No Maranhão, o bumba-meu-boi é a principal atração dos festejos juninos, estando fortemente ligado ao ciclo de homenagens aos santos Antônio, João, Pedro e Marçal. Em muitos casos, é realizado como pagamento de promessas feitas a São João, que se torna padroeiro da brincadeira.
Essa é a modalidade de empresário menos burocrática, porém, se restringe a quem tem um negócio que fatura anualmente até R$ 81 mil. Além disso, não pode haver sócios e o MEI pode contratar só um empregado.
Em São Paulo, "boi" é gíria de prisões e quer dizer "banheiro". Caraca! Agora, meus velhos, tenho um documento de onze páginas cheias de gírias tri massas que só.
Bumba meu boi é uma festa brasileira predominante no Norte e Nordeste e encena uma narrativa popular conhecida como auto do boi. Geralmente essa festividade ocorre em junho. Ouça o texto abaixo! O bumba meu boi é uma festa popular, com predominância nas regiões Norte e Nordeste, que teve origem no folclore brasileiro.
Sobre o uso popular brasileiro da forma mó como advérbio, em construções adjetivais de grau, portanto, equivalendo a muito – «mó linda» (= «muito linda») –, é provável que provenha de maior ou da sua variante arcaica mor.
Enquanto o Boi Bumbá é marcado pela rivalidade histórica de Parintins, o Bumba Meu Boi é uma tradição centenária do Maranhão com seus diversos sotaques e símbolos. Quer descobrir mais sobre essas festividades incríveis?
A festa do Bumba Meu Boi se refere à morte e à ressurreição do boi. A celebração desse milagre na cultura folclórica conta com um homem que representa o boi se vestindo com uma armação de madeira, pano e usa uma cabeça de animal feita à mão.
O boi é uma figura mitológica para muitos, e era visto por escravizados e indígenas como símbolo de força e resistência, companheiro de trabalho. A encenação do bumba meu boi gira em torno dele. Quem se veste com a fantasia de boi, recebe o nome de miolo.
Boi de piranha é uma expressão popular brasileira. Essa expressão designa uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado para que em troca outros bens mais valiosos não sofram dano.
A empresa ME, também conhecido como microempresa, é uma classificação de porte de empresa. A empresa ME pode faturar até R$ 360 mil por ano, ter entre 9 e 19 funcionários de acordo com a atividade que exerce e pode escolher entre os três tipos de regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
1. EI (Empresa Individual) O empresário individual é aquele que exerce em nome próprio uma atividade empresarial. É a pessoa física como titular da empresa, o que representa dizer que o patrimônio pessoal do empresário será comprometido em caso de endividamento.
Bumba Meu Boi ou Boi-Bumbá teve origem cultural europeia e surgiu no século 18, momento em que o gado era importante para economia local. Trazida para o Brasil pelos portugueses, junto com as culturas indígena e africana, o Bumba Meu Boi se tornou uma das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas.
O bumba meu boi, conhecido também como boi bumbá em algumas regiões brasileiras, é uma das mais tradicionais danças do folclore brasileiro. A tradição é uma apresentação típica das região Norte e região Nordeste do país, que une dança, música e teatro para contar a história da lenda de um boi.
Há cerca de 20 grupos de bumba meu boi de matraca espalhados pelos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). Entre os grupos mais conhecidos, estão o Boi de Maracanã, Boi da Maioba, Boi de Ribamar e o Boi da Madre Deus.
O festival apresenta, nas noites de 28, 29 e 30 de junho, a competição entre os dois Bois-Bumbás locais: o Boi Caprichoso e o Boi Garantido. O sucesso dessa apresentação tornou o festival folclórico conhecido como o Festival dos Bois-Bumbás.
É o Guardião da Floresta, do folclore parintinense, do imaginário caboclo e do lendário dos povos indígenas. O nome, Caprichoso, teria um significado intrínseco a ele, isto é, pessoas cheias de capricho, trabalho e honestidade. O sufixo “oso”, significando provido ou cheio de glória.
Mó (do latim mola) são pedras de moinho usadas em moinhos, para moer trigo ou outros grãos. As pedras de moinho vêm em pares: uma base estacionária convexa conhecida como pedra de base e uma pedra côncava que gira.