c) O motivo de poder envolve uma orientação para o prestígio e a produção de impacto nos comportamentos ou emoções das outras pessoas. Uma elevada motivação para o poder está associada a atividades competitivas e assertivas, assim como ao interesse em alcançar e manter prestígio e reputação.
Na prática, quando estamos motivados nos tornamos pessoas mais empoderadas, positivas, criativas e dinâmicas, que conseguem definir melhor quais são suas metas e objetivos e trabalhar, assertivamente, para transformá-los em algo tangível e enriquecedor.
A razão pela qual uma pessoa está motivada diz respeito ao objetivo que a fez tomar uma ação. Vamos a um exemplo: uma pessoa pode estar motivada a acordar cedo e ir para a ginástica porque deseja que seu corpo seja aprovado por outras pessoas ou porque a ginástica traz muito bem-estar a ela.
Aqui estão incluídas as teorias da expectativa, de Vroom; da equidade, de Adams; e do reforço, de Skinner. As Teorias de Conteúdo buscam explicar os fatores, as razões pelas quais as pessoas se motivam.
Motivação é a força que impulsiona um indivíduo a agir. Seja a motivação no trabalho, seja nos estudos ou em projetos pessoais, esse é um dos fatores mais importantes. Quando ela está em falta, logo aparecem os sinais mais comuns, como procrastinação, perda de desempenho e estresse no dia a dia.
O princípio da motivação é decorrência do Estado Democrático de Direito, determinando que os agentes públicos, ao decidir, apresentem os fundamentos que os levarem a tal posicionamento. Assim, apesar de não constar expressamente, ele decorre da interpretação de diversos dispositivos constitucionais.
A motivação caracteriza uma razão que impulsiona os indivíduos na busca de um objetivo, estando associada de forma direta ao comportamento das pessoas por conceder a energia necessária para praticar a ação e alcançar suas metas.
Assim, a motivação é responsável pelo início, manutenção e/ou término de uma dada ação. Ela está atrelada a outros aspectos além do cognitivo, que são fatores sociais e externos, que também são determinantes neste processo.
Com a motivação para aprender, ele desenvolve a sua autonomia na escolha das melhores estratégias para alcançar os seus objetivos, assim como se torna capaz de revê-las, quando necessário, ao longo do percurso.
Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização. Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.
As teorias motivacionais "de processo", por sua vez, objetivam explicar o processo pelo qual a conduta se inicia, se mantém e termina. Estas teorias operam com variáveis maiores de processo e explicam a participação de cada um, bem como a natureza de sua interação.
Quais os 2 tipos de motivação explique cada uma delas?
Se uma pessoa realmente quer ou deseja fazer algo mesmo sem receber benefícios tangíveis para isso, então ela possui motivação intrínseca. Se uma pessoa sente que ela precisa fazer algo, isso envolve motivação extrínseca, uma vez que a motivação reside fora da pessoa.
Os fatores motivacionais estão relacionados à realização, ao reconhecimento, à responsabilidade e ao progresso, todos eles referentes ao conteúdo do trabalho e às recompensas ao desempenho profissional. Os fatores higiênicos, por sua vez, estão ligados ao salário, às condições de trabalho e à política da instituição.
Você pode, ainda, se deparar com classificações diferentes para motivação. Isso ocorre, porque os componentes da motivação são multifatoriais e específicos para cada indivíduo. No entanto, existem duas categorias principais de motivação: motivação extrínseca e motivação intrínseca.
A motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza através das necessidades humanas. Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, que podem ser chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos.