A segunda característica, conforme IURA (2007), é o kigo, que significa “palavra-de-estação”, mas como o termo em japonês é usado freqüentemente, opta-se por este. O kigo no haikai representa um termo ou palavra que indique a estação do ano em que este aconteceu e faça referência a ela.
No haiku japonês, um kireji, ou palavra de corte, normalmente aparece no final de uma das três frases do verso. Um kireji preenche um papel um tanto semelhante a uma caesura na poesia clássica ocidental ou a uma volta em sonetos.
Haicai popularizou-se pelo mundo como um tipo de poema que alia a concisão à reflexão sobre a passagem do tempo e a relação entre o ser humano e a natureza. Ouça o texto abaixo! O haicai é uma breve composição poética de origem japonesa. No plano temático, busca expressar a relação entre o ser humano e a natureza.
É a apreensão de uma verdade em um instante. Inspiração em elementos da natureza: os fluxos das estações, os ciclos da natureza e seus elementos, como o vento, a terra, o frio, a chuva, os animais, são frequentes pontos de inspiração dos haicais, que buscam ali uma postura meditativa e reflexiva sobre a vida.
Desse modo, o haicai é um poema de caráter popular, que, de forma sintética e com linguagem impessoal, busca retratar uma experiência concreta por meio do equilíbrio entre a forma (metrificação) e o conteúdo objetivo.
Barulho de água. O "haiku" (em português, prefere-se escrever "haicai") acima foi escrito por Bashô (Japão, 1644-1694), em 1686. Provavelmente, é o haicai mais famoso de todos os tempos.
Um desvio da nossa atenção, do nosso destino, do nosso caminho. É possível ouvir, por trás de cada haikai, a afirmação de que estamos cercados – e também repletos – de coisas e fatos extraordinários, enquanto nos afogamos na vida ordinária.
A trova. A trova é um poema de quatro versos, nos quais cada um deles tem sete sílabas em uma única estrofe, possuindo sentido completo. Aqueles que recitam esse tipo de poema são chamados de trovadores.
É através desse conceito que buscamos proporcionar experiências gastronômicas únicas, com a exclusividade de um ambiente e atendimento primorosamente inigualável.
Tanto KORE (isto) como KONO (este, esta, estes, estas) são demonstrativos que indicam pessoas ou coisas próximas a quem fala. Contudo as maneiras de usar são diferentes. Deixe-me explicar com o exemplo de se comprar uma maçã, ou seja RINGO, em uma loja. Ao invés de dizer RINGO, você pode dizer “isto”, KORE.
A métrica ideal do haicai é a seguinte: 5 sílabas no primeiro verso, 7 no segundo e 5 no terceiro; mas não há exigência rigorosa, obedecida a regra de não ultrapassar 17 sílabas ao todo, e também não muito menos que isso. E a contagem das sílabas termina sempre na sílaba tônica da última palavra de cada verso.
O Haiku teve a sua origem no Japão no séc. XVII. No princípio era considerado como um jogo de palavras ou ideias mas só com Matsuo Basho (1644-1694) é que passou a ser considerado como literatura.
*QUEM CRIOU O HAICAI? No século XVII, o poeta japonês Matsuo Bashô (1644-1694) notabilizou-se como um grande mestre de haicai, permanecendo sua poesia como uma fonte de inspiração até hoje. No Brasil, esse estilo de poema continua sendo produzido com muita consistência.
Haicai ou Haiku é um tipo de poema de origem japonesa que tem como característica principal os versos curtos. Seu nome deriva de dois termos: “hai” - brincadeira - e “kai” - harmonia. Acredita-se que o haicai seja um desdobramento do waka - gênero poético que surgiu no Japão.
O haimi é o grande barato do haicai. É uma percepção ou um sentido que damos a algo e que queremos compartilhar com os outros através da linguagem, que é num primeiro momento expressão e logo a seguir comunicação. 3. O haimi é encontrado através do estado meditativo.
Os haicaístas do 4. ° ano. As turmas do 4. ° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão descobrindo o mundo dos haicais, pequenas poesias de origem japonesa, que, geralmente, abordam temas ligados à natureza e sua relação com os homens e seu cotidiano.
O haicai é uma forma tradicional de poesia japonesa. O termo vem do japonês 'hokku' e se refere a um tipo de poema de apenas três versos. Esses poemas muitas vezes capturam um instante na natureza e transmitem uma sensação de tranquilidade e simplicidade.
A estrutura do haicai é fixa, como falamos, ou seja, sempre apresenta três versos; e a composição das sílabas poéticas são: uma redondilha menor, uma redondilha maior e outra redondilha menor, ou seja, cinco sílabas poéticas no primeiro verso, sete sílabas poéticas no segundo, e, por fim, cinco sílabas poéticas no ...
É um poema de origem japonesa que tem como características fundamentais: simplicidade e brevidade. Ele retrata o momento presente, como se fosse uma fotografia. No Japão, assim como na maioria dos países, é conhecido como haiku.
Explicar por que o poema em questão é um haikai. Para aqueles alunos que têm dificuldade de começar seu poema, o professor pode dar a primeira linha para ajudá-los a prosseguir. Pode ser algo referente à estação como: "fim do verão", "queda das folhas", "chuva de primavera" e assim por diante.
Os ensinamentos desse tipo poético relacionam-se com a abordagem de temas inerentes à preservação da natureza, amor, amizade, além de demais ensinamentos, como problemas sociais e sentimentos do eu-lírico.