Aqui não existe qualquer tipo de chefe institucional; cada Cigano é o chefe da sua família. O controlo social no interior da comunidade cigana é muito forte, e a desobediência à tradição é sancionada.
Sara Kali foi seguidora de Jesus junto com Maria Salomé, Maria Jacobina e Maria Madalena. Sua história e seus relatos nunca foram escritos. Os ciganos não as escrevem, apenas passam elas de pais para filhos, de geração para geração.
No mês maio comemoramos o dia de Santa Sara Kali, a santa protetora do povo cigano e provedora de sorte, amor, saúde, fartura e vida longa. O que poucos sabem e que Santa Sara é também protetora das mulheres que não conseguem engravidar, dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.
María de Padilla, mais conhecida como Maria Padilha, é uma entidade espiritual para os ciganos e uma figura muito importante dentro da umbanda brasileira.
No sincretismo religioso, Egunitá é Santa Sara Kali, a Deusa dos Ciganos, linha de trabalho belíssima na Umbanda. Os ciganos são guias espirituais que trabalham de maneira respeitosa e que sempre demonstram o caráter fraterno de sua grande tribo. Eles entendem os rituais como forma de evolução e contribuição.
Sara Zaad, cigana famosa nas redes sociais, também falou sobre uma descoberta no solo da Terra que pode "mudar todo o conhecimento" sobre o nosso planeta. Ao fazer uma técnica de cafeomancia, a cigana Sara Zaad falou sobre descobertas científicas que estão sendo "escondidas" e que podem vir à tona em breve.
A história mais conhecida diz que Sara era escrava de José de Arimatéia. No território onde hoje se encontra Israel ocorreu uma perseguição aos cristãos. E que junto de Maria Salomé, Maria Madalena e Maria Cleofas, Santa Sara Kali foi jogada ao mar Mediterrâneo à deriva, sem suprimentos.
O romani (rromani ćhib) é o idioma dos Rom e dos Sintos, povos nômades geralmente conhecidos pela designação de ciganos. Pertence ao ramo indo-ariano proveniente do grupo linguístico indo-europeu. Não deve ser confundido com o romeno e o romanche, que são línguas latinas.
Cita o exemplo dos ciganos Kalderash de Campinas, que recorrem à Bíblia para explicar suas origens, afirmando serem descendentes de uma das sete tribos de Israel, sendo, portanto, descendentes de Moisés.
Alguns ciganos seguem o catolicismo, enquanto outros são protestantes ou ortodoxos. Eles podem incorporar elementos de sua cultura e tradições em suas práticas religiosas, como cerimônias de casamento ou funerais.
Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, atuam visando o progresso financeiro e resolver causas amorosas. Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam a língua "portunhol"; alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos.
Estudos históricos, linguísticos e genéticos sugerem que os ciganos, ou rom, roma ou romani, emigraram do norte da atual Índia, das regiões do Punjab e Rajastão, entre os séculos VI e XI, cruzaram então o Oriente Médio e entraram na Europa, por volta do século XVI (Pappas, 2012).
Seu santuário está localizado na igreja de Notre Dame de La Mer, na cidade provençal de Saintes-Marie-de-la-Mer, no sul da França. A imagem da Virgem Negra tem os braços estendidos ao longo do corpo e já foi substituída algumas vezes.
O dia 24 de Maio foi escolhido como o Dia Nacional do Cigano por ser o dia dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal dos ciganos. Originalmente chamado de Rhom, o povo cigano está presente em todas as nações do mundo, mas estudiosos afirmam que suas origens estão na Índia Antiga.
Venceste o mal, todas as tempestades e caminhou nas estradas que Jesus Cristo andou. Como acender vela para Santa Sara? 1-Limpe bem a imagem e perfume-a com uma essência ou incenso. 2-Sob o altar, coloque uma toalha limpa de cor clara e acender uma vela azul clara ao lado da imagem.
Os ciganos acreditam na vida após a morte e seguem todos os rituais para aliviar a dor de seus antepassados que partiram. Costumam colocar no caixão da pessoa morta uma moeda para que ela possa pagar o canoeiro a travessia do grande rio que separa a vida da morte.
Sara ou Sara, a negra (em romani: Sara la Kali; em francês: Sara la noire), segundo várias lendas, foi uma discípula de Jesus venerada popularmente como santa pela Igreja Católica. Ela é invocada como a padroeira dos povos ciganos e de mulheres que buscam fertilidade.
A magia dos ciganos é extremamente natural, tendo sua base no poder dos quatro elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. São conhecedores dos poderes das ervas, das flores, das folhas, da magia dos animais. Grandes dominadores de magias usando o fogo principalmente.
Optchá é uma das saudações ciganas mais populares, principalmente na Umbanda. Em Romani a palavra significa “salve!”. A expressão também é muito utilizada na dança cigana, como sinônimo de “Bravo” ou “Olé”.