O termo ghosting, que vem da palavra ghost (fantasma, em inglês), se popularizou por definir o desaparecimento repentino das pessoas do outro lado da tela. Acontece de uma forma inesperada, quando a conversa está fluindo e o outro some sem dar explicações.
É um problema deste século porque surgiu com o aparecimento de telemóveis e redes sociais. Para quem não está a par do termo, dar ghost é, nada mais, nada menos, do que deixar de falar com alguém – neste caso deixar de responder às mensagens ou chamadas - de modo repentino e sem dar qualquer explicação.
O termo é usado quando estamos falando de uma pessoa que simplesmente cortou contato com você de um dia para o outro. Sem explicação, sem aviso prévio, sem nada! E detalhe, ela vai ignorar toda e qualquer tentativa sua de tentar contatar ela. Ou seja, deu uma de fantasma!
GHOSTING: O QUE É COMO LIDAR ESSA PESSOA | ANAHY D'AMICO
Por que levar ghosting dói tanto?
Essa ansiedade surge porque o ser humano não lida bem com incertezas. Um estudo de 2016 conduzido pela University College London monitorou 45 indivíduos enquanto eles recebiam pequenos choques elétricos.
Desinteresse na sua vida, demora para responder e sumiço repentino do parceiro são os três principais sinais de que você está passando por um ghosting.
O termo ghosting, que vem da palavra ghost (fantasma, em inglês), se popularizou por definir o desaparecimento repentino das pessoas do outro lado da tela. Acontece de uma forma inesperada, quando a conversa está fluindo e o outro some sem dar explicações.
A mesma pesquisa apontou que as mulheres fazem mais ghosting, mas por motivos diferentes: medo de agressões e a já citada oferta abundante de pretendentes.
Consequências. Especialistas em psicologia afirmam que o ghosting tem consequências para quem sofre e também para quem pratica. A pessoa que sofreu o ghosting tem sua autoestima prejudicada e precisa atravessar o período difícil do fim de um relacionamento sem ter todas as respostas sobre o que levou ao rompimento.
A prática de ghost, que é quando um jogador fica telando o adversário para obter vantagem na partida, é passível de banimento como diz o código de conduta da Twitch. Inclusive, um grande influenciador, Felix “xQc” Lengyel, recebeu a mesma punição quando telou um adversário durante o GlitchCon 2020 Twitch Rivals.
silêncio. A outra pessoa deixa de responder mensagens de texto e chamadas e, sem aviso, desaparece sem dar explicações. Em inglês isto é chamado de ghosting, palavra derivada de ghost (fantasma).
E o Tinder, o aplicativo de namoro mais popular do mundo, decidiu encarar de frente e desvendar uma das figuras mais temidas pelos solteiros do universo do Dias das Bruxas: o ghosting, que nada mais é do que quando uma pessoa para de responder suas mensagens sem aviso prévio ou justificativas.
Um ghost writer, ou escritor fantasma, é um profissional que escreve um texto ou um livro em nome de outra pessoa, que é creditada como autora da obra. O ghost writer é responsável por pesquisar, escrever e editar o conteúdo de acordo com as especificações do cliente.
Enquanto "ghosting" se refere a "desaparecer da vida de uma pessoa especial misteriosamente e sem explicação", vários comportamentos semelhantes foram identificados, que incluem vários graus de conexão contínua com um alvo.
Desinteresse na sua vida, demora para responder e sumiço repentino do parceiro são os três principais sinais de que você está passando por um ghosting ... Não saber o porquê de estar sendo ignorado é uma situação muito ... O termo \x27ghosting\x27 é um termo extraído da palavra \x27ghost\x27, que vem do ...
A pessoa indiferente propositalmente ignora a outra ou deixa de demonstrar emoções acerca de seu comportamento ou personalidade. É comum esse cenário ocorrer em relacionamentos afetivos, após o término, relações familiares e amizades. Outra justificativa para a indiferença é a timidez excessiva.
Por que as pessoas “somem” mesmo sabendo que é mancada? Existem inúmeras motivações para tal atitude. Talvez nem seja 100% “por mal” porque podem ser traumas pessoais, como medo e dificuldade de assumir seus sentimentos e fragilidades, mas é preciso assumir que talvez a pessoa só seja vacilona mesmo.
Às vezes, quem faz “ghosting” volta por razões egoístas. Pode ser que o indivíduo não queira que você toque sua vida em frente ou esteja entediado e queira um encontro casual. Alguns dos “fantasmas” voltam porque desejam algum favor ou até apoio emocional. por outro lado, ele pode realmente ter saudade de você.
De acordo com o profissional, o ghosting acontece quando alguém para de falar com você sem qualquer explicação. "Um dia a pessoa está ok com você, no outro, ela some. Infelizmente, é um fenômeno comum nos dias de hoje. Isso acaba gerando muita angústia e dor, não deixa de ser um abuso psicológico", explica.
Isso significa que ser rejeitado sem uma compreensão do que deu errado pode deixar um indivíduo muito magoado e inseguro. As autoras pontuam no estudo que o ghosting ameaça as necessidades psicológicas básicas de uma pessoa, além da autoestima, e é uma experiência negativa na maioria dos casos.