Pela esquerda (mão-inglesa) as rotatórias são circundadas no sentido horário; os pontos e paradas de ônibus se situam à esquerda da via; as placas de trânsito se situam majoritariamente no lado esquerdo da via; o banco do motorista e volante se localizam do lado direito e o motorista troca de marcha com a mão esquerda.
A mão inglesa é a invertida. O volante fica no lado direito do veículo e o motorista precisa seguir pelo lado esquerdo das ruas. A Inglaterra é o país que mais simboliza essa mão que, por isso mesmo, leva o nome de 'inglesa'.
Entretanto, países como Reino Unido, Japão e Austrália, utilizam o sistema de mão inglesa. Com isso, eles têm o volante do lado direto do veículo e trafegam pelo lado esquerdo da via.
Mão inglesa e mão francesa são diferentes sistemas adotados em diversos países no mundo. A mais comum, presente no Brasil, é a francesa e ela consiste em dirigir do lado direito da via que se trafega. Para facilitar a condução, o volante dos veículos está localizado à esquerda no habitáculo.
Atualmente a circulação pela esquerda ("mão-inglesa") se dá em sete lugares na Europa: Reino Unido, Irlanda, Ilha de Man, Guernsey, Jersey, Malta e Chipre. Nenhum desses lugares mantém fronteira terrestre com países que tenham circulação pela direita e todos fizeram parte do Império Britânico.
Uma das evidências para saber se a via é de mão dupla ou não é observar a cor da faixa que divide a pista e as orientações no chão e nas placas da via. A faixa amarela indica que a via é de sentido duplo – ou seja, mão e contramão. Já, se for branca, indica sentido único.
A mão inglesa tornara-se obrigatória em 1773. Isto porque, em tempos onde o cavalo era o único meio de transporte, a circulação à esquerda era mais conveniente, já que a maioria dos cavaleiros eram destros. Sendo assim, ficava muito mais fácil para contra-atacar qualquer inimigo que viessem à frente.
Também há casos que não se enquadram nesse cenário, a exemplo do Japão, onde os condutores têm o volante posicionado ao lado direito do veículo por consequência das obras das ferrovias no país terem sido realizadas por engenheiros britânicos, o que expandiu o sistema para outros modais.
Em países com tráfego à esquerda, a condução é feita pela esquerda enquanto o motorista fica do lado direito do carro. Isso pode ser confuso para viajantes de países com tráfego à direita. É importante lembrar que essa regra de trânsito afeta não apenas os motoristas de carro, mas também pedestres e ciclistas.
Ásia: Brunei, Butão, Singapura, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Tailândia e Timor-Leste. Europa: Chipre, Irlanda, Malta e Reino Unido. Oceania: Austrália, Ilhas Salomão, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné.
Uma resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em maio de 2015 veta o registro de licenciamento de veículos com o volante de direção no lado direito.
O nome mão francesa existe por conta da origem desse tipo de peça, que teve o início de sua utilização na França, sendo utilizado em forma de braço ou mão, para fazer o suporte, principalmente para vasos.
O Brasil também tem a única inversão de mão de circulação da América, situada na fronteira com a Guiana, que é uma antiga colônia inglesa (Guiana Inglesa) e, por isso, manteve o trânsito de mão direita. A inversão fica após a ponte sobre o rio Tacutu, onde termina a BR-401, que liga Bonfim/RO a Lethem/Guiana.
Além dos britânicos, nações como Índia, Austrália, África do Sul, Tailândia, Guiana e Zimbábue, por exemplo, também dirigem na mão esquerda e com o volante à direita no veículo. Todos estes países citados foram colônias inglesas, o que explica essa herança cultural.
No Brasil o sistema de trânsito utiliza o que chamamos de mão francesa, ou seja, dirigimos ao lado direito da via e fazemos as ultrapassagens pelo lado esquerdo.
Segundo histórias de séculos atrás, a mão inglesa surgiu porque os cavaleiros da Inglaterra medieval empunhavam suas espadas com a mão direita e se mantinham à esquerda para golpear os rivais. Por conta disso, os condutores de carroça teriam sido influenciados e começaram a usar esse método para trafegar.
Regras de trânsito para dirigir na Alemanha. Na Alemanha (e em toda a Europa continental), você dirige à direita e ultrapassa à esquerda. Ao contrário de alguns países, isso significa que em cruzamentos você deve olhar e dar a preferência aos veículos à sua direita.
Você já deve ter reparado em algum filme ou série que, em determinados locais do mundo, os motoristas dirigem do lado esquerdo da rodovia, estando sentados do lado direito dentro do carro. Portanto, essa configuração chama-se mão inglesa.
Diz a lenda que, em guerras medievais entre Inglaterra e França, quando arqueiros ingleses eram capturados tinham os dois dedos cortados, os dedos usados para lançar a flecha. Assim consequentemente mostrar estes dois dedos aos rivais era uma provocação, eis a origem do insulto.
Vale destacar que alguns países já adotaram carros com volante do lado direito no passado, mas deixaram de usá-los. É o caso da Itália (até 1920), Portugal (até 1928) e Argentina (até 1945).
Faixa tracejada/seccionada: Indica que é permitido a ultrapassagem. As linhas com espaçamento entre as mesmas, e este espaçamento pode ser maior ou menor que o traço. Faixa contínua: Indica que é proibida a ultrapassagem.
FAIXA AMARELA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento indica que o veículo não pode passar a outra metade da pista. Divide fluxo de sentidos opostos. Se traçada transversalmente, indica o limite onde o veículo deve deter-se quando a sinalização mandar parar.
A pintura amarela indica delimitação de pistas com sentidos opostos e regulamentam deslocamentos laterais. Ela pode ser simples ou dupla, contínua ou seccionada. Além disso, pode marcar espações proibidos para estacionamentos. Já quando a faixa é branca, quer dizer que o fluxo de veículos é para o mesmo sentido.