A unidade atribuída ao peso no Sistema Internacional de Unidades é o Newton (N), uma abreviação da unidade kg. m/s² (quilograma ao metro por segundo quadrado).
Conclusão. O quilograma por metro quadrado (kg/m²) é uma unidade de medida utilizada para expressar a densidade de massa em uma determinada área. É amplamente utilizado em diversas áreas, como engenharia civil, física, química e geologia.
No sistema SI as unidades fundamentais para o comprimento, a massa e o tempo são, respectivamente o metro, o quilograma e o segundo. COMPRIMENTO: O metro é definido como o comprimento da trajetória percorrida pela luz no vácuo durante o intervalo de tempo de de um segundo.
Peso é uma força que surge da atração gravitacional entre dois corpos constituídos de massa, sabendo disso, podemos calculá-lo pela multiplicação entre a massa de um desses corpos, medida em quilogramas, e a aceleração da gravidade local, em m/s².
Uma vez que o peso é uma força, o newton é também uma unidade de peso. Um objeto cuja massa seja um quilograma tem um peso de aproximadamente 9,807 newtons na superfície da Terra, embora este número varie ligeiramente com a latitude, a longitude e a altitude do local.
O que é kN (quilo Newton) e kgf (quilograma-força)?
Quanto vale 1 kgf em kg?
A expressão (2) revela que o peso de 1 kg massa vale 1 kgf , isto é, que o peso de um corpo no sistema técnico e sua massa no S.I. são numericamente iguais, o que tem conduzido a uma grande confusão entre peso e massa.
Nós já estamos acostumados a desde sempre sabermos que 1Kg é 1Kg, ou que essa unidade de medida pode ser representada pelo o somatório de 1.000 g (mil gramas), ou 1.000.000 mg (um milhão de miligramas) ou até mesmo 1.000.000.000 µg (um bilhão de microgramas) e assim por diante, mas é sobre essa última unidade de medida ...
O segundo, símbolo s, é a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133. Essa definição se refere a um átomo de césio em repouso, a uma temperatura de 0 K.
Logo, definidas as unidades básicas, outras unidades podem ser incorporadas a partir delas. O Sistema Internacional de Unidades define como unidades de base ou unidades fundamentais sete grandezas: metro, segundo, Ampère, Kelvin, Quilograma, Candela e Mol, como representado na figura a seguir.
1. [ Física, Metrologia ] Unidade de medida de comprimento do Sistema Internacional (símbolo: m) igual ao comprimento do trajecto percorrido no vácuo pela luz durante uma duração de 1/299 792 458 de segundo. 2. Instrumento de medição com o comprimento dessa unidade.
Ele é a calculado pelo peso (em kg) dividido pela altura ao quadrado (em metros). Uma pessoa que pesa 70 kg e mede 1,72m, por exemplo, deve calcular o quadrado de 1,72 e, em seguida, dividir 70 por esse valor (70 /2,9584).
Ainda que a aceleração gravitacional varie de ponto para ponto do globo, é considerado o valor padrão de 9,80665 m/s2. Assim, um quilograma-força é por definição igual a 9,80665 newton, já que é relativo a uma força exercida pela atração gravitacional em uma massa de um quilograma.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.
A abreviação é um recurso muito comum no português, principalmente quando nos referimos a unidades de medida. Segundo o Sistema Internacional e Unidades, a representação do quilograma é kg, justamente pela origem da palavra grega khílioi, com “k” no começo.
Adaptando o conceito do matemático, o grupo chegou a seguinte conclusão: um metro seria o equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Equador e o Polo Norte. A escolha dos dois pontos não foi arbitrária, representava algo natural e imutável – isto é, que para sempre representaria o mesmo valor.
O kilograma-metro (kgm) é uma unidade de medida utilizada para quantificar o momento de uma força. O momento de uma força é uma grandeza vetorial que representa a tendência de uma força em girar um objeto em torno de um eixo específico. O kgm é amplamente utilizado em áreas como a física, engenharia e mecânica.
A fórmula para calcular essa unidade de medida é simples: kgf/cm² = kgf / cm², onde kgf representa a força em quilogramas-força e cm² representa a área em centímetros quadrados.
Já a massa é medida em quilograma (kg), grama (g), tonelada (t), etc. Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.