O latão é um material muito mais eficiente para usinar que o aço inoxidável. Isso diminui o tempo de ciclo e o custo de fabricação. A classificação da usinabilidade do latão grau C36000 é 100, e ele é o material de referência para medir a eficiência de outros. Cavacos de latão é mais valioso que o de aço inoxidável.
Maleabilidade – O latão é muito maleável e essa propriedade torna o material adequado para que sejam feitas chapas e lâminas de latão; Ductibilidade – O latão pode ser reduzido a fios; Condutibilidade – O latão é um ótimo condutor de energia elétrica e de calor.
A durabilidade do latão é outra de suas características marcantes. Ele é resistente à resistência, à projeção e à abrasão, o que o torna adequado para aplicações em ambientes agressivos ou que envolvem contato com agentes químicos.
Aos 150 dias detectou-se a presença do óxido de cobre denominado cuprita (Cu2O), além da liga propriamente dita. Aos 300 dias, observou- se o mesmo resultado (GRANATO, 2003).
O latão enferruja através de um processo de oxidação, quando o cobre presente na fórmula entra em contato com o oxigênio. Essa reação resulta em uma mancha vermelha acobreada ou esverdeada, que atinge a superfície da estrutura.
Tipos de Válvulas Esfera em latão, bronze, aço carbono ou inox para aplicações em redes industriais
Qual é melhor, latão ou inox?
O latão é um material muito mais eficiente para usinar que o aço inoxidável. Isso diminui o tempo de ciclo e o custo de fabricação. A classificação da usinabilidade do latão grau C36000 é 100, e ele é o material de referência para medir a eficiência de outros. Cavacos de latão é mais valioso que o de aço inoxidável.
Contato com qualquer tipo de líquido faz com que as peças de liga de zinco, latão e outros metais, escureçam mais rápido. Evite que sua peça entre em contato com água, suor, perfumes, hidratantes, cosméticos em geral, materiais de limpeza, entre outros.
Enquanto o ferro puro será o mais rápido a corroer, a maioria dos metais que o contêm, eventualmente, sucumbirá à ferrugem e isso inclui o aço carbono, que é uma liga composta principalmente de carbono e ferro. O processo químico de enferrujamento começa com a penetração de moléculas de água na superfície do ferro.
Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo. Outro importante detalhe é que a baixa oxidação também significa que existem menos partículas de metal se desprendendo.
Alguns exemplos da aplicação do latão são: fabricação de aparelhos médicos e cirúrgicos, arames, armas, bacias, bijuterias, cadeados, cartuchos de munição, instrumentos musicais de sopro, jóias, moedas, ornamentações, parafusos, rebite, rodas para carros, torneiras, válvulas e tubos de condensadores.
E por que o aço enferruja? Em contato com o oxigênio, surge no aço um novo elemento chamado óxido de ferro, a ferrugem. Unido a água, presente na umidade do ar, por exemplo, o processo de corrosão inicia, deteriorando essa matéria-prima.
Soluções ácidas como suco de limão e vinagre, junto com um pouco de sal aplicado nas áreas enferrujadas, são outro método incrível de remoção de ferrugem de suas ferramentas. Deixe por algumas horas e remova.
Tem uma cor amarelada semelhante à do ouro e é consideravelmente resistente a manchas. As utilizações do latão são vastas e compreendem uma série de segmentos industriais.
O latão é mais barato que o bronze. Isso ocorre porque o latão contém alto teor de zinco e o bronze contém maior teor de cobre. Como o zinco é geralmente mais barato que o cobre, o bronze tem uma percepção de valor maior do que o latão.
Respondendo de forma simples e objetiva, saiba que, se bem cuidado, o aço inox 304 não enferruja. Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.
1) QUAL MATERIAL NÃO ESCURECE E NÃO FICA PRETO? O Aço Inox é o material que não escurece e não fica preto pois ele não oxida. A palavra INOX vem de INOXIDÁVEL, o que popularmente significa que o metal não ficará preto com aspecto oxidado.
Para quem está em busca de uma opção de chapa de metal que não enferruje, a resposta é simples: chapa metálica de aço inox, ou aço inoxidável. O aço inoxidável é amplamente utilizado, mas muitas pessoas não se dão conta do motivo e da importância do material.
Encha a vasilha com o abrasivo (Brasso, Silvo ou Polibril) e mergulhe sua joia ou objeto de latão. Deixe agir por umas duas horas e a sujeira sai com facilidade. Ao final, termine de polir com ajuda da esponja. Sempre completando a limpeza com uma boa lavada na sua peça com água e detergente ou sabão de coco.
O estanho é mais resistente à corrosão que o aço, ou seja, é menos reativo que o ferro, e ele ainda é revestido por outra camada de um óxido ou de um polímero, porque o ácido cítrico dos alimentos pode atacar o estanho.
Quando queremos um acabamento envelhecido ou mais rústico é utilizado o acabamento oxidante para latão para peças de latão ou latonadas. O acabamento oxidante para latão mais comumente utilizado é o quimico, ou seja, por imersão na solução, a qual deve operar em temperatura entre 25oC e 30oC.
O processo de banho de latão envolve a imersão da peça a ser revestida em uma solução eletrolítica contendo íons de cobre e zinco. A solução é composta desses sais dissolvidos em água, juntamente com outros aditivos químicos para controlar a deposição do metal.
Ingredientes: 1/2 l de agua, 1 cs de sal, 2 cs de vinagre. Misture os ingredientes, aplique a solução e passe um pano macio para retirar todos os resíduos. Para finalizar, lustre a peça com um pano seco.