Em suma, podemos dizer que a inovação nas empresas consiste em uma exploração bem-sucedida de novas ideias. Ela representa um artifício usado por empreendedores de todos os segmentos, que desejam oferecer uma experiência melhor aos seus stakeholders.
Inovação empresarial: é um produto ou processo de negócios novo ou aprimorado (ou uma combinação disso) que difere significativamente dos produtos ou processos de negócios anteriores da empresa e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela empresa.
“A implementação de um novo produto ou serviço, processo ou método de marketing, ou ainda um novo método organizacional com novas relações externas e mudanças no ambiente de trabalho”. Ou seja, qualquer melhoria ou novidade implementada em uma empresa pode ser considerada uma inovação.
A inovação de produto pode ser tanto sobre lançar um novo produto no mercado, como um computador ou smartphone, quanto implementar funcionalidades a algo que já existe, como lançar carros que já têm rádio e GPS de fábrica.
Inovação é a exploração com sucesso de uma nova ideia, transformando-a num novo produto, serviço ou negócio que, ao ser entregue ao mercado, tenha seu valor reconhecido por ele. A inovação está presente em boa parte dos planos estratégicos das empresas.
O que é um processo de inovação? Processo de inovação é o método que estrutura a inovação nas empresas, assim, as ideias inovadoras são estimuladas e implementadas de maneira permanente, sempre com alinhamento aos objetivos estratégicos, fazendo com que haja governança e gestão da inovação no negócio.
“Inovação é criatividade com um trabalho a fazer.” “Novas ideias que são implementadas para criar valor de negócio.” “Uma nova ideia, método ou dispositivo. O ato de criar um novo produto ou processo, que inclui a invenção e o trabalho necessários para transformar uma ideia ou conceito em sua forma final.”
Uma empresa inovadora é aquela que utiliza princípios de diversos tipos de inovação dentro do contexto do negócio, seja através de sua conduta, seu posicionamento interno e externo, e a forma com que apresentam suas ideias, produtos e serviços.
Sendo assim, um profissional inovador é capaz de antecipar tendências, encontrar soluções para os problemas da empresa e otimizar resultados. Tudo isso agrega valor para a organização e auxilia na hora de enfrentar os obstáculos do dia a dia.
Além disso, a inovação permite a criação de vantagens competitivas, impulsionando o crescimento, a lucratividade e a sustentabilidade dos negócios. É sempre válido destacar que inovar não se resume apenas a criar produtos ou serviços completamente novos.
Inovação e empreendedorismo ajudam a criar empresas, gerar empregos, aumentar a competitividade e a produtividade e melhorar a qualidade de vida da população. O papel da inovação e empreendedorismo na economia, seja numa região ou em um país, é realmente de grande importância.
A cultura da empresa tem um papel relevante na inovação e pode tanto favorecê-la quanto representar um obstáculo. Uma cultura aberta a novas experiências, em que a equipe tem liberdade para propor soluções tem chances maiores de se reinventar e se manter no mercado.
Após as análises, os autores perceberam que a cadeia de valor da inovação pode ser representada em três fases de forma sequencial: geração da ideia, desenvolvimento da ideia e difusão dos conceitos desenvolvidos.
Os exemplos de inovação organizacional são reconhecimentos às empresas que geraram impactos com os resultados de seus processos de mudança estrutural através da inovação. Aplicar esse tipo de inovação implica em inovar tanto no ambiente interno quanto na relação com colaboradores, clientes e fornecedores.
O que é inovação e quais suas principais características?
A inovação é algo novo ou significativamente melhorado e que gere valor. ser radicais (OECD; 2018), realmente novas, incrementais e imitati- vas (GARCIA; CALANTONE, 2002). A inovatividade também im- pacta na difusão da inovação.
Segundo Christopher Freeman, inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento e gestão, e que resulta na comercialização de novos produtos, ou na utilização de novos processos. Se um produto novo não chega ao mercado e gera resultados, não é inovação.
Essencialmente, existem três tipos de inovação: radical, incremental e disruptiva. Eles podem variar conforme o nicho, mercado, essência da marca, serviços e produtos oferecidos.
Quais são as características de um profissional inovador?
O profissional inovador consegue se orientar no ambiente de trabalho de hoje. Ele consegue aprender de diferentes formas e até mesmo repassar os conhecimentos para os outros colegas de trabalho. Empresas do mundo todo já utilizam metodologias de trabalho, capazes de gerar mais inovação no ambiente de trabalho.
O ciclo de inovação envolve quatro etapas principais: identificação, validação, implementação e escala. Essas etapas são cruciais para garantir que uma ideia de inovação seja transformada em um produto ou serviço bem-sucedido.
Inovação em serviços é a busca por melhoria contínua e novas soluções focadas na experiência dos clientes que utilizam um serviço. Esse tipo de inovação ocorre quando uma empresa busca aprimorar, otimizar e entregar a melhor experiência possível aos usuários de seus serviços.
Criação. Agora, é o momento de começar a criar algo de concreto a partir da inspiração. É a primeira das etapas da inovação que coloca os responsáveis pelo projeto em contato com a solução a ser concebida, pois se baseia em ações próprias do desenvolvimento e focadas em fazer alguma entrega ao mercado.