Gênero Dramático - Refere-se à linguagem encenada, representada pela linguagem teatral, contando com a participação de elementos extraverbais, como cenário, figurino, iluminação e sonoplastia.
Texto, caracterizado pelo humor e pela situação ridícula, que provoca o riso do público. Muitas vezes, é usado para fazer algum tipo de crítica social ou política. Um exemplo desse tipo de texto dramático é A megera domada, de William Shakespeare (1564-1616).
Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.
Assim, a expressão dramática é um espaço onde múltiplas linguagens, de forma intencional, confluem para a criação de situações de expressão de sentimentos, ideias, crenças, no contexto educacional.
Gênero Dramático - Refere-se à linguagem encenada, representada pela linguagem teatral, contando com a participação de elementos extraverbais, como cenário, figurino, iluminação e sonoplastia.
Ao seu ver, como Rouanet, drama barroco não indica nenhum gênero dramático particular, drama trágico, por sua vez, indica uma ligação com a forma da tragédia clássica (Cf. BARRENTO, 2013, 8). Apesar das divergências em relação ao termo, as duas traduções do texto são indicadas.
O texto dramático é feito para ser encenado por atores. Atos, cenas, falas e rubricas compõem a estrutura de um texto dramático. A tragédia é um texto dramático sério, funesto, capaz de despertar terror ou piedade. A comédia é um texto dramático cômico, grotesco, capaz de provocar o riso.
É o contrato pelo qual empresário se obriga junto a autor a fazer representar ou executar em espetáculos públicos, que visem a lucro direta ou indiretamente, drama, tragédia, comédia, musicais etc.
O texto dramático privilegia a dinâmica do conflito, tentando representar as ações e reações humanas, pela tragédia, pela comédia e pelo drama (propriamente dito), graças à presença das personagens. Serve, com frequência, o teatro, que tem como objetivo específico a representação e o espetáculo.
O texto dramático consiste na representação do real através da imitação. A imitação realiza-se pelos gestos, expressões, sentimentos, atitudes e situações. Esta imitação resulta serve-se da linguagem verbal e linguagem não verbal.
Os textos dramáticos são gêneros situados no campo artístico literário. Este gênero é considerado um gênero literário, cujos textos são feitos para serem representados no palco do teatro. Existem os seguintes tipos de textos dramáticos: tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.
Na leitura dramática, os atores se reúnem em um espaço adequado, geralmente um estúdio ou sala de ensaio, e cada um deles assume um personagem do texto. Eles utilizam apenas suas vozes para dar vida aos diálogos, explorando entonações, ritmos e pausas para transmitir as emoções e nuances dos personagens.
O texto de narrativa dramática está diretamente ligado ao campo do teatro, pois eram escritos com o objetivo de serem encenados para uma platéia. Os primeiros escritos do gênero na Grécia Antiga datam de 600 a.C., fazendo parte dos sub-gêneros tragédia e comédia.
O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.
O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como: Antropocentrismo versus teocentrismo.
Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos. Já na arte, é possível apontar as obras do famoso escultor Aleijadinho, do pintor Mestre Ataíde e do maestro Lobo de Mesquita.