O fundo de saco de Douglas livre em um exame normalmente significa que não foi verificado acúmulo de líquido no seu interior. Embora a presença de líquido no saco de Douglas nem sempre seja considerada um problema sério, pode indicar infecções ou sangramentos, por exemplo.
Devido a sua localização, o saco de Douglas pode acumular líquidos em caso de inflamação ou sangramento, por exemplo, de estruturas como o útero, ovário, peritônio ou tubas uterinas, o que pode indicar condições como a ruptura de um cisto no ovário, gravidez ectópica ou infecções.
Caso ocorra um grande sangramento durante a relação sexual, que pode indicar rompimento do saco de Douglas, é importante buscar atendimento médico o quanto antes. De acordo com Souza, o tratamento normalmente é feito com anestesia e sutura da região para interromper o sangramento.
O que significa presença de líquido no fundo de saco?
Liquido no fundo de saco posterior em pequena quantidade normalmente é resultado de uma ovulação , e é normal. Mas também pode ser uma infecção pélvica ou sangramento ( por exemplo por uma gravidez nas trompas). É necessário um exame clínico completo para fazer a diferenciação entre estas e outras causas.
Saco de Douglas é o nome dado a uma cavidade na parte baixa do abdômen, próxima à região genital. A região também é conhecida ainda como "escavação retouterina", "bolsa de Douglas" ou "espaço de Douglas".
Fundo de SACO de DOUGLAS e LÍQUIDO LIVRE na cavidade.
O que pode causar o saco de Douglas?
A ruptura dessa região pode ser causada por diversos fatores, como um trauma abdominal causado por acidente automobilístico ou queda, e em relações sexuais sem consentimento, como estupros, ou consensuais nos casos em que o ato for praticado com muita intensidade ou com a introdução de objetos no canal vaginal.
O fundo de saco de Douglas pode ser afetado por doenças como endometriose, gravidez ectópica, especialmente após fertilização in vitro, ascite, que é o acúmulo de líquidos no abdome, infecções, alguns tipos de hérnia e, embora raro, câncer.
Assim, a presença de líquido no fundo do Saco de Douglas não é uma doença, mas dentro de um contexto em que não está havendo a fecundação, ele pode ser observado, como um elemento indicativo de que porventura há algum tipo de alteração no corpo da mulher.
Saco de Douglas é o nome dado a uma região da pelve que fica entre o útero e o reto. A ginecologista Fernanda Ramos afirmou que rupturas como essa são comuns após relações sexuais no pós-parto ou após cirurgias ginecológicas, quando a paciente não segue o tempo de recuperação adequado.
O que é hidrossalpinge? A hidrossalpinge é a dilatação das tubas uterinas ocasionada por um processo infeccioso que provoca o acúmulo de líquido. Ela pode ser assintomática, de rápida evolução e causar severos problemas de fertilidade. Por vezes, é consequência de uma infecção sexualmente transmissível (IST).
O líquido no fundo de saco vaginal pu de Douglas em. pequena quantidade é um achado comum no ultrassom de mulheres normais, assintomaticas e sem dor. Quando existe um processo inflamatório ou infeccioso como doença inflamatória pélvica ou endometriose, esse líquido pode ser mais frequente ou em maior quantidade.
"Os sangramentos das lacerações no Saco de Douglas são constantes e com a cor de um vermelho vivo. A dor também é intensa. Muitas vezes a gente consegue resolver essas feridas no hospital de forma tranquila. Mas é importante buscar atendimento médico", alerta Eduardo Siqueira.
Basicamente, ela é tratada com uma cirurgia escrotal simples, onde são retiradas e invertidas algumas membranas que circundam o escroto. Desta forma, impedindo a formação de mais líquidos na região. Vale ressaltar que não há tratamento clínico para Hidrocele Testicular.
Nâo, o fundo está fechado. Nâo há buraco, fique tranquila. Não haverá comprometimento em suas relações também. É sempre bom você conversar com seu médico e poder tirar eventuais dúvidas a respeito do procedimento.
Os sintomas são divididos em duas maneiras: doença aguda e sintomática ou doença subclínica ou crônica. A doença aguda e sintomática é a forma inflamatória, provocada pelas bactérias causadoras da clamídia e da gonorreia. É comum haver dor pélvica ou abdominal, que surge repentinamente com intensidade variável.
O que leva à ruptura do saco de Douglas? Magno explica que a ruptura do fundo de saco de Douglas, a partir de uma relação sexual envolvendo apenas um pênis e uma vagina, não é a mais comum. Isso porque é preciso que a penetração seja muito agressiva para que ocorra esse tipo de rompimento.
Pode apresentar dor aguda na penetração profunda, sangramento, dor pélvica aguda. Caso ocorra um grande sangramento durante a relação sexual, pode indicar rompimento do saco de Douglas. É importante buscar atendimento médico para avaliação ginecológica.
O que significa pequena quantidade de líquido livre no fundo do saco?
A presença de uma pequena quantidade de líquido livre na pelve significa que existe algum acúmulo de líquido nesta região e é comum especialmente em mulheres jovens em idade reprodutiva devido à ovulação e alterações hormonais do ciclo menstrual.
Hidrocele é o acumulo de líquido dentro do escroto, que é a bolsa externa de pele que contém os testículos. É uma doença comum em recém nascidos e normalmente não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço que pode afetar um ou os dois testículos.
O líquido pode estar aumentado em processos inflamatório da pelve como doença inflamatória pélvica e endometriose. Pode ser encontrado em mulheres com cisto hemorrágico. A doença inflamatória pélvica ou DIP é uma inflamação e infecção provocada por bactérias sexualmente transmissíveis como gonorreia e clamídia.
Uma das grandes dúvidas da caxumba é se ela pode “descer” para os testículos. A resposta é sim, podendo ocasionar infertilidade masculina após uma inflamação dos testículos. Ela pode acometer a glândula parótida (parotidite) e os testículos (orquite).
O saco gestacional se formará em outros lugares do corpo, que não o útero. Além de causar uma gravidez de risco, o embrião pode não ter chances de se desenvolver até o final da gestação. Os sintomas mais comuns são sangramentos, dores na região pélvica e durante a movimentação do colo do útero.