Investir em LCI é arriscado? Investir em LCI é extremamente seguro. Como outros títulos de Renda Fixa, as Letras de Crédito Imobiliário possuem um ótimo mecanismo de proteção: o FGC. O Fundo Garantidor de Créditos, como é chamado, é uma instituição sem fins lucrativos que existe para proteger o investidor.
LCI e LCA são investimentos conservadores. Seu nível de risco é o mesmo da poupança e dos CDB, pois elas também contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Ou seja, em caso de quebra da instituição financeira emissora do título, o investidor não toma calote.
Uma das principais desvantagens das LCIs é o risco de crédito inerente aos títulos de renda fixa. Afinal, se você empresta dinheiro a alguém, o maior problema é não receber a quantia na data do vencimento e ter prejuízo financeiro.
Os investimentos de Renda Fixa mais procurados são os títulos do Tesouro Direto, CDBs, debêntures, Fundos de Renda Fixa, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e as carteiras digitais remuneradas.
MELHORES LCI e LCA BANCÃO LCI 98% CDI QUANTO RENDE NOS GRANDES BANCOS? MELHOR LCI COM RESGATE 2024
Porque LCI não tem Imposto de Renda?
Ao investir em LCA e LCI você não paga nada de Imposto de Renda pois são aplicações que financiam a expansão da infraestrutura no país, logo, incentivam a economia. Por isso, o governo isenta esses investimentos de impostos.
A diferença é que o CDB vai de 90% a 100% do CDI — em alguns casos, bem mais, principalmente oferecido por bancos menores, onde o risco é menor (mas lembre-se que você tem a garantia do FGC). No caso da LCI, tende a ficar entre 80% e 90%.
Além do rendimento maior em relação à poupança, a LCI tem uma excelente vantagem: não há cobrança de Imposto de Renda. Isso mesmo! Você pode resgatar seu dinheiro após o vencimento sem IR. Mas atenção: verifique a taxa de manutenção da sua corretora de investimentos ou do banco, se houver.
Investir em LCI é extremamente seguro. Como outros títulos de Renda Fixa, as Letras de Crédito Imobiliário possuem um ótimo mecanismo de proteção: o FGC.
1. Títulos do Tesouro Direto. Ao tratar de investimentos seguros e rentáveis, os títulos do Tesouro Direto costumam ser os primeiros a aparecer na lista. Em janeiro de 2024, havia 5 alternativas, no total: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA+, Tesouro RendA+ e Tesouro Educa+.