Interpretação gramatical (literal ou filológico) É o primeiro método a ser utilizado quando em contato com a lei, pois é a sua leitura, propriamente dita. O exame gramatical das palavras utilizadas. Entenda-se: não das regras gramaticais, mas do sentido semântico da escrita da lei.
Literalmente é o que é literal, sem nenhuma alteração. Uma tradução literal, por exemplo, é uma tradução que não contém nenhuma forma de interpretação. Uma ordem transmitida de forma literal não insere nenhuma outra informação ou determinação.
Interpretação de texto é o processo de compreensão e de percepção dos detalhes explícitos e implícitos de um texto, além do ato de explicar um texto após a sua compreensão.
A leitura literária é uma prática fundamental para o desenvolvimento intelectual e cultural de um indivíduo. Ela consiste na interpretação e compreensão de obras literárias, sejam elas romances, contos, poesias, peças teatrais, entre outros gêneros.
É o primeiro método a ser utilizado quando em contato com a lei, pois é a sua leitura, propriamente dita. O exame gramatical das palavras utilizadas. Entenda-se: não das regras gramaticais, mas do sentido semântico da escrita da lei.
Interpretação teleológica: podemos dizer que esse é o instrumento interpretativo mais prestigiado pelos tribunais brasileiros na atualidade. Esse método dá relevante valor à finalidade, ao objetivo que a norma tem.
Outra ótima técnica de interpretação de texto é retirar dele as ideias mais importantes, reconhecendo seus conceitos básicos. Para isso, tente identificar qual foi o objetivo do autor. Com essas partes destacadas, fica mais fácil ligar uma ideia à outra.
A interpretação do texto é um processo de leitura e releitura do texto. Isso porque muitas vezes perdemos alguns dados durante a primeira leitura, então é natural que precisemos reler o texto duas ou até mais vezes, com bastante atenção, para captarmos suas principais ideias.
O sentido literal é o que a palavra é de verdade, enquanto o sentido figurado não é a palavra de verdade e sim, o que ela quer expressar. Os dois casos são muito usados. Geralmente, em jornais, revistas e notícias são usados o sentido literal, porque queremos saber exatamente o que aconteceu.
Ouça o texto abaixo! Sentido literal é aquele que pode ser tomado como o sentido “básico, usual” da palavra ou expressão, esse pode ser compreendido sem ajuda do contexto. Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo.
É um jeito de ler bem comum no dia a dia, que a gente acaba fazendo sem perceber. A leitura literal pode ser feita tanto com foco nos dados de modo explícito (tipo ao qual damos o nome de leitura literal primária) ou com maior atenção na compreensão do conteúdo (neste caso, leitura literal em profundidade).
O que é a forma literal na interpretação de texto?
O sentido literal, ou denotativo, é o significado genuíno, próprio, das expressões e enunciados. Esse tipo de construção de sentidos é utilizado em textos que têm como objetivo principal informar, argumentar, orientar.
A interpretação, quanto à origem, pode ser autêntica, jurídica e doutrinal. Quanto aos meios, elementos, métodos ou processos, há divergências, a maioria falando em interpretação gramatical, lógica, sistemática e histórica; alguns, acrescentando a interpretação teleológica e suprimindo a interpretação histórica.
A interpretação teleológica-axiológica ativa a participação do intérprete na configuração do sentido. Seu movimento interpretativo, inversamente da interpretação sistemática que também postula uma cabal e coerente unidade do sistema, parte das consequências avaliadas das normas e retorna para o interior do sistema.
Essa característica envolve também um vocabulário mais literal, ou seja, a pessoa fala exatamente o que quer dizer e interpreta o que foi falado exatamente como foi dito, sem meio termo e rodeios.
Pensamento literal significa entender a linguagem de maneira direta e concreta. Por exemplo, uma pessoa com esse tipo de pensamento pode interpretar a frase “chovendo gatos e cachorros” literalmente, imaginando animais caindo do céu, em vez de entender que é uma expressão para descrever uma chuva forte.
Interpretação ab-rogante: É aquela em que o intérprete reconhece que o sentido da lei é indecifrável, ou seja que é impossível determinar o seu conteúdo.
São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. É a capacidade de juntar sílabas, compreender frases e palavras e identificar as informações.
Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.
O texto literário é um texto que não necessariamente é utilitário e que pode gerar uma multiplicidade de interpretações, pois é resultado da subjetividade autoral. O texto literário dá asas à imaginação.