O jogo possui 2 tabuleiros e 24 peças para fazer o pareamento entre o tabuleiro superior e inferior. Tem o objetivo do desenvolvimento cognitivo perceptivo visual, estímulo cerebral, exercício de lógica, memorização e ginástica cerebral.
A brincadeira estimula a concentração e a atenção das crianças, aprimora a coordenação motora fina, amplia o vocabulário e proporciona o reconhecimento de cores, formas e tamanhos.
Parear, nada mais é do que juntar em par; emparelhar; combinar; compatibilizar; comparar-se a; unir-se. Ao realizar pareamentos o objetivo é associar e reproduzir um padrão: a criança/adulto visualiza um modelo e com figuras e objetos, iguais ou não, o reproduz (já, já mostrarei exemplos).
Pareamento é um termo comum e usado com freqüência por terapeutas ABA. Ele descreve o processo de construção do relacionamento com a criança. O terapeuta começa com um pareamento intenso e completo, onde tudo o que a criança gosta é disponibilizado para ela sem nenhuma demanda, ou seja, “de graça”.
O pareamento estímulo-estímulo (SSP) é um procedimento que vem sendo investigado por produzir vocalizações novas em crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Os processos comportamentais envolvidos ainda não são bem conhecidos e sua eficácia é variada entre estudos.
Parear elementos idênticos (ex. figuras iguais de laranja) estimula o reconhecimento visual de estímulos; já o pareamento de não-idênticos inicia o ensino de categorização (entender que as coisas pertencem a classes, ex. gatos de raças diferentes).
Vale destacar que o pareamento ocorre entre bases complementares, sendo observada sempre a união de uma base pirimidina com uma base purina. O pareamento entre as bases só acontece das seguintes formas: Adenina é pareada apenas com timina; Guanina é pareada sempre com citosina.
O emparelhamento é o processo necessário para criar uma ligação entre dispositivos BLUETOOTH para permitir a ligação sem fios. É necessário emparelhar um dispositivo com os auscultadores para poder estabelecer uma ligação BLUETOOTH pela primeira vez.
O pareamento ou emparelhamento é uma forma de ensinar o reconhecimento visual dos estímulos do mundo. É habilidade fundamental para todas as crianças, já que trabalha questões visuais, perceptivas e cognitivas.
Num jogo posicional, uma estratégia de emparelhamento é uma estratégia que um jogador pode usar para garantir a vitória, ou pelo menos forçar o empate. Baseia-se na divisão das posições no tabuleiro em pares disjuntos. Sempre que o adversário escolhe uma posição num par, o jogador escolhe a outra posição no mesmo par.
Uma delas é justamente a capacidade de espelhamento, ou seja, de reagirem a ações executadas pelo próprio indivíduo ou por outras pessoas. A outra propriedade é sua seletividade. Cada neurônio responde a apenas um tipo específico de ação. Ou seja, não responde, ou responde pouco, quando se trata de outro gesto.
Ao realizar pareamentos o objetivo é associar e reproduzir um padrão: a criança/adulto visualiza um modelo e com figuras e objetos, iguais ou não, o reproduz.
Os jogos pedagógicos são brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, podendo ser lúdicos ou não. Segundo o Portal Educação, o jogo pedagógico precisa ser usado de acordo com o desenvolvimento e prontidão do aluno, levando-o a uma participação ativa e uma autoavaliação no final do jogo.
O registro entre dispositivos Bluetooth é chamado de “emparelhamento”. Depois que os dispositivos são emparelhados, é possível conectar facilmente o Walkman ao dispositivo Bluetooth nas próximas vezes através de uma operação simples.
O nome “Bluetooth” é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega, Harald Blåtand, que na língua inglesa é chamado de Harold Bluetooth. O nome do rei foi escolhido pelo fato dele ter unificado as tribos de seu país, semelhantemente ao que a tecnologia pretende fazer: unificar tecnologias diferentes.
Estimula a concentração e a atenção, aprimora a coordenação motora fina, amplia o vocabulário, reconhecimento das cores, e construção de sequências lógicas. O QUE É PAREAMENTO DE NÚMERO? Nas atividades de pareamento de números, a criança desenvolve a coordenação motora, a preensão dos dedos, a coordenação olho- mão.
Parear estimula ainda a concentração e atenção; a coordenação motora fina; amplia o vocabulário; trabalha a habilidade de construir sequência; estimula o raciocínio lógico, além de gerar momentos prazerosos e fortalecer vínculos.
O que deve ser feito para adequar melhor o pareamento? Colocar dois pedaços de palito de dente para representar a ligação de pontes de hidrogênio entre guanina e citosina. Colocar três pedaços de palito de dente para representar a ligação de pontes de hidrogênio entre adenina e timina.
Qual habilidade trabalha pareamento na educação infantil?
Além do desenvolvimento da coordenação motora fina, com a sugestão 2 – pareamento de cores, a criança associa e reproduz um padrão, o que estimula a percepção visual, a atenção e o reconhecimento das cores.
Qual o objetivo de trabalhar pareamento de sombras?
Essa atividade tem como objetivo desenvolver habilidades de coordenação motora fina, expansão da concentração, foco, coordenação mãos-olhos e refinamento visual (reconhecimento de formas ameboides).
Consiste justamente em utilizar nas sessões, atividades que a criança gosta ampliando o seu repertório de interesses por pessoas e por interações. Na ABA, um dos primeiros componentes para um bom ensino é que a criança associe o terapeuta com coisas boas acontecendo.