k (onde k é o nº total de classes da distribuição). No nosso exemplo: o intervalo 30 I---- 33 define a quarta classe (i = 4). Como a distribuição é formada de seis classes, K = 6. Range, amplitude total ou amplitude amostral – é a diferença entre o maior e o menor valor da amostra.
k={√nn≤100(inteiro mais próximo)5log10(n)n>100(inteiro mais próximo), que resulta em k = √n = √50 = 7 classes. Os demais casos ficam por conta do leitor reproduzir.
fi = freqüência simples; xi = ponto médio de classe; fri = freqüência simples acumulada; Fi = freqüência relativa e Fri = freqüência relativa acumulada.
Para que o ponto médio seja obtido, é preciso calcular a soma dos limites e dividi-los por 2, usando essa fórmula apenas para quando houver intervalos de classes. Exemplo na tabela superior: xi = (184 + 189)/ 2 = 186,5.
Limites de classe: são os extremos de cada classe. O menor número é o limite inferior de classe ( li ) e o maior número, limite superior de classe (Li). Ex: em 158 =162, l3 = 158 e L3 = 162.
Número de Classes (k) (Distribuição de Frequência)
O que são limites de classe?
Os limites de classe representa os limites extremos de cada uma das classes que são utilizadas na tabela de frequência. O menor limite é chamado de limite inferior, indicado pela sigla “li“, enquanto o maior limite é chamado de limite superior da classe, representado pela letra maiúscula “Li”.
Limite de classe: são os valores que definem a classe. São conhecidos como limite superior (LS) e limite inferior (LI) da classe. Amplitude do intervalo de classe: é o compri- mento da classe, ou seja, a diferença entre os seus limites superior e inferior.
ROL: É toda sequência de dados numéricos colocados em ordem não decrescente ou não crescente. O rol desses resultados é: (4; 6; 7; 8; 8 ) ou (8; 8; 7; 6; 4 ).
xj =x1 + x2 + ··· + xn. k = nk, em que a, b e k são constantes. os estimadores da média e da variância populacionais, respectivamente, obtidos em uma amostra aleatória de tamanho n.
Basicamente o que se faz é multiplicar cada valor da variável (ou ponto médio da classe) pela sua respectiva freqüência, somar os resultados destes produtos e dividir esta soma pelo número de observações. Onde x é o valor da variável (discreta) ou do ponto médio da classe, e f a sua freqüência.
A frequência relativa (FR) representa a proporção ou a porcentagem de ocorrências de um determinado evento em comparação ao número total de um conjunto de dados. É a frequência absoluta dividida pelo número total de elementos no conjunto e então multiplicada por 100 para obter a representação em percentual.
k (onde k é o nº total de classes da distribuição). No nosso exemplo: o intervalo 30 I---- 33 define a quarta classe (i = 4). Como a distribuição é formada de seis classes, K = 6. Range, amplitude total ou amplitude amostral – é a diferença entre o maior e o menor valor da amostra.
Os extintores de classe K são projetados especificamente para combater incêndios que envolvem óleos de cozinha e gorduras animais, como os que ocorrem em cozinhas comerciais, restaurantes e outros locais onde alimentos são preparados.
Depois de definir o valor da amplitude e do número de classes, você precisa calcular o intervalo entre elas (H). O cálculo é muito simples, basta dividir a amplitude pela quantidade de classes, ou seja, H = R/K.
Na prática, seria algo como: ROL = retorno de aprendizagem - custo do investimento/custo do investimento. Assim, é possível chegar em um valor em pontos, ou seja, o resultado é de quantas vezes o valor inicial investido retornou para a empresa. Multiplicando por 100% você tem o resultado em porcentagem.
Rol: É um arranjo dos dados brutos em ordem crescente. Amplitude Total (AT): É a diferença entre o maior e o menor valor observado. ): É o número de observações que se encontra presente em uma classe ou intervalo especifico. %): Representa o percentual de um certo valor na amostra.
O ROL é uma métrica que a gestão de empresas utiliza para medir o retorno trazido pelo conhecimento de seus colaboradores sobre seu público e o mercado. Ou seja, ele avalia o custo-benefício dos investimentos em treinamentos, demonstrando como o aprendizado dos colaboradores impacta no sucesso da empresa.
Para calcular a frequência relativa, precisamos encontrar a frequência absoluta, que é o número de vezes que um dado apareceu, e dividi-la pelo total de dados obtidos.
O ROL nada mais é do que um indicador que serve para mensurar o retorno financeiro obtido a partir do conhecimento adquirido sobre os clientes, concorrentes e mercado. Para saber se o ROL está indicando bons resultados é preciso mensurá-lo periodicamente.
→ Quando uma tabela de distribuição de frequências apresenta grande quantidade de dados, é importante destacar a classe de maior frequência, a chamada classe modal. Essa classe mostra a área em que os dados estão concentrados. → A moda também pode ser usada para descrever dados qualitativos.
Tabela primitiva é aquele em que os dados não se encontram numericamente organizados. Observando a tabela responda: • Quais são os valores centrais e extremos?
Em outras palavras, para encontrar a amplitude de uma lista de números, basta subtrair o menor elemento do maior. No exemplo dado acima, existem duas amplitudes a serem avaliadas: a do primeiro e a do segundo aluno. O primeiro aluno tem 8 como maior nota e 6 como menor. A amplitude de suas notas foi: 8 – 6 = 2.