Durante uma cintilografia, é administrada uma pequena quantidade de um radionuclídeo ligado a outra substância (cuja combinação é denominada marcador radioativo), geralmente por injeção. O radionuclídeo emite pequenas quantidades de radiação que são medidas durante a leitura e, com isso, cria imagens.
É um exame de imagem da medicina nuclear que utiliza doses mínimas de substâncias radioativas no diagnóstico de diversas patologias. O exame é realizado através de aplicação intravenosa ou oral de radiofármaco no paciente.
Os radiofármacos são compostos, sem ação farmacológica, que têm na sua composição um radionuclídeo e são utilizados em Medicina Nuclear para diagnóstico e terapia de várias doenças.
Tecnécio 99m ou Gálio 67 são medicamentos usados na realização da cintilografia pulmonar. Este exame indica as seguintes doenças: enfisema pulmonar, embolia, e deformidades nos vasos sanguíneos, entre outras situações. Se um médico do SUS pedir este exame, este pode ser feito gratuitamente na rede de saúde.
O principal risco está relacionado ao estresse físico ou farmacológico (distúrbios do ritmo, infarto do coração, embora eventos graves muito raramente ocorram, 1-10 em 100.000 exames), eventos isquêmicos induzidos por estresse devem ser considerados se necessário.
A principal função da cintilografia óssea é detectar metástases ósseas de tumores oriundos de outros órgãos (pulmão, próstata ou mama). No entanto, ele também se presta à detecção de tumores ósseos, infecções ou inflamações dos ossos, doenças metabólicas dos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresse em atletas, etc.
A quantidade de exposição à radiação com a cintilografia depende de qual radionuclídeo é usado e do quanto é usado. Por exemplo, no caso de uma cintilografia do pulmão, a dose é semelhante à usada em aproximadamente 100 radiografias do tórax com uma única incidência.
Atualmente, a cineangiocoronariografia é o método padrão de referência para o diagnóstico de DAC; entretanto, novos métodos de imagem não invasivos, como a angiotomografia coronariana por tomógrafo com multidetectores (Angio TC), têm se mostrado uma alternativa confiável para o diagnóstico dessa doença.
A principal indicação de cintilografia óssea é pesquisar possíveis metástases ósseas. A metástase óssea ocorre quando algum tipo de câncer se espalha para outras partes do corpo, incluindo os ossos. Tumores de mama e de próstata, por exemplo, têm maior probabilidade de atingirem esse tecido.
É raro, mas existe a possibilidade de alergia. Os sintomas mais comuns são manchas vermelhas na pele, inchaço no rosto e a sensação de fechamento da garganta. Se qualquer destes sintomas ocorrer após sua ida para casa, retorne ao setor para que possamos diagnosticar e tratar.
Quem não pode fazer cintilografia? Gestantes e mulheres que estão amamentando não devem utilizar os procedimentos, pois os fetos e recém-nascidos possuem uma maior sensibilidade à radiação. Entretanto, casos especiais devem ser avaliados e discutidos pela equipe médica.
Os riscos e contraindicações associados à cintilografia são geralmente raros. A ocorrência de reações alérgicas às medicações usadas durante o procedimento, por exemplo, é considerada pouco comum.
Contraindicações: taquiarritmia ventricular; hipertensão arterial não controlada; deve ser usado com cautela em pacientes com angina instável, IAM recente, cardiomiopatia hipertrófica ou obstrutiva.
Utilizar roupas confortáveis e evitar o uso de peças que contenham peças metálicas (botões e fivelas), bem como não utilizar pulseiras, brincos ou outras peças, pois podem interferir nas imagens; É aconselhado às mulheres o uso de sutiã e evitar vestidos para facilitar a colocação dos eletrodos e melhor conforto.
Na Cintilografia de Corpo Inteiro para Pesquisa de Metástases (Pci)-Iodo 131, também chamada de PCI, o exame é feito para pacientes que apresentaram câncer, para avaliar se as células cancerígenas se espalharam e instalaram-se em outros órgãos, formando nódulos e tumores, a denominada metástase.
Fabricado pela GE, o SPECT-CT mensura não somente o aspecto funcional de um paciente com doença coronariana, mas também a quantidade de cálcio nas coronárias sem fazer um segundo exame ou utilizar mais radiação. O aparelho realiza o exame de cintilografia miocárdica de profusão em apenas um dia, em vez de dois.
A cintilografia para pesquisa de viabilidade miocárdica é um exame da medicina nuclear que utiliza um radiofármaco chamado tálio-201 para avaliar a irrigação sanguínea e a vitalidade celular da musculatura cardíaca.
Deve-se evitar o uso de sutiã de bojo ou com hastes de metal. O fecho das costas não interfere na cintilografia. - Caso queira tomar banho após o exame, o cliente ainda deve dispor de toalha, chinelo com sola de borracha e produtos de higiene pessoal.
Quanto tempo leva para sair o resultado de uma cintilografia?
Cintilografia Óssea: resultado sai na hora? Não, pois após a obtenção das imagens o médico irá analisar detalhadamente os resultados do exame para dar um laudo médico, o que costuma levar poucos dias. E, dependendo dos resultados, podem ser solicitados exames adicionais para um diagnóstico mais preciso.