A Manobra de Hamilton, ou massagem uterina bimanual, é a primeira manobra a ser realizada nos casos de atonia uterina, enquanto se realiza o uterotônico e aguarda-se o seu efeito. O esvaziamento da bexiga antes da compressão é essencial para aumentar a eficácia da manobra.
Esta manobra é um método de indução do parto que consiste em destacar as membranas amnióticas da parede do útero. É uma técnica que tem vantagens, mas também alguns riscos.
O tratamento consiste na realização da manobra de Taxe (com a mão fechada, desinverter o útero para sua posição normal) sob anestesia e com miorrelaxantes como o halotano.
Segura-se o cordão clampeado com uma das mãos realiza- se concomitantemente a manobra de Brandt-Andrews com a outra mão, que consiste na elevação uterina com os dedos da mão, visando estabilização uterina. Não há indicação de clampeamento precoce do cordão umbilical visando a prevenção da hemorragia puerperal.
O que acontece se o útero não contrai após o parto?
Quando o miométrio for incapaz de contrair efetivamente, ocorrerá uma perda de sangue rápida podendo levar ao choque hipovolêmico em minutos5,6. Os sangramentos relacionados ao trauma podem ser causados por lacerações do trato genital, episiotomia ou rotura uterina.
Quanto tempo leva para o útero cicatrizar após parto normal?
11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).
Consiste em torcer suavemente a placenta expulsa (torção axial) de modo que as membranas se disponham em fuso, facilitando deste modo seu desprendimento integral. Leve tração e torção axial, a grosso modo: rotação da placenta com leve tração.
O Patrick's Test, também conhecido como Faber's Test ou Figure Four Test, é um teste ortopédico para avaliar a limitação da amplitude de movimento do quadril na direção da adução horizontal, que é comumente limitada em pacientes com osteoartrite do quadril.
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos.
Elevar a mandíbula com os dedos, pelo menos até os incisivos inferiores estejam mais altos do que os incisivos superiores. Essa manobra levanta a língua junto com a mandíbula, aliviando assim a obstrução das vias respiratórias superiores.
Manobra de Wood: não havendo sucesso, complementa-se com a manobra do parafuso ou de Wood. Mantendo a mesma posição dos dedos da manobra de Rubin, o assistente coloca os dedos da outra mão pela frente do ombro posterior e aplica a força em direção às costas do feto.
A manobra é bimanual, onde a mão esquerda fica localizada sob a área de projeção do baço pressionando-a para cima, e a mão direita é quem palpa o abdome, em direção ao rebordo costal esquerdo, na tentativa de palpar o baço.
Manobras de reposicionamento canalicular (mais comumente, manobra de Epley ou, menos comumente, manobra de Semont ou exercícios de Brandt-Daroff) envolvem mover a cabeça ao longo de uma série de posições específicas, destinadas a devolver o otólito errante para o utrículo.
A manobra de Müller avalia as vias aéreas superiores durante a vigília, enquanto a obstrução ocorre durante o sono. Outra limitação é que a maior parte dos estudos não quantifica a pressão negativa gerada pelo paciente durante a manobra de Müller.
O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.
Realizar o teste de Neer para verificar a compressão dos tendões do manguito rotador sob o arco coracoacromial. O teste é feito pela flexão anterior forçada do membro superior, levantado acima da cabeça e totalmente em pronação. Também realizar o teste de Hawkins para verificar se há compressão.
Consiste em introduzir dois dedos na boca do feto com o dorso do feto para cima e a cavalo do antebraço do parteiro, obrigando o feto a fletir a cabeça e voltando o occiput para a frente, e abaixando o subocciput sobre a sínfise púbica.
Cirurgia. Em casos graves ou persistentes, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a pressão sobre o nervo ulnar. Durante o procedimento, o cirurgião pode realizar uma liberação do túnel de Guyon, remover cistos ou tumores ou reparar fraturas que estão causando a compressão do nervo.
O objetivo dos exercícios de Hoffman é estirar as aderências do mamilo, através de pressão digital. “O procedimento é aquele de se colocar o polegar, ou os dedos indicadores, próximos ao mamilo invertido, e gradualmente empurrar os dedos afastando-os da aréola” (Hoffman, 1953).
A manobra de Epley, ou manobra de reposicionamento canalicular, é realizada pelo médico otorrinolaringologista em consultório e consiste em movimentar a cabeça do paciente em uma série de posições específicas a fim de fazer com que o otólito desprendido retorne ao seu local de origem.
O período de Greenberg refere-se ao pós-parto imediato, após a dequitação da placenta, sendo que não há consenso na literatura científica sobre a sua duração exata.
Após a saída do bebê, o útero continua contraindo. Porém, como agora não tem bebê, placenta e âmnio ocupando um grande volume dentro dele, as contrações fazem o útero ficar bem pequeno, formando o chamado “Globo de segurança de Pinard”.