Enquanto a Radiesse possui um resultado mais rápido devido a seu caráter preenchedor, sendo possível notar o resultado imediatamente, os efeitos da Sculptra podem demorar a serem verificados até um mês após a aplicação. Os resultados da Sculptra permanecem praticamente o dobro do tempo em comparação com a Radiesse.
Em relação aos resultados, tanto o Radiesse quanto o Sculptra tratam a flacidez e devolvem o volume perdido no processo de envelhecimento. Porém, enquanto o Radiesse atua melhor para realçar os contornos faciais, o Sculptra tem melhores resultados em relação a luminosidade da pele.
Atualmente o Sculptra® é a marca de bioestimulador de colágeno com mais evidência científica, sendo assim em teoria ele é o que melhor apresenta resultados corporais e faciais.
Estudos mostram que a combinação do Ultrassom Microfocado (Ultraformer) com Radiesse ou Sculptra na mesma sessão, podem aumentar em até 30% a produção de colágeno. Isso porque esta associação é capaz de atingir a fáscia muscular, aumentando sua densidade e reestruturando toda a espessura da pele.
Este é um preenchedor com ação bioestimuladora de colágeno. Ao contrário da Hidroxiapatita de Cálcio e do Ácido Polilático, que não são preenchedores, a Policaprolactona atribui maior volume à região aplicada e também estimula a produção de colágeno.
Quais são os riscos e os possíveis efeitos colaterais do Sculptra? Pequenos nós sob a pele podem ocorrer imediatamente após a injeção, geralmente como resultado do inchaço e devem ser massageados. Se eles ainda estiverem lá mais de um mês após o tratamento, entre em contato com seu médico.
Os preenchedores Sculptra® e Radiesse® têm complicações incomuns e geralmente transitórias. Podem ser observados dor, edema, vermelhidão e hematomas após a aplicação. Nódulos são pouco frequentes e, na maioria das vezes, resultam de uma técnica de aplicação inadequada, muito superficial, dos produtos.
Qual o protocolo ideal de aplicação? Uma ampola ao ano até os 40 anos, duas ampolas ao ano dos 40 aos 50 e três ampolas ao ano a partir dos 50 anos. Isso não é uma regra, mas sim, um protocolo de sugestão.
Além disso, o Radiesse possui um efeito preenchedor mais imediato e uma duração que pode variar de 12 a 18 meses, enquanto o Sculptra oferece um efeito volumizador suave em determinadas áreas e os seus efeitos são notados após algumas semanas, podendo ser sustentados por aproximadamente 25 meses.
O número de sessões necessárias varia com cada pessoa e tratamento a ser realizado. Em alguns casos apenas uma sessão é o suficiente, principalmente quando estamos apenas fazendo uma manutenção, mas a maioria dos casos precisa de pelo menos 3 sessões. O intervalo entre as sessões é de 4 a 6 semanas.
O que corta o efeito do Bioestimulador de colágeno?
Após a aplicação de bioestimuladores de colágeno, recomenda-se evitar o uso concomitatante de anti-inflamatórios, corticoides, que possam interferir na ação do medicamento. No caso, não havia opção e era necessário o tratamento do quadro infeccioso de COVID.
COMO PODEMOS AUMENTAR O EFEITO DO RADIESSE OU DO SCULPTRA? Podemos potencializar o efeito dos bioestimuladores através da associação de procedimentos que estimulam o colágeno como o laser de CO2 fracionado, ultrassom microfocado (Ultraskin) e radiofrequência.
O valor do Sculptra por sessão varia entre R$ 3.500,00 e R$ 6.000,00 em clínicas especializadas no Brasil (Janeiro/2024). Essa média de valor leva em consideração a marca do produto, quantidade a ser aplicada e experiência do especialista que fará a aplicação.
Dos dois bioestimuladores de colágeno, a Sculptra é a que possui mais tempo de duração, podendo notar os resultados das sessões por até 25 meses. A Radiesse, por ter um efeito mais imediato e função também de preenchimento, tem uma duração mais curta, por volta de 12 a 18 meses.
Ellansé® Esse é o bioestimulador de colágeno que possui maior efeito preenchedor, sendo ideal para peles mais maduras, com perda de volume acentuada, e para pessoas que sofreram uma perda abrupta de peso.
Ellansé® Composto pela PoliCaproLactona, o Ellansé® é o bioestimulador de colágeno que mais tem efeito preenchedor. Por isso, é indicado para pacientes que precisam atenuar os sinais de quedas faciais e recuperar os contornos do rosto.
Dê preferência por dormir de “barriga” para cima, nas primeiras 03 noites após o procedimento; Em caso de dor local leve: tomar Dipirona 01 grama ou Paracetamol 750 mg, dose única; Em caso de roxo (hematoma): aplicar Hirudoid 500 Gel / Trombofob / Traumeel creme 2-3x/dia até melhorar.