A indexação, em economia, é um sistema de reajuste de preços, inclusive salários e aluguéis, de acordo com índices oficiais de variação dos preços. Em conjunturas inflacionárias, a indexação permite corrigir o valor real dos salários e aluguéis e demais preços da economia, reajustando-os com base na inflação passada.
Quando um preço, salário ou taxa de juros é ajustado automaticamente com a inflação, é considerado indexado. Um pagamento indexado aumenta de acordo com o valor do indicador que mede a inflação. Uma grande variedade de dispositivos de indexação é observada em mercados privados e programas governamentais.
A indexação é o processo de examinar arquivos, mensagens de email e outro conteúdo em seu computador e catalogar as informações, como as palavras e os metadados. Quando você pesquisa o computador após a indexação, ele analisa um índice dos termos para encontrar resultados mais rapidamente.
A indexação consiste na atrelação do valor de um capital, rendimento ou bem a uma variável de referência. Em outras palavras, a indexação econômica busca fazer com que o valor real do bem em questão flutue de acordo com um determinado índice — como a inflação, a título de exemplo.
Indexação é o nome que se dá para o ato de indexar contratos ou preços de produtos e serviços a determinados índices. Tipicamente os índices utilizados são os de inflação. Dessa forma ela busca garantir que um produtor, vendedor ou assalariado não tenha prejuízos com a inflação.
A indexação é um processo de representação da informação de conteúdo de documentos. Para o ambiente dos periódicos científicos, refere-se ao processo de indexação dos títulos dos periódicos em bases de dados ou diretórios, nacionais ou estrangeiros, o que é denominado por indexadores.
A Indexação é um processo intelectual de análise de um documento e de representação dos aspectos por meio dos quais ele pode ser procurado e recuperado em uma base de dados. A indexação gera como produto índices que permitem a recuperação da informação por meio de elementos como autor, assunto, título e outros.
Basicamente, a vantagem é uma maior velocidade para acessar os dados, e a desvantagem é um desempenho menor para realizar inserções e alterações no banco.
Quais são os principais tipos de indexação que existem?
Principais tipos de indexador econômico
Como vimos até aqui, a indexação pode acontecer com base em diferentes índices. No Brasil, os principais são o IPCA, a taxa Selic e CDI. Confira, agora, como cada um deles pode afetar seus investimentos.
É a petição que dá início ao processo. Pode ser endereçada a juiz singular ou ao Tribunal, dependendo da competência. Deve-se indexar a petição da primeira página até a assinatura (ignorar os documentos que a acompanham).
A indexação, em economia, é um sistema de reajuste de preços, inclusive salários e aluguéis, de acordo com índices oficiais de variação dos preços. Em conjunturas inflacionárias, a indexação permite corrigir o valor real dos salários e aluguéis e demais preços da economia, reajustando-os com base na inflação passada.
Qual é o objetivo principal de um serviço de indexação?
A indexação é o processo de análise documentária que tem por finalidade identificar o assunto de que trata o documento e representá-lo através de descritores de uma linguagem documentária, de maneira a permitir a sua recuperação pelos usuários de um sistema de informação.
A indexação garante a capacidade de pesquisa e a recuperação instantânea de documentos digitalizados. Consequentemente, aumenta a eficiência dos funcionários que não necessitam vascular os arquivos físicos. A ação é importante para melhorar o gerenciamento dos metadados.
Segundo a documentação oficial do Google, a indexação é feita pelo Googlebot – o robô indexador da empresa. Ele analisa a estrutura de uma página e elementos como texto, imagens e tags para compreender o conteúdo e, assim, poder adicioná-la ao banco de dados.
Como a indexação salarial pode influenciar a inflação?
Numa conjuntura de inflação alta, a necessidade de uma reavaliação freqüente dos valores nominais, devido à corrosão inflacionária, faz da indexação salarial um útil instrumento, pela automaticidade dos reajustes agir no sentido de diminuir custos de renegociação e ao mesmo tempo garantir que não se imponha às partes ( ...
A indexação de documentos é esse sistema de coordenadas, um processo meticuloso pelo qual informações são catalogadas, tornando a recuperação de dados não apenas possível, mas surpreendentemente rápida. Neste processo, cada documento é analisado e marcado com identificadores únicos, conhecidos como metadados.
Um indexador é um índice ou uma taxa de referência usada como fator de reajuste de contratos na economia ou para determinar a rentabilidade de um investimento de Renda Fixa pós-fixado.
Base de dados indexada é onde encontramos os textos completos das revistas e as mesmas apresentam métricas diversas em relação ao impacto que os artigos dessas revistas. Podem ser gratuitas ou por assinatura. De modo geral, são os endereços que apresentam mais dados, formatos, métricas, dentre outros.
Indexação é o processo pelo qual é descrito o conteúdo temático de um documento mediante a atribuição de descritores de assunto, após sua leitura técnica e análise. Descritores são termos extraídos de vocabulários controlados que expressam conceitos de uma ou várias áreas do conhecimento ou de atividade.
Clique com o botão direito em Meu computador e selecione Gerenciar. Na caixa de diálogo Gerenciamento do computador, no painel esquerdo, clique com o botão direito em Serviço de indexação e selecione Iniciar.
Para saber se um periódico é ou não indexado, você deve pesquisar na própria base de dados. Outra fonte de informação é o site do periódico que deve informar os indexadores. Uma revista indexada atesta um padrão de qualidade, pois passou por um processo muitas vezes rigoroso de seleção.