Altura: Uma lareira a lenha fica bem com 1 metro ou 1,5 metros de altura. Algumas lareiras elétricas ou lareiras com recuperador de calor são mais pequenas e podem ter pouco mais de 0,5 metros de altura; Base da lareira: A espessura da base da lareira deve ser determinada consoante o tipo de solo e o peso a suportar.
O projeto precisa prever um local para armazenar lenha e a construção de uma chaminé, que precisa ser executada corretamente para que não haja retorno da fumaça. Um padrão é conceber a chaminé com área igual a 10% da superfície da boca de fogo para uma altura média de 10 metros.
Fechar as janelas e verificar se há correntes de ar pode ajudar a resolver o problema. Em alguns casos, o problema pode ser devido ao dimensionamento incorreto da chaminé para o cômodo. Se a chaminé for muito pequena, pode não gerar ventilação suficiente para queimar a lenha adequadamente.
Altura mínima de uma chaminé: Não pode ter uma altura inferior a 10 m, salvo quando: ► Os caudais mássicos de todos os seus poluentes atmosféricos sejam inferiores aos respetivos limiares mássicos médios e a sua cota máxima seja superior, em três metros, à cota máxima do obstáculo próximo mais desfavorável.
Então lá vai o roteiro: Boca de fogo (abertura livre da lareira) deve ter altura variando de 67% a 75% da largura. A mesma altura da boca de fogo deve ficar entre 1/40 e 1/70 da área do cômodo a ser aquecido. A profundidade livre da lareira deve ficar entre 45 e 60cm.
Qual a altura ideal de uma chaminé para puxar bem a fumaça da churrasqueira?
A altura ideal depende de diversos fatores, como o tipo de churrasqueira, o ambiente circundante e a regulamentação local. Em geral, a chaminé deve ter uma altura mínima de 2,5 metros, mas é importante verificar as normas específicas de cada região.
O ideal é instalar a lareira no centro da casa para distribuir melhor o calor, porém você pode escolher também outras opções. Para casas prontas ou em construção, mas sem um planejamento para a instalação da lareira, procure um modelo que atenda a sua necessidade de conforto, sempre observando a área aquecida.
CHAMINÉ É senso comum que quanto mais alta for a chaminé, melhor a exaustão. Segundo o engenheiro, o fato aumenta as chances de exposição a correntes constantes de vento e de melhor tiragem.
Ele deve ser entre 50 cm e 80 cm mais alto do que o telhado. Além disso, alguns códigos técnicos gerais costumam estimar a altura da boca de fogo (ou seja: a abertura livre) entre 67% e 75% da sua própria largura, enquanto sua profundidade pode ser definida entre 45 cm e 60 cm.
Isso porque o exaustor no topo da chaminé retira o ar de dentro do duto, fazendo uma pressão negativa no local e puxando toda a fumaça liberada para lá. Quando é colocado um exaustor individual, este apenas joga a fumaça para dentro do duto, não eliminando-a de dentro do edifício.
É sempre bom falar que a lareira terá resultados melhores se usar lenha seca, cortada, guardada e ventilada em lugar coberto, durante pelo menos 1 ano. Assim ela produz mais calor, menos fumaça e deposita menos alcatrão na lareira, na chaminé e na porta de vidro.
A estrutura das casas muitas vezes não permite a construção de uma chaminé que pode ter uma chaminé vertical. No entanto, as condutas de fumo com curvas ou mesmo horizontais provocam inevitavelmente uma tiragem não óptima dos fumos da chaminé.
Se houver janelas ou portas abertas próximas à lareira, pode haver um fluxo de ar que interfira na ventilação. Fechar as janelas e verificar se há correntes de ar pode ajudar a resolver o problema. Em alguns casos, o problema pode ser devido ao dimensionamento incorreto da chaminé para o cômodo.
Coloque um aquecedor tubular, que capta o ar frio abaixo da lareira e o aquece de volta ao ambiente. Acrescente portas de vidro cerâmico da Shott Robax. Com elas, o fluxo de ar é regulado e controla ar quente que sai pela chaminé.
O que colocar na churrasqueira para não voltar fumaça?
Faça uma pequena taça de papel-toalha e encha com óleo de cozInha. Coloque sobre o carvão e acenda normalmente a churrasqueira. O óleo vai escorrer lentamente, portanto, ajudando a minimizar a produção de fumaça na churrasqueira.
A título de exemplo, numa divisão com 20 m², as dimensões da lareira devem ser de pelo menos 50×60, com 35 cm de profundidade; em espaços de 30 m² as melhores dimensões da lareira são de 75×60 cm, com profundidade de 37 cm. Nas divisões com 50 m² podes construir uma lareira de 115×82 cm, com 45 cm de profundidade.
Aço inoxidável: o aço inoxidável é um material popular e altamente eficiente para chaminés de fogões a lenha. Ele é resistente ao calor, durável e oferece boa resistência à corrosão e ao acúmulo de fuligem.
O recomendado é utilizar para o duto uma área de 10% da superfície onde o carvão ou a lenha serão queimados, devendo estar entre 50 cm a 80 cm acima do telhado.
Não coloque a televisão apoiada nos pés sobre a proteção de pedra acima da lareira, pois ela irá aquecer também a TV gerando possíveis defeitos. Sala de estar com uma lareira a gás logo abaixo da TV. Quarto com uma lareira a gás logo abaixo da TV.
Quanto custa a lareira a lenha? O valor da lareira a gás dependerá do tamanho e dos revestimentos usados e também da região em que você mora. Porém, lareiras a lenha de alvenaria pequena podem custar em torno de R$ 2.500 reais.
Como alternativa, pode escolher um papel de parede que se assemelhe a materiais reais, como modelos com efeito de pedra, tijolo ou madeira. Muitas vezes, este tipo de acabamento é incrivelmente próximo ao do material real e sobretudo é muito mais fácil de colocar.