O que é o Levantamento de Mordida? O levantamento de mordida é um procedimento odontológico realizado para determinar a relação entre a mandíbula e a maxila de um paciente. É essencial para o diagnóstico e tratamento de problemas de oclusão, como mordida aberta, mordida cruzada e apinhamento dos dentes.
Realmente os clientes passam por um período de adaptação que tenho observado de 15 a 45 dias, mas se o levante de mordida respeitar o espaço muscular vai ficar confortável para mastigar. Após o levantamento de mordida com resina, é possível que você experimente dificuldades temporárias para mastigar adequadamente.
O objetivo do levante de mordida é corrigir o desalinhamento dos dentes e melhorar o encaixe da mordida. Esse procedimento pode ser realizado por meio de diferentes técnicas, dependendo do caso e das necessidades individuais do paciente.
Deve ser removido com brocas, mas muito cuidado, mesmo as brocas multilaminadas. Existem brocas específicas para remoção de resina sem agredir a estrutura dentária. Deve-se remover a maior parte com cuidado com brocas normais e quando estiver próximo ao esmalte utiliza- se a broca especifica.
No caso da mordida profunda, é possível tratar com os aparelhos convencionais - como o aparelho fixo metálico, autoligado e o aparelho móvel dependendo do caso - e também com os alinhadores invisíveis, uma opção mais moderna e tecnológica da ortodontia atualmente.
LEVANTE DE MORDIDA (BATENTE EM ORTODONTIA) | PRA QUE SERVE? | DÓI MUITO?
É possível corrigir mordida profunda?
A correção da mordida profunda (ou sobremordida) pode ser efetuada através de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário. O aparelho ortodôntico para corrigir a mordida profunda, pode ser fixo aos dentes (aparelho fixo), ou não fixo (aparelho móvel ou removível).
Quanto tempo demora para corrigir a mordida com aparelho?
Assim, o tempo médio que demora o tratamento ortodôntico através da correção com aparelho dentário poderá ter uma duração que vai desde alguns meses até alguns anos, dependendo da natural evolução do crescimento dos maxilares e da erupção dos dentes definitivos.
Existem diferentes técnicas para realizar o levantamento de mordida, sendo a mais comum a utilização de um articulador semi-ajustável. Nesse procedimento, o paciente morde em uma placa de cera ou silicone, que é então posicionada no articulador para simular a relação entre as arcadas dentárias.
A mordida profunda ocorre quando os dentes da arcada dentária superior cobrem de maneira exagerada ou total os dentes inferiores. Considerada um tipo de má oclusão, esse problema é muito comum em crianças, mas também pode afetar adolescentes e adultos.
Utilize os dentes posteriores: Se você possui um levante de mordida, é possível que os dentes posteriores estejam mais alinhados. Procure utilizar esses dentes para mastigar, distribuindo a pressão de forma mais equilibrada.
O Levante é indicado principalmente no tratamento de gases e cólicas, pois possui ação carminativa (anti-gases). Essa ação também é encontrada no Composto Carminativo, onde associamos plantas que tratam cólicas, gases e mal estar digestivo: Tintura Carminativa (Sálvia/Menta/Alfavaca/Funcho).
A massinha para aparelho é um protetor de gengiva macio, indicado para crianças e adultos que usam aparelho. Ela é usada em casos emergenciais, quando os fios dos braquetes machucam a boca ou para cobrir uma superfície lisa quando o contato com o aparelho fixo está incomodando.
Levantes de mordida são excelentes recursos utilizados, geralmente, no início do tratamento ortodôntico para uma infinidade de situações como: Levante da oclusão para facilitar a colagem dos acessórios no arco inferior (em caso de sobremordida acentuada e falta de trespasse horizontal associado).
Os levantes de mordida são muito importantes para o tratamento ortodôntico. Eles propiciam o "desengrenamento" das arcadas superior e inferior, o que facilita o movimento dos dentes e permite que as peças da parte inferior sejam coladas já nas primeiras consultas.
Quando os dentes superiores e inferiores estão alinhados, a mastigação e a mordida são mais fáceis. A mordida desalinhada pode levar ao desgaste do esmalte e a dentes trincados ou quebrados.
Para isto, o dentista utiliza discos de lixos que eliminam as resinas residuais, sem que danos aos dentes. Parte mais demorada do procedimento para retirar a faceta de resina, é também a que exige mais paciência do paciente pela relativa demora do procedimento.
Como ficam os dentes depois de tirar as facetas de resina?
Após a remoção das camadas da faceta de resina, o passo final envolve a restauração da aparência saudável dos dentes. Através de um polimento cuidadoso e, em alguns casos, técnicas de clareamento, é possível devolver aos dentes seu brilho e cor naturais.
A temperatura é a principal influência para a resina secar mais rápido. Você pode ou trabalhar em uma sala mais quente ou usar lâmpadas de calor para que a cura aconteça de maneira mais acelerada. No ambiente em que a peça vai ficar curando, eleve a temperatura a 24-30ºC.
O levantamento de seio maxilar é indicado quando perdemos algum dente no local posterior da nossa boca (região que fica na parte posterior do arco dentário superior). Com o passar do tempo, pode acontecer de haver uma perda em grande quantidade desse osso, sendo necessária, assim, a cirurgia.
Com o devido uso do aparelho ortodôntico, é possível que a mordida feche no período de 6 a 12 meses. No entanto, de acordo com a dentista, esse tempo pode variar, pois cada caso tem suas particularidades e demanda certos cuidados.
O tempo varia de paciente para paciente mas gira em de 3 a 4 meses, o incômodo inicial logo desaparece ,pacientes relatam após 1. semana já terem se acostumado com o aparelho. Vai depender muito da distancia para que isso ocorra, O uso de elásticos podem acelerar o processo.
Como cada caso apresenta diferentes necessidades, e que não é incomum que alguns pacientes tenham que estender o tratamento por até cinco anos, por exemplo.
Existem inúmeros fatores a serem considerados e usar amigos e conhecidos como parâmetro não é a melhor opção. No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses.
Os machucados mais comuns provenientes de aparelhos ortodônticos costumam se curar rapidamente, cicatrizando com cerca de 1 ou 2 semanas. Caso o ferimento persista, é comum o dentista receitar medicamentos para aliviar o quadro e seus sintomas.