Manchas claras na vulva podem ter diversas causas. Pode se tratar de vitiligo (despigmentação da pele), líquen esclero-atrófico (uma doença crônica que costuma provocar desconforto, coceira e maior sensibilidade da pele), ou mesmo uma micose (infecção por fungo), dentre outras.
O que pode ser uma mancha branca nas partes íntimas?
A candidíase é uma infecção fúngica causada por várias espécies da levedura Candida, principalmente Candida albicans. O tipo mais comum de candidíase é uma infecção superficial da boca, vagina ou pele que causa manchas brancas ou vermelhas e coceira, irritação ou ambas.
Manchas que mudam de cor, tamanho, forma ou apresentam características irregulares podem ser um sinal de alerta para condições mais sérias, como o câncer de pele. Qualquer mancha que sangre, coce de forma persistente, ou não cicatrize também deve ser avaliada por um profissional de saúde.
O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.
O constante atrito da pele na região da virilha pode levar à formação de manchas escuras. Isso pode ocorrer devido ao uso de roupas apertadas, prática de exercícios físicos intensos ou até mesmo por caminhar longas distâncias.
O que fazer para tirar manchas das partes íntimas?
Existem tratamentos específicos para o clareamento da região íntima com peelings específicos, microagulhamento e até mesmo laser. Na nossa clínica, realizamos protocolos com peeling químico, creme de manutenção no domicílio e microagulhamento que facilita a penetração do sérum clareador na derme.
Por exemplo, as manchas brancas que surgem em qualquer parte da boca podem ser resíduos de alimentos de limpeza fácil. As manchas brancas também podem ser causadas por morder a bochecha ou por atritar as bochechas ou a língua em uma parte afiada de um dente ou obturação.
Esse tipo de corrimento pode indicar candidíase. Causada principalmente pelo fungo Candidaalbicans, costuma dar coceira na vulva ou vaginal. Em geral, a candidíase causa vermelhidão, edema na vulva e dor durante relação sexual e ao urinar.
Os dois tipos de corrimentos brancos, pastoso e leitoso, se não forem acompanhados de cheiro forte ou coceira vaginal, são considerados normais. O pastoso pode indicar maior concentração de progesterona, enquanto o leitoso pode indicar maior concentração de estrogênio.
Corrimento espesso, esbranquiçado e grumoso, por exemplo, pode ser um sinal de candidíase, uma infecção provocada principalmente pela reprodução de um fungo chamado de Cândida Albicans, que está presente em pequenas quantidades no corpo de qualquer mulher.
Qual tipo de doença que começa sai na pele mancha branca?
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
Quando surgem manchas brancas na pele, é recomendado procurar um dermatologista, médico especializado no diagnóstico, tratamento e controle de condições relacionadas à pele, cabelo e unhas.
É mais comum nas regiões de clima quente e úmido, sendo as manchas mais evidentes após o bronzeado, parecendo desaparecer no clima frio. O pano branco é uma infecção fúngica superficial de pele causada por fungo do gênero Malassezia que vive normalmente na pele sem causar problemas.
A candidíase vaginal ou candidíase vulvovaginal é uma infecção desencadeada principalmente pelo fungo candida albicans, que pode causar coceira, corrimento e irritação na região da vagina. O fungo normalmente vive no organismo, em locais como a boca, a garganta, a vagina e a pele, sem causar nenhum problema.
A candidíase nas pregas cutâneas ou no umbigo geralmente provocam uma erupção de cor vermelho-vivo, por vezes, com rachadura da pele. Podem surgir pequenas pústulas, principalmente nas extremidades da erupção cutânea, que podem ser acompanhadas de coceira ou de ardor intensos.
MITO. Os vermes não causam mancha na pele (aquelas manchinhas brancas no rosto são chamadas de ptiríase alba e possuem outra origem), muito menos vontade de doces ou de quaisquer outras coisas.
É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).
É normal sair uma massinha branca nas partes íntimas?
Uma massinha branca na parte íntima pode ser causada por uma inflamação conhecida como vulvovaginite, especialmente se existirem sintomas associados à região genital, e o tratamento deve ser específico para a sua causa.
Qual a diferença entre lubrificação feminina e corrimento? O corrimento, diferente da lubrificação natural ou fisiológica, geralmente tem uma quantidade maior, sem estímulos sexuais e/ou físicos. Também tem odores desagradáveis e cores diferentes da clara de ovo, dependendo da causa.
Manchas claras na vulva podem ter diversas causas. Pode se tratar de vitiligo (despigmentação da pele), líquen esclero-atrófico (uma doença crônica que costuma provocar desconforto, coceira e maior sensibilidade da pele), ou mesmo uma micose (infecção por fungo), dentre outras.
Como a boca e trato gastrointestinal são os habitats mais comuns da Candida no nosso organismo, o sexo oral e o sexo anal são possíveis fontes de transmissão. O sexo vaginal também pode ser uma forma de transmissão, caso o pênis do parceiro ou a vagina da parceira estejam colonizados.
Os principais sintomas de candidíase vaginal são: coceira intensa na vagina, corrimento branco, espesso e similar a uma coalhada, dor durante as relações sexuais e ardência ao urinar. Conheça todos os sintomas da candidíase vaginal.
Leucoplasia: o tratamento pode envolver a remoção das placas brancas por meio de procedimentos cirúrgicos, como a excisão, laser, ou crioterapia. Também é importante eliminar os fatores de risco, como o tabagismo ou o uso de tabaco.
Os Grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas que se formam fora da sua localização normal, formadas principalmente na mucosa oral e no lábio superior. Sendo assim, são glândulas sebáceas aumentadas, benignas e indolores.
A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.