A diferença existe na definição de mentir e de omitir. Mentir é proferir uma informação que não é verdadeira. Já omitir é não proferir determinada informação. Acho que o cerne da questão aqui é que tanto a mentira quanto a omissão podem causar danos severos, dependendo de como forem usadas.
A omissão soa mais dócil perante uma mentira que adultera e compete directamente com a pura verdade. Nada pior que um mentiroso! Em contrapartida poucos são aqueles que são julgados pela omissão.
1 Não agir ou manifestar-se quando necessário ou esperado: Omitia-se em relação aos problemas do condomínio e nunca ia às reuniões. 2 Deixar de fazer, dizer, escrever ou mencionar algo; deixar de declarar ou de mencionar; silenciar: “Perdão; em negócio tenho o meu sistema.
No Direito, omissão é a conduta pela qual uma pessoa não faz algo a que seria obrigada ou para o que teria condições. Assim o chamado crime omissivo ocorre quando uma pessoa não cumpre um dever a ela imposto.
Uma pessoa não consegue mentir sem comunicar algo a alguém. Nessa lógica, mesmo aquele que omite algo, está transmitindo uma ideia incompleta e o faz para que alguém faça algo, ou deixe de fazê-lo, caracterizando-se, também, como mentira.
Descuido, erros, falta de presença ou algo esquecido. A omissão é a ação ou efeito de não dizer ou não fazer algo. As pessoas costumam confundir omissão com mentira e querem transformar mentiras em omissões. Afinal, qual é a diferença entre omitir e mentir?
"Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando" (Tiago 4:17). Eis o pecado da omissão, descrito em diversas passagens da Bíblia. Em contraste com os pecados de comissão, resultantes de uma ação, os de omissão consistem em poder agir pelo bem do próximo, mas não fazê-lo.
De acordo com o Código Penal, no art. 13, § 2º, a omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado, mas não o faz.
Temos vários exemplos na Bíblia de omissão em alguns casos sempre houve desfecho trágico. A palavra omissão tem como sinônimo, ato de não mencionar (Algo ou alguém), de deixar de dizer, escrever ou fazer algo. Ato de deixar de lado, desprezar ou esquecer, preterição, esquecimento.
Omissão, por definição, é o ato ou efeito de omitir. É o deixar de fazer, dizer ou escrever. É o não agir quando se esperaria que o fizesse. Uma pessoa é, portanto, omissa, na medida em que não cumpre seus deveres, não é aplicado naquilo que faz, é desleixado, distraído, ausente, relapso e negligente.
Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009.
O pecado também inclui a omissão (ser negligente, descuidado com as próprias responsabilidades). Está escrito: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). Então, se eu posso fazer algo, mas não o faço, estou pecando, porque estou sendo omisso.
🤥 Por que as pessoas mentem? As pessoas mentem porque não conseguem lidar com a verdade. A pessoa tem dificuldade de encarar aquela situação, de assumir a realidade, e acaba mentindo. Isso acontece até em situações cotidianas, como quando alguém marca um compromisso, acaba atrasando, mas fala que vai chegar no horário.
O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.
Omitir a verdade, ou seja, não dizer algo que é relevante ou importante em uma situação específica, pode ser considerado uma forma de enganar ou manipular a informação, mas nem sempre é classificado como uma mentira direta.
v. v. trn || ão mencionar, deixar de dizer ou de fazer (alguma coisa): Com a certeza de não ter omitido meio algum para desviar dos seus ombros cargo tão pesado.
A diferença básica entre mentir e omitir, é simples: ao mentir, você altera um fato, cria ou distorce, deixando longe da verdade. Enquanto ao omitir, você faz a escolha de manter algo em segredo.
São divididos em omissivos próprios ou impróprios. No crime de omissão de socorro, basta a abstenção, é suficiente a desobediência ao dever de agir para que o delito se consume. O resultado que eventualmente surgir dessa omissão será irrelevante para a consumação do crime.