A memória cache fica dentro do processador e é dividida em níveis (L1, L2 e L3) que determinam a proximidade com o núcleo. Quanto mais próxima do núcleo, mais rápida é a velocidade da memória. A localização exata dos níveis de memória cache pode variar conforme a arquitetura do processador.
As caches L1 e L2 ficam em cada core de um processador multicore e a L3 é compartilhada por todos os cores. A capacidade da cache é muito menor que a capacidade da memória. (Se a memória é virtual, parte dela fica no disco.) A memória cache contém apenas uma fração da memória.
A memória cache é dividida em níves com o objetivo de otimizar a transferência de dados: Nível 1: denominado cache L1, proveniente do inglês level 1. Localiza-se no interior do processador, sendo a menor porção da memória presente dentro do mesmo (entre 16 KB e 256 KB).
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O QUE É O CACHE DO PROCESSADOR
Quais são os três níveis de memória cache?
A memória cache pode ser dividida entre em três níveis: L1, L2 e L3, que se diferenciam em capacidade de armazenamento, velocidade de acesso e distância do núcleo. A nomenclatura pode variar de acordo com a fabricante. A Qualcomm, por exemplo, já classificou a memória cache mais próxima do núcleo como “cache L0”.
O bloco de dados (linha de cache) contém os dados que foram buscados da memória principal. A tag contém (partes d') o endereço dos dados que foram buscados da memória principal. Os bits de flag (flag bits) serão discutidos mais adiante.
A L3 era uma das quatro grandes experiência de física de partículas que funcionou no LEP, do CERN. O principal resultado obtido pela L3 foi a medida da ressonância do busão Z0, quer dizer a estatística sobre a energia medida desta partícula.
E substitua o valor real do seu processador. No meu caso, o CPU-Z disse que meu fx8300 tem 4x2048 (2MB), então o valor para colocar no meu caso 8192. Clique em aceitar, ok, sim... etc.
Em resumo, a função da memória cache é agilizar o acesso a dados frequentemente usados pelo processador. Ao armazenar temporariamente esses dados de forma mais rápida que a memória principal, a cache reduz o tempo de busca, melhorando o desempenho geral do sistema.
Velocidade: Mais lento que os caches L1 e L2, mas ainda mais rápido que a memória RAM. Tamanho: Muito maior, variando de 2 MB a 64 MB ou mais, dependendo do processador.
A memória RAM do computador (Randomic Access Memory - Memória de Acesso aleatório) é o principal exemplo de memória de armazenamento Principal. Os dados são armazenados em circuitos integrados ("chips") e enquanto você está usando seu computador, a RAM armazena e executa seus programas.
Na prática significa que essa memória pode acessar os dados de forma não sequencial e aleatória, o que resulta em maior velocidade para gravação dos dados, pois qualquer posição / endereço livre pode ser usada para armazenamento.
Apesar disso, o cache L1 também serve para armazenar tipos bastante específicos de dados (d-cache). O principal uso do cache L1 é fazer a pré-busca e armazenamento das instruções, que são enviadas depois para os outros caches, pois é o primeiro nível de prioridade.
Switch L2 é um comutador ethernet que atua na camada de enlace do modelo OSI (Layer 2), ou seja, utiliza o MAC address da porta de cada dispositivo para identificar os pacotes de dados recebidos e determinar o melhor caminho pelos quais os quadros devem ser encaminhados.
O cache L1 é o mais rápido e o mais próximo do núcleo do processador, mas também é o menor. O cache L2 é um pouco mais lento e maior que o L1. E o cache L3, por sua vez, é ainda maior, mas é o mais lento de todos. Geralmente o cache L3 é compartilhado entre todos os núcleos do processador.
Antes de tudo, precisamos descobrir se as memórias estão realmente operando em single channel. Para fazer isso, é simples: se a sua placa mãe possui apenas dois slots de RAM e ambos estão ocupados, parabéns, o seu PC está em dual channel!
A coluna lombar é formada por cinco vértebras lombares, chamadas de L1, L2, L3, L4 e L5 que juntas formam a curvatura chamada lordose (parte afundada nas costas). Essa é uma região que suporta a maior carga entre as vértebras, por isso é o segmento mais acometido de toda a coluna vertebral.
Uma segunda língua (L2) é qualquer língua aprendida após a primeira língua ou língua materna (L1). Não é necessariamente uma língua que esta sendo numerada na ordem em que se é adquirida - o termo ''segunda'' está para o que é distinto da língua materna.
O hélio-3, abreviado por He-3, às vezes chamado em inglês de tralphium, ou, aportuguesando, trálfio, é uma forma isotópica não-radioativa do hélio com dois prótons e um nêutron no núcleo atômico.
Basta colar o endereço e clicar em Google Cache ou Archive.org. Também dá para ver o cache direto desses dois sites. No Google, basta fazer uma pesquisa no buscador, clicar na seta para baixo ao lado da URL e selecionar a opção Em cache.
Qual a diferença entre memória cache e memória RAM?
Os registradores são o tipo de memória utilizada para passar instruções ao processador diretamente, já a memória cache é uma técnica utilizada para melhorar o desempenho de um processador, que consiste em trazer os dados que estão sendo utilizados e que normalmente ficam na memória RAM, para mais perto do processador.
Entretanto, em paralelo a esses benefícios, vale destacar que o cache do celular ocupa espaço físico da memória, o que influencia negativamente diferentes aspectos de seu aparelho. Por isso, apagar o cache do celular é um fator importante para garantir sempre mais espaço e um melhor desempenho do telefone.