Leading é o espaço entre as linhas do tipo, para conteúdos com várias linhas, você deve certificar-se que a distância entre elas têm espaçamento apropriado para fazê-los legíveis. Muitos fatores afetam o Leading, como tipo de letra, tamanho, peso.
O kerning é o processo de adição ou remoção de espaço entre pares de caracteres específicos. O tracking é o processo de "alargar" ou "apertar" um bloco de texto. Observação: Os valores kerning e tracking afetam o texto em japonês, mas normalmente, essas opções são usadas para ajustar o aki entre caracteres romanos.
8# e 9# Dica de Tipografia - Entrelinha (leading) e alinhamento do seu texto
O que é kerning dê exemplos?
Kerning é o reposicionamento de dois caracteres para equilibrar o espaço óptico entre eles. Por exemplo, o kerning é utilizado com frequência para diminuir o espaço em pares de caracteres como AW, WA, VA ou TA. Esses pares de caracteres são conhecidos como “pares de kerning”.
Hierarquia. A hierarquia tipográfica visa criar uma distinção clara entre as partes de destaque da copy que devem ser notadas e lidas primeiro e a copy de texto padrão. O exemplo mais típico de hierarquia tipográfica é o tamanho: os títulos devem ser sempre maiores que os subtítulos e o texto padrão.
A versão Bold é usada para frases/palavras colocadas em evidência. A versão Black é usada para títulos, em maísculas e com espaçamento de letras. A versão Italic para cada peso é usada para dar mais evidência a uma parte do texto, ou para palavras em outro idioma. A Lato é uma fonte Google.
Busque referências, fotografe, desenhe, observe fontes que te agradam. Pesquise as marcas que você admira e analise suas fontes. Visualize a anatomia das formas das letras, como distinguir entre diferentes fontes e como diferentes formas ou estilos de letras podem evocar sentimentos particulares.
A Tipografia é conhecida como a impressão dos TIPOS e está desaparecendo com o desenvolvimento do computador. Tipologia é o estudo da formação dos tipos, essa por sua vez cresce a cada dia. Mas no final, a nomenclatura utilizada é tipografia, assim como fonte virou tipo, atualmente.
Simples, a principal característica de boas tipografias é a invisibilidade, ou seja, elas devem transmitir a imagem da sua empresa de forma instantânea e não verbal. Os observadores devem entender a mensagem que se quer passar e ao mesmo tempo, seu público-alvo deve se identificar com a empresa e o contexto geral.
Para resumir, o lettering é criação de letras desenhadas de forma livre, a caligrafia é a escrita seguindo regras já existentes e a tipografia é um conjunto de caracteres para impressão com regras.
Assim como vários elementos do design, a tipografia é indispensável para uma estratégia de comunicação visual efetiva nas empresas. Esse conceito abrange o estudo dos tipos de fontes, estilos e arranjos visuais, e a criação e a configuração desses elementos em um texto, seja ele impresso ou digital.
A regra mais importante da tipografia é tornar seu texto legível. Fontes pequenas e confusas ou fundos escuros com texto escuro tornam o texto ininteligível.
Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais. Alguns exemplos de fontes: texto escrito, vídeos, fotos, áudios, resquícios de objetos históricos, quadros.
A primeira forma de identificar a fonte é através de uma função do site WhatTheFont que é oferecido de forma gratuita pelo MyFonts. Após acessar o site é preciso escolher a imagem que foi previamente recortada. O sistema fará uma verificação dos caracteres e, se necessário, ele solicitará alguma correção.
A Hierarquia visual é o princípio de organizar os elementos para mostrar sua ordem de importância, distribuindo-os de forma lógica e estratégica para influenciar as percepções dos usuários e os orientar para as ações desejadas.
A serifa consiste em um pequeno traço, barra ou prolongamento que está presente no fim das hastes das letras. Por exemplo, algumas fontes com serifa conhecidas são Times New Roman, Georgia e Courier New. A origem da serifa está na antiga Itália, no talhar das letras em pedra.
Em suma, a hierarquia tipográfica desempenha um papel fundamental no design de qualquer projeto de texto. Através de elementos como tamanho, peso, espaçamento, estilo, cor e ornamentos, é possível estabelecer diferentes níveis de importância e direcionar o olhar do leitor para os elementos mais relevantes.
Kerning refere-se ao espaçamento entre os caracteres de uma fonte. Sem kerning, cada caractere ocupa um bloco de espaço e o próximo caractere é impresso depois dele. Quando o kerning é aplicado a uma fonte, os caracteres podem se sobrepor verticalmente.
A tipografia é a composição de texto, imagens e outros elementos em mídia impressa e eletrônica. Inclui a distribuição dos elementos em uma página e o design editorial. No caso de um jornal, a tipografia segue os objetivos gráficos e editoriais. Não é uma invenção recente, ela já existe há muito tempo.
O rastreamento na tipografia refere-se ao ajuste uniforme do espaço entre os caracteres em um bloco de texto. É uma ferramenta crucial para os designers manipularem a densidade do texto, afetando o quão legível e visualmente confortável ele é.