Ifá (em iorubá: Ifá) é um oráculo africano consultado em divinação que se originou na África Ocidental entre os iorubás na Nigéria. É também designado por Fa entre os Fons e Afa entre os jejes. Não é propriamente uma divindade (orixá), é o porta-voz de Orumilá e dos outros orixás.
Ifá é tido dentro da tradição como um sistema de divinação, ou seja, um sistema religioso de comunicação divina que milenarmente é transmitido através da cultura oral.
Atualizada em 22/01/24 13:38. O Ifá é um sistema religioso que se originou na África Ocidental e é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo. Ele oferece orientação para todas as áreas da vida, incluindo saúde, bem-estar e relacionamentos.
O Ifá é a divindade conselheira e detentora de toda sabedoria que nos ajuda a tomar decisões mais assertivas, para que possamos investir nos caminhos mais favoráveis. Essa Divindade nos responde através de um sistema Divinatório chamado merindilogum, ou erindilogun, popularizado com o nome de "Jogo de Búzios".
A iniciação em Ifá não é a compra de um assentamento ou de poderes mágicos. Ao contrário: é um compromisso tão sério que perdura para além da vida e precisa ser tratado com respeito. Quando uma pessoa se inicia a ligação mais importante que estabelece é com o orixá.
Porém, apenas os sacerdotes de Ifá respondem: Ogbó o tó (ogbó ató) Literalmente dizendo: saúde e vida longa para você. Saudação entre iniciados: Omo Ifá: Àború àboyè o? - Outro omo Ifá responde: àboyè àboşíşę!
A filosofia de Ifá é produção de sentido para nossas vidas, é o restaurar cotidiano de nosso equilíbrio e preservação, de nossa força/energia vital, de nosso Axé pela (re)infusão/(re)construção/(re)expansão do Iwá Pelé no seio de nossas comunidades.
É o porteiro de todos os caminhos, da montanha e da savana, é o primeiro dos quatro guerreiros junto a Ogum, Oxum e Oxóssi. Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7. É o comunicador e Ifá lhe deu quatro búzios para falar com ele.
Orunmilá é o orixá que segundo a mitologia iorubá, esteve presente na criação da Terra e da humanidade, é detentor dos poderes da intuição, da vivência e da leitura dos destinos, e é o detentor da Sabedoria de IFÁ.
Ifá é um sistema divinatório originário da cultura iorubá, que faz parte da Umbanda, uma religião brasileira de matriz africana. Ifá é considerado um oráculo sagrado, utilizado para orientar e aconselhar as pessoas em diferentes aspectos da vida, como amor, saúde, trabalho e espiritualidade.
Esta iniciação é aconselhável para todas as pessoas independemente de sua religião, pois nesta o iniciando é apresentado à Ifá e torna-se um Omo Ifá (um filho de Ifá). É em Isefá que Òrúnmìlà nos revelará o seu Odu temporal (o que está vivendo naquele momento), assim como seu nome de Ifá.
O ingrediente farmacêutico ativo (IFA) é fundamental na formulação de um fármaco porque está nele a substância capaz de produzir o efeito desejado. Nas vacinas, é o IFA que tem a informação que faz com que o organismo comece a preparar suas defesas contra um micro-organismo invasor.
Uma Ìyánífá não pode iniciar pessoas para Ifá, somente os Bàbáláwo (Babalaôs) podem fazer a iniciação. Elas apenas o auxiliam dentro do igbódù (lugar sagrado para iniciação). As mulheres podem ser iniciadas para Ifá e, após os ritos de iniciação, entrar no Igbódù, mas nem todas serão Ìyápẹ̀tẹ̀bí nem Ìyánífá.
O jogo de Ifá também é usado para se perguntar sobre o destino das pessoas, seus caminhos, seus problemas. Ele não se manifesta em transe. Saudado com o grito Ireoia, gosta de galo branco e de uma comida preparada com farinha de arroz, banana e ovo.
Ifá é muito mais do que um sistema de adivinhação utilizado na religião iorubá. É uma filosofia profunda que abrange uma visão de mundo, ética e conhecimento transmitidos através de gerações.
Omo Ifa é uma cerimônia muito importante, para o bem-estar e proteção pessoal. A iniciação em Omo Ifá é feita geralmente para qualquer pessoa, existem três situações: Primeira situação: O indivíduo tem a vontade de adentrar no culto por acreditar na força de Orunmila, esta pessoa não vai tornar-se sacerdote de Ifá.
Qual Exu é o mais forte? Os exus mais evoluídos são chamados de “exus cabeças de legião”, que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu – serventia direta de Oxalá.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
Ifá é um sistema divinatório que possibilita acessar Orunmila, a divindade da sabedoria e do destino da tradição iorubá. Também chamado Ifá-Orunmila, é o orixá ao qual o povo iorubá confia a resolução de seus anseios, problemas e conflitos.
Características do Orixá: Òrúnmìlà comanda todos os destinos e é responsável pelos mistérios e interpretações do oráculo de Ifá. É o dono do Irofá awo (bastão dos segredos). Seus sacerdotes são chamados de Bàbáláwo's.