Os pesquisadores observaram que mais pacientes no grupo que recebeu a nimesulida relataram alívio eficaz da dor: 82% contra 73% entre aqueles que receberam ibuprofeno. Os resultados sugerem que a nimesulida pode ser melhor que o ibuprofeno para combate à dor, mas que ambos têm um alto poder analgésico.
Qual o melhor para inflamação, nimesulida ou ibuprofeno?
Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.
Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.
Processos inflamatórios e dolorosos das vias aéreas superiores: sinusite, faringite, amigdalite e outras condições que causam inflamação e dor na garganta e nariz.
O que acontece se tomar nimesulida e ibuprofeno juntos?
Tanto a nimesulida quanto o ibuprofeno são anti-inflamatórios, analgésicos (indicados para dores leves a moderadas) e antitérmicos. Não devem ser usados juntos, devido ao risco de sangramentos e problemas de estômago, fígado ou rins.
A associação da nimesulida com amilorida, canrenoato, espironolactona, triamtereno pode causar diminuição do efeito diurético (efeito que aumenta a eliminação de urina), risco de hipercalemia (aumento dos níveis de potássio no sangue) ou possível nefrotoxicidade.
À vista disso, em cerca de 15 a 30 minutos a medicação se torna capaz de agir contra o incômodo, levando em torno de 1 a 2 horas para controlar a febre. O seu tempo de duração varia de 6 a 12 horas.
A nimesulida em comprimidos deve ser ingerida uma ou duas vezes por dia, em uma dose de, no máximo, 100 mg, a cada 12 horas. Mesmo que estejam descritas em certas bulas do medicamento, maiores doses devem ser evitadas, visto que uma extensa quantidade é capaz de acarretar efeitos colaterais danosos.
Maxsulid® é uma nova formulação da nimesulida na qual a substância ativa forma um complexo com a substância betaciclodextrina. Esse medicamento atua reduzindo os processos inflamatórios, a febre, a dor, especialmente dores nos ossos e nas articulações.
- O ibuprofeno pode agir mais rapidamente que o paracetamol, mas tem alguns efeitos secundários negativos, como o mal-estar estomacal. Se ingerido diariamente durante mais de duas semanas, seus produtos químicos ácidos que podem agravar úlceras estomacais e queimaduras na mucosa do estômago.
É preciso ressaltar que não é apenas a nimesulida que pode colocar em risco a saúde. Especialistas afirmam que todo anti-inflamatório pode ter efeito hepatotóxico, especialmente em indivíduos com sensibilidade à medicação. Por causa disso, médicos procuram ser cautelosos ao prescreverem a medicação.
Para que serve o Nimesulida e para que é indicado? Este medicamento é destinado ao tratamento de uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória (contra a inflamação), analgésica (contra a dor) e antipirética (contra a febre).
Ibuprofeno é um medicamento analgésico e anti-inflamatório, indicado para o alívio de dores e febre decorrentes de gripes e resfriados. Também colabora com a redução de dores de garganta, de cabeça, de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.
Quando falamos em corticosteroides, a dexametasona 4mg merece destaque. Este potente antiinflamatório é utilizado em condições inflamatórias graves e em terapias de emergência, devido à sua ação anti-inflamatória intensa e rápida redução de reações alérgicas.
Os pesquisadores observaram que mais pacientes no grupo que recebeu a nimesulida relataram alívio eficaz da dor: 82% contra 73% entre aqueles que receberam ibuprofeno. Os resultados sugerem que a nimesulida pode ser melhor que o ibuprofeno para combate à dor, mas que ambos têm um alto poder analgésico.
Como tomar a nimesulida em comprimidos? O medicamento pode ser administrado 1 ou 2 vezes por dia. A dose máxima que recomendamos é 100 mg a cada 12 horas. Não aconselhamos a dose de 200 mg de 12/12h descrita em algumas bulas do medicamento.
A dose mais recomendada corresponde a 50 - 100 mg, ou seja, meio a um comprimido que deve ser ingerido via oral junto a meio copo de água duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais, pode-se alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.
A diferença entre as apresentações é o tempo de efeito. A forma líquida age mais rapidamente, seguida da em cápsula. E, geral, o ibuprofeno demora de 15 a 30 minutos para agir e seu efeito tem de quatro e seis horas de duração, a depender da causa e da intensidade.
Como a Nimesulida atua na dor de dente? A ação da Nimesulida se dá pela inibição de enzimas responsáveis pela inflamação e dor. Ao fazer isso, ela pode diminuir o desconforto associado a condições inflamatórias na região bucal.
Qual o melhor antiinflamatório para dente inflamado?
Dor de dente: ibuprofeno e paracetamol são os mais eficazes O ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não-esteroides sozinhos ou em combinação com paracetamol são melhores para aliviar a dor de dente, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Case Western Reserve, nos ...
A nimesulida está disponível no mercado com o nome comercial Nisulid, na forma genérica (nimesulida) ou com os principais nomes similares como Cimelid (Cimed), Nimesilam, Neosulida, Nimelit, Nisoflan e Deltaflan, por exemplo.
Sua formulação é específica e não inclui Dipirona. A composição da Nimesulida é clara e específica, contendo o princípio ativo de mesmo nome, juntamente com vários excipientes que não relacionam a Dipirona.
Como tomar a nimesulida? A dose recomendada do remédio é de 1 comprimido de 100 mg, duas vezes ao dia, durante um período de até 5 dias. O medicamento deve ser tomado com um copo de água, de preferência após as refeições.