1 - Teste de água Você só vai precisar de 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta colocar uma colher (de sopa) de mel em um copo de água. Dica: se o mel for puro, ele permanecerá no fundo. Caso ele seja falsificado, o mel se dissolverá na água.
Se ela escorrer, indicando muita umidade, é porque o mel é impuro. Em outro teste, coloque uma colher de mel em um copo de água. Se ele dissolver, é porque pode ter sido adulterado. Porém, se for para o fundo do copo, é um mel puro.
Um mel de boa qualidade deve ser puro. Ele não deve ter aditivos, como corantes, e adição de outros produtos, como água e xarope de açúcar, por exemplo. Se presentes, estes aditivos podem mascarar desvios da qualidade, ou até mesmo adulteração , colocando o consumidor em risco.
Coloque 1 colher de mel em 40ml de água e pingue 10 gotinhas de tintura de iodo a 2%. Se o mel apresentar tonalidade preto claro a preto escuro, pode indicar que é falso. Compartilhe essa informação para que mais pessoas possam ter acesso e garantir a qualidade do mel que consomem.
O mel orgânico se diferencia por não conter produtos químicos como, por exemplo, antibióticos, pesticidas e agrotóxicos; Importante verificar se há na embalagem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
A cristalização é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e, contrariando o senso comum, é um bom sinal de que o mel é legítimo, 100% puro, e que não passou por nenhum procedimento que fizesse com que ele perdesse suas propriedades e nutrientes só para não cristalizar.
Tem coloração avermelhada e sabor intenso. O mel florada silvestre é recomendado para o sistema nervoso, vias respiratórias e pele, também é indicado como detox e calmante, um ótimo revigorante natural.
Outra forma de testar se o mel é puro é usando o vinagre. Para fazer esse teste, misture uma colher (de sopa) de mel em um copo de água com algumas gotas de vinagre. Dica: se o mel for puro, ele não vai reagir, já se o mel for falsificado, a mistura pode gerar até uma espécie de espuma.
Se o mel deslizar no dedo como um líquido, significa que não é puro e tem adição de açúcar para preservar seu sabor. Por outro lado, se o produto não deslizar pelo dedo por ser muito espesso, você provavelmente estará diante de um produto natural.
Em relação à concorrência, destaca-se também o Mel De Abelha - 100% Puro - Bisnaga 1 Kg - Florada Silvestre da MelBee, ocupando a primeira posição no ranking.
É importante sempre optar por um mel de qualidade e puro —algumas marcas misturam com outros itens, como xarope ou corantes. Por isso, é fundamental buscar marcas e produtores confiáveis e verificar sempre se há o selo de autenticação do SIF (Serviço de Inspeção Federal), que garante a boa procedência do mel.
O apicultor Ricardo Pedroso, de Arapoti (PR), orienta que o mel não deve ser colocado na geladeira, porque cristaliza. O ideal é guardar em um pote bem fechado, dentro do armário.
Essa ainda é uma grande dúvida entre os consumidores de mel, muitos acreditam que quando isso acontece é porque o mel tem açúcar..... Mas não, isso é um processo natural do mel onde ele passa de um estado líquido (pastoso) para um estado sólido, sem perder suas propriedades nutritivas.
Isso ocorre devido à presença dos açúcares naturais do mel, ou seja, a glicose e a frutose. Em sua composição, o mel contém cerca de 30% de glicose, que tende a formar cristais quando submetida a baixas temperaturas.
Mel Puro é inflamável 🍯🔥 Quando se colhe um mel maduro e direto das abelhas, ele deve possuir baixa concentração de umidade, por isso, ao atear fogo ele acenderá. Como vimos no vídeo 😱 Fato muito diferente do mel adulterado produzido com água, açúcar e corante.
Teste da Água: Encha um copo com água e dentro despeje uma colher de mel. Se o mel for puro, ele permanecerá junto e descansará ao fundo do copo. Se diluir rapidamente, é um mel adulterado.
Apesar de o mel ser um alimento bastante apreciado por boa parte das formigas, principalmente pelas formigas-doceiras, elas não vão às colméias para não serem atacadas pelas abelhas, que com suas mandíbulas e ferrões podem matar as invasoras.
A cristalização é um processo natural que ocorre porque o mel é uma solução supersaturada de açúcar, que contêm mais açúcares do que pode permanecer em solução. Isso faz da solução uma mistura instável, e ela, ocasionalmente, pode retornar à estabilidade por meio da cristalização.
Sim, é muito bom sinal. O mel fica assim porque contém 30% de glicose, um açúcar que tende a formar cristais sólidos. E isso não significa que o mel está estragado, apenas que está numa temperatura relativamente baixa.
A venda de mel adulterado não acarreta prejuízos apenas para o produtor. Como muitas pessoas ingerem o produto em virtude de certas propriedades químicas, um índice muito alto de adulteração pode ocasionar problemas de saúde. Além do mel, o laboratório da Unicamp faz testes semelhantes com o própolis produzido.
Após a compra, a chef entrega que existem testes que você pode fazer em casa para ver a pureza, como derramar uma gota do mel num papel toalha: quanto mais demorar para absorver, mais puro ele é. Tem também o teste de água: coloque uma colher num copo e se o mel dissolver, não é puro.
O mel mais puro do mundo. Assim pode ser classificado o mel produzido na região da Serra do Amolar, na fronteira entre Brasil e Bolívia. O trabalho é realizado por famílias ribeirinhas com incentivo da Ecoa por meio do Programa Oásis.
A qualidade do mel mais escuro é superior se comparado ao mel claro. VERDADE. “A coloração do mel é determinada pelo seu teor de sais minerais. Quanto mais sais minerais possui o mel mais escuro ele é, em contrapartida possui um sabor mais forte, agridoce.