A air fryer oferece vantagens como a capacidade de cozinhar de forma mais saudável com menos óleo, criar alimentos crocantes e versatilidade para assar, grelhar e tostar, o que o micro-ondas não pode fazer.
De acordo com a nutricionista Caroline Lima, especialista em nutrição funcional e estética, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.
Não existe uma maneira mais saudável ou correta quando se deseja aquecer alguma comida. "A escolha entre micro-ondas, fogão ou air fryer depende do alimento e da preferência pessoal. O micro-ondas é eficiente para aquecimento rápido, enquanto o fogão e o air fryer podem oferecer diferentes texturas aos alimentos.
A airfryer não solta metais pesados nos alimentos e nem ondas cancerígenas. O que ela faz é soltar ar quente numa velocidade turbo, ou seja, um vento quente, apenas isso!
Qual aparelho consome mais energia, microondas ou airfryer?
No comparativo, uma air fryer com 1500 watts (média de potência do produto) possui o consumo igual ao de um modelo de micro-ondas mais potente, também com 1500 watts. Ou seja, ambos aparelhos consomem 1,5 kWh em uma hora de uso.
MICROONDAS X FRITADEIRA ELÉTRICA .(QUAL O MAIS PERIGOSO DE USAR)? (Tiago Rocha)
Qual é mais saudável, microondas ou airfryer?
A air fryer oferece vantagens como a capacidade de cozinhar de forma mais saudável com menos óleo, criar alimentos crocantes e versatilidade para assar, grelhar e tostar, o que o micro-ondas não pode fazer. Leia mais no nosso artigo.
Se a airfryer consome muita energia elétrica ou pouca por mês, vai depender de alguns fatores, como o modelo, a potência e o tempo de uso diário. Em média, esse aparelho tem potência entre 1400 W e 1800 W.
Do ponto de vista nutricional, não há nenhum problema, segundo Beatriz. Não há a possibilidade de se perder nutrientes com o uso desses aparelhos. Na verdade, determinados alimentos, como os vegetais, podem ficar até mais vantajosos na AirFryer.
A air fryer consegue reproduzir essa mesma reação com pouquíssimo óleo. No entanto, essa crosta crocante pode ser prejudicial à saúde, mesmo na ausência de óleo. Ao cozinhar alimentos ricos em amido em altas temperaturas, há a formação de acrilamida.
O forno elétrico é uma excelente opção para quem deseja uma cozinha versátil e eficiente. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de controlar a temperatura com precisão, o que permite assar, grelhar, gratinar e cozinhar uma ampla variedade de alimentos com perfeição.
A batata frita, por exemplo, é um daqueles que dificilmente entrará em um cardápio saudável. Sua versão na airfryer, porém, oferece menos calorias com um sabor semelhante. Enquanto uma porção de batata frita com cerca de 100g tem aproximadamente 270 kcal, sua versão sem óleo tem em média 180 kcal.
Um dos pontos a favor da air fryer é que os cozinhados ficam mais saudáveis, uma vez que não é necessário adicionar gordura (ou apenas em muito pouca quantidade) para cozinhar os alimentos. É uma opção mais saudável do que as fritadeiras comuns, que aquecem azeite e óleo a altas temperaturas.
De acordo com a nutricionista Caroline Lima, especialista em nutrição funcional e estética, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.
A nutricionista ainda aponta que é uma ótima substituição. O processo que ocorre na AirFryer para aquecer o preparo não muda a composição do alimento, segundo o físico, que menciona que as substâncias já presentes permanecem no alimento.
Enquanto a Air Fryer é utilizada para grelhar e fritar alimentos sem gordura mantendo a crocância do alimento, o micro-ondas ajuda a descongelar e esquentar os mais variados tipos de alimentos.
Use bastante azeite. Muita gente não entende porque alguns preparos não ficam tão crocantes na airfryer. Pode ser a quantidade de azeite que você esteja usando - ou nem usando. O ideal, é sempre lambuzar os ingredientes ou alimentos com um pouco de azeite.
Os maiores contribuintes alimentares para a ingestão de acrilamida são as batatas fritas, cereais de pequeno-almoço, café ou sucedâneos, produtos de pastelaria, bolachas, pão e tostas.
Quanto uma air fryer gasta de energia por mês? Ao longo dos 30 dias, ela pode atingir 1.500 watts, dependendo da potência e do modelo que você tem em casa. Isso convertido em kHw e reais pode resultar em um impacto de aproximadamente R$20 na sua conta de luz mensal.
Verificamos vários modelos, e depois de muita análise decidimos que a Mondial AFN-40 é a melhor air fryer da atualidade, porque entrega o melhor custo benefício para a maioria das pessoas.
O consumo com a airfryer é quase o mesmo, mas na airfryer você gastaria mais tempo para esquentar comida, por exemplo, cinco a dez minutos, então o gasto já seria maior”, explica o especialista.