Ilitia (em grego: Ειλείθυια, Eileithyia) era a deusa dos partos e gestantes na mitologia grega protetora das mães durante seus períodos de gestação. Era filha de Zeus e Hera e irmã de Hefesto, Ares e Hebe além de ser meia-irmã de vários deuses e semideuses, como Héracles e Hermes, por exemplo.
Ilithia é o nome de uma deusa grega responsável pelos partos. Também conhecida por Eileithyia, há uma versão de que esta seria uma das facetas de Hera. A sua face cuidadora e protetora, que receberia os novos deuses no nascimento.
Neste livro, você vai conhecer as sete principais Deusas Gregas que habitam a nossa psique: Afrodite – a deusa do amor; Perséfone – a menina; Hera – a esposa; Deméter – a mãe; Atena – a profissional; Ártemis – a capaz; Héstia – a sábia.
Os deuses do Olimpo são: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio. Eles viviam no monte Olimpo, o monte mais alto de toda Grécia. Ficavam no topo, acima das nuvens. A mitologia grega diz que o portão era de nuvens, inclusive.
Éris (em grego: Ἔρις, transl.: Éris), na mitologia grega, era a deusa da discórdia. Filha de Nix sozinha. Seu equivalente romano é Discórdia. O oposto grego de Éris é Harmonia, cuja contraparte latina é Concórdia.
Deuses e Mitos - Cap. 1 Ilítia #religião #mitologia #mitos
Quem é Ilitia?
Ilitia (em grego: Ειλείθυια, Eileithyia) era a deusa dos partos e gestantes na mitologia grega protetora das mães durante seus períodos de gestação. Era filha de Zeus e Hera e irmã de Hefesto, Ares e Hebe além de ser meia-irmã de vários deuses e semideuses, como Héracles e Hermes, por exemplo.
Os servos de Éris provam que palavras podem ferir, ou no caso, envenenar. Ofendendo e humilhando alguém, os semideuses terão a capacidade de criar um efeito de veneno na pessoa, como se uma serpente altamente venenosa tivesse picado o adversário.
Tinha vários irmãos, eram eles: Poseidon (Netuno) – Deus dos mares e oceanos. Deus Hades (Plutão) – Deus do submundo, reino dos mortos. Deméter (Ceres) – Deusa da colheita, da fertilidade e da agricultura.
Os deuses do Olimpo, também conhecidos como deuses olímpicos, eram os 12 deuses gregos conhecidos por residir no alto do Monte Olimpo. Esses deuses, com exceção de Afrodite, ou eram filhos ou irmãos de Zeus, sendo os deuses mais poderosos e populares da religiosidade dos gregos na Antiguidade.
Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego. Era a deusa das mulheres, do casamento e protetora das mulheres grávidas.
Selene, ou Selena (em grego: Σελήνη, Selíní, "lua"), no mito grego, era a personificação da lua. Ela é filha do titã Hiperião com a titânida Téa, e irmã de Hélio, personificação do sol, e de Éos, personificação do alvorecer. O equivalente de Selena no mito romano era Luna.
Na mitologia grega, Ftono ou Phthónos (em grego Φθόνος, "inveja", "ciúme") é a personificação e o deus dos ciúmes e da inveja. Por muitas vezes é comparado e ligado à deusa do caos e da discórdia, Éris por sempre causar os mesmos efeitos que a deusa, usando e abusando do ciúmes e inveja para criar brigas entre todos.
Héstia era uma deusa grega que tinha forte relação com as lareiras, a hospitalidade e a vida doméstica. Héstia era uma deusa presente nos mitos e na religiosidade dos gregos na Antiguidade. Eles a consideravam a deusa da vida doméstica, do lar e da hospitalidade.
Foi o deus dos mares e rios e o senhor das águas. Os gregos o consideravam o causador de enchentes e terremotos. Recebia oferendas de marinheiros e pescadores e era o patrono dos cavalos. Era irmão de Zeus, Hera, Deméter, Héstia e Hades.
Zeus: rei dos deuses, governante do Monte Olimpo, deus do céu, raio, trovão, etc. Hera: rainha dos deuses, deusa do casamento, das mulheres, da família, etc. Poseidon: deus dos mares, da água, tempestades, etc.
Poseidon também tinha vários inimigos como a deusa Palas Atena que no qual ele disputou com ela para saber quem iria ser o grande deus padroeiro da grande cidade Atena, e também e era muito inimigo de um dos mais famosos heróis Ulisses,porque ele sempre estava lhe desafiando.
O animal, que sofria com câncer ósseo, morreu no dia 12 de setembro por complicações depois de uma cirurgia de amputação de membro. O dogue alemão Zeus, detentor do título de “cão macho mais alto vivo”, morreu tragicamente nesta terça-feira (12).
Segundo a mitologia grega, Cronos, deus do tempo, devorava os próprios filhos para que nenhum deles pudesse um dia roubar-lhe o trono. Salvo pela mãe, Réia, Zeus conseguiu escapar ao trágico destino que o aguardava, vindo posteriormente a destronar o pai e a tornar-se rei dos deuses.
Nos recantos da mitologia grega, Eris, a deusa da discórdia, emerge como uma figura intrigante e travessa. Ela não era sua típica divindade olímpica, com seus atributos de beleza e bondade. Pelo contrário, Eris era conhecida por semear o caos e a desavença entre os deuses e mortais.