O piso vinílico é imbatível neste quesito porque vai além do visual 'quente' da madeira: ele entrega experiência tátil, conforto térmico e desempenho acústico superiores aos do porcelanato e outros pisos frios.
Entre os pontos negativos desse revestimento está a impossibilidade de ser utilizado em todo o imóvel. Como não é indicado para espaços com umidade, pode ficar mofado se instalado em áreas úmidas. Além disso, o piso vinílico acaba marcando facilmente, sobretudo com o uso de salto.
Embora sejam indicados para lavabos, banheiros com chuveiros não podem ser revestidos com vinílico tanto no piso quanto na parede – o que vale também para o box do chuveiro. Nestes ambientes, o acúmulo frequente e constante de umidade pode levar ao descolamento das placas no futuro.
PORCELANATO VS PISO VINÍLICO - QUAL O MELHOR PISO ?
O que é mais caro porcelanato ou vinílico?
O porcelanato vai ser mais caro na maioria dos orçamentos, pois é um tipo de piso que precisa de mão de obra especializada. Já o piso vinílico é instalado rapidamente e você mesmo pode fazer a instalação. Logo,vai ser mais barato.
Por outro lado, pisos vinílicos não resistem bem a cargas pesadas e podem ser danificados por objetos pontiagudos. Além disso, as cores podem desbotar com a exposição à luz solar direta demais e o piso pode ser danificado por temperaturas extremas. Por esse motivo, o vinil não é recomendado para uso externo.
Piso vinílico de madeira: o mais comum e queridinho de muita gente, combina com quase qualquer estilo e deixa o ambiente mais aconchegante e confortável, com a vantagem de ser resistente à água. Piso vinílico decorado: com estampas diferentes, são ótimos para decorar cozinhas ou compor o estilo rústico.
O piso vinílico é imbatível neste quesito porque vai além do visual 'quente' da madeira: ele entrega experiência tátil, conforto térmico e desempenho acústico superiores aos do porcelanato e outros pisos frios.
A resposta é sim, o piso vinílico pode ser molhado, desde que a secagem seja feita imediatamente após a limpeza. Não é recomendado deixar água acumulada sobre o piso, pois isso pode danificar sua estrutura e reduzir sua vida útil.
Ao longo do tempo, se for molhado constantemente, ele poderá sofrer danos e até mofar embaixo. Por isso, o recomendado é usar um pano úmido e secar em seguida. Além disso, devem ser evitados usar escovas e vassouras que podem riscar o piso. Com esses cuidados você irá preservar o seu piso vinílico por muito mais tempo.
O contato frequente com água em abundância pode causar descolamento das peças ou infiltrações, o que pode comprometer a estrutura do revestimento. Por isso, evite despejar água em excesso e certifique-se de que o pano ou esponja esteja apenas úmido.
Quanto tempo depois de colocar o piso vinílico pode pisar?
A partir de 6 horas você já pode pisar e caminhar sobre o piso vinílico. Já o tempo para colocar móveis e mudar mobílias pesadas de lugar é de 24 a 48 horas.
- As peças podem perder o brilho com o passar do tempo. Isso ocorre, principalmente, em áreas de muita circulação. - Porcelanatos de cores mais claras tendem a evidenciar a sujeira.
O piso claro causa sensação de amplitude ao ambiente, traz um visual clean, e, com exceção do branco ou bege muito claro, pode ser uma boa opção para quem tem crianças ou pets, pois sua limpeza e manutenção é mais fácil. Os tons escuros conferem mais elegância e sofisticação ao ambiente.
A partir do final de 2018 a industria buscou incrementar a rigidez, dureza e resistência dos revestimentos vinílicos e o resultado de melhor performance até o presente momento no que se relaciona à resistência extrema contra água, é o Piso Vinílico Rígido SPC.
Por outro lado, para ambientes residenciais onde o design e a versatilidade são mais valorizados, o piso vinílico pode ser mais adequado. Também é importante considerar o orçamento disponível, pois o porcelanato tende a ser mais caro do que o piso vinílico.
Agora que você já sabe que pode instalar o piso vinílico na cozinha sem medo, saiba também que a instalação do produto é muito fácil! Inclusive pode colocar piso vinílico em cima de cerâmica, porcelanato e outra pedras.
Em 2024, os pisos texturizados estão em alta. Entre as opções mais populares estão: Pisos de Madeira Escovada: Este acabamento realça a textura natural da madeira, proporcionando uma sensação rústica e autêntica.
Para tornar dormitórios mais confortáveis, uma dica é apostar em pisos escuros, pois eles favorecem uma atmosfera ideal para o descanso. Pisos em tons médios e claros favorecem a percepção de amplitude, o que pode ser interessante em pequenos espaços – evitando a sensação de enclausuramento.
Para quem gosta de manter a casa sempre fresca, a dica é investir em pisos que podem refrescar e até ampliar ambientes. Pedras como o mármore, porcelanato e cerâmica favorecem o clima fresco nas casas em épocas mais quentes e podem fazer toda diferença na hora de deixar sua casa mais agradável.
Isso ocorre porque os pisos vinílicos geralmente são feitos de plástico, que é derivado de fontes não renováveis. Além disso, a produção de pisos vinílicos pode liberar poluentes e gases de efeito estufa.
1. Piso Vinilico Autocolante Régua Madeira Cinza Caixa 5m² M05. O Piso Vinílico Autocolante Régua Madeira Cinza da marca Artana Multistore é um verdadeiro campeão em sua categoria, ocupando o primeiro lugar no ranking de vendas. E não é para menos!
Por serem produzidos com madeira, os laminados fazem mais barulho que os vinílicos (que têm um conforto acústico muito superior). Aquele “toc-toc” quando se anda com sapato de salto é comum nos pisos laminados por isso recomenda-se o uso de mantas acústicas para reduzir a propagação do som.