir dor abdominal ao se movimentar, fazer esforços físicos ou levantar pesos. Pode ser facilmente confundida com a hérnia umbilical, devido à localização próxima.
A principal causa da hérnia incisional é o enfraquecimento da parede abdominal após uma cirurgia, que impede a cicatrização correta da área operada e favorece a formação do orifício herniário, por onde podem extravasar partes de órgãos como o intestino ou do tecido gorduroso.
Nesses casos o paciente apresenta dor intensa, inchaço pronunciado, náuseas, vômito e interrupção ou dificuldade para eliminar fezes e gases. ⚠ Se sentir-se assim, procure um pronto atendimento.
Como fica o intestino depois da cirurgia bariátrica?
A constipação e a diarreia são alguns dos principais problemas depois da cirurgia. Além disso, pacientes que passaram por cirurgia bariátrica também relatam aumento de gases intestinais e alteração do odor.
O tratamento é eminentemente cirúrgico e deve ser realizado assim que o diagnóstico for feito. Geralmente é acontece por laparoscopia onde o cirurgião avaliará todo o intestino fino e também os orifícios criados pela cirurgia para ver se há herniações através deles.
O nome Peterson é um sobrenome de origem patronímica, o que significa que ele se desenvolveu a partir do nome pessoal de um ancestral, combinado com o sufixo "-son", que significa "filho de". Portanto, literalmente, "Peterson" pode ser interpretado como "filho de Peter" ou "descendente de Peter".
William Petersen é levado a hospital após passar mal nas gravações de "CSI: Vegas" O veterano ator William Petersen foi levado às pressas para um hospital na sexta-feira (20/8), após passar mal no set da produção da série "CSI: Vegas", revival da famosa franquia policial "CSI".
A Hérnia de Spiegel é uma anomalia na parede abdominal que faz com que os órgãos ou gordura da região sejam projetados ou deslocados para fora do abdômen devido a fraqueza da parede muscular em pontos específicos do local.
A hérnia de Spiegel é um defeito raro da parede abdominal, muitas vezes de difícil diagnóstico, que pode ter complicações graves se não tratada. onde existe uma região de intersecção de músculos que pode ser mais fraca, gerando o orifício da hérnia abdominal.
Todos os planos de saúde oferecem cobertura para cirurgias de hérnias de parede abdominal. Como o ato de fumar se relaciona com hérnia? A tosse crônica por irritação pulmonar do cigarro pode estabelecer uma situação de risco aumentado para o aparecimento de uma hérnia.