O chá de gervão, planta de flores azuis também conhecida como gervão-roxo, orgibão e rinchão, é uma bebida utilizada na medicina popular para auxiliar no tratamento de dores abdominais e de estômago, febres e prisão de ventre. Também é um eficaz diurético e um tônico estimulante.
Os frutos dessa planta de sabor amargo são utilizados na fabricação chás, bebidas alcóolicas e conservas. A jurubeba também possui inúmeros benefícios para a saúde, como ação anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, além de agir contra a febre, proteger fígado e ser um ótimo tônico vascular.
Pode-se adoçar com mel que também é bom para melhorar a tosse ou a bronquite e para melhorar o gosto amargo. Tomar de 1 a 2 copos do suco de jurubeba por dia, por no máximo 1 semana.
A melhor maneira de consumir a planta é em chá, podendo tomá-lo todos os dias, mas também é possível ser consumida como um tônico, licor, na comida ou até mesmo em cápsulas. Alguma dúvida se você pode consumir a jurubeba? Procure um médico ou nutricionista.
A jurubeba não deve ser consumida por mais de 1 semana ou em quantidade maior do que a recomendada, pois pode causar: Diarreia, gastrite, náuseas ou vômitos ou lesão no fígado como a diminuição da produção ou interrupção do fluxo de bile pela vesícula biliar que leva a uma coloração amarela da pele e dos olhos, urina ...
Os melhores chás para diabetes são feitos com insulina vegetal, pata-de-vaca, marcela, pitangueira, quebra-pedra, mastruço, guabiroba, jurubeba, arnica-do-mato e salsaparrilha.
Solanum paniculatum L., conhecida popularmente como jurubeba, caapeba, jubeba, jurubeba-branca, jurubeba-do-pará, jurubeba-mansa, jurubeba-roxa ou jurubeba- verdadeira, pertence à família Solanaceae. Essa espécie vegetal é originária da América Tropical, sendo distribuída em todas as regiões do Brasil.
Colha os frutos da jurubeba verdes, retire os talos, lave e coloque-os em uma panela com bastante água, leve-a ao fogo e deixe ferver por 3 minutos, escorra a água e repita esse processo por mais 7 vezes. Após a última fervura, lave os frutos com água fria e reserve sobre uma peneira.
Jurubeba é um arbusto nativo de todo o território do Brasil e que pode ser utilizada de diferentes formas, como em chá, suco ou cataplasma – massa umedecida aplicada sobre a pele. Sua ocorrência é natural em áreas de mata à beira das estradas brasileiras, de Norte a Sul.
O chá pode ser usado para diminuir gases intestinais e para auxiliar no combate aos vermes. Além disso, a losna é conhecida por ser antifúngica, bactericida e antioxidante. Também costuma ser buscada pelo seu efeito diurético.
Para que serve o manjericão? O manjericão é uma planta aromática e condimentar utilizada como tempero culinário ou diretamente em saladas, massa, drinques entre outros. Na indústria farmacêutica e de cosméticos através da extração dos seus óleos essenciais.
Ele tem propriedades antimicrobianas, digestivas, diuréticas, calmantes, antiestressantes e antidepressivas. A erva também conta com componentes flavonoides e ácido cafeico. Os flavonoides são substâncias que podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e doenças degenerativas, como o câncer.
Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) cem gramas de jurubeba (fruto) contêm 125 calorias, 23 gramas de carboidratos, 4,5 gramas de proteína, 4 gramas de lipídeos e 24 gramas de fibra insolúvel. O frutinho é rico em vitamina C, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, vitamina B6 e B1, ferro e zinco.
A planta solanum mammosum, conhecida como peito de vaca ou jurubeba do pará, é da família da berinjela e do pimentão. Os frutos são venenosos e não podem ser consumidos.
Desde o final do inverno até o início do outono produz flores de cor branca ou roxa, agrupadas em inflorescências. Os frutos da jurubeba são pequenos, arredondados e de cor verde quando estão imaturos. Quando maduros, eles podem variar de verde claro a amarelo ou laranja.
Esta fórmula de sucesso baseada em ingredientes 100% naturais se tornou um ícone das bebidas revigorantes no Brasil. Degustada como digestivo e estimulante do apetite, antes das refeições, ou como aperitivo, é um produto de qualidades excepcionais e produzido na Bahia para todo o Brasil.
A jurubeba, de nome científico Solanum paniculatum, é uma planta do tipo arbusto e que gera frutos do tipo baga de cor verde-clara, quase amarelados. O caule é espinhoso, e tanto as partes da planta como o fruto têm gosto amargo.
A jurubeba em conserva é uma forma de conservar o fruto e aproveitar suas propriedades. Ela pode ser consumida pura, como aperitivo, ou utilizada em diversas receitas, como saladas, molhos e pratos principais.
Fumo bravo - Solanum mauritianum Nome cientifico: Solanum mauritianum Família: Solanaceae Nomes populares: Fumo bravo, Jurubeba brava. Onde é encontrada: Encontrada com muita freqüência em pequena região, para os lados do Ipaneminha e Achado. Características: Árvore de pequeno a médio porte, 3 a 6 metros de altura.