Por ano, a dose média de radiação natural é de 2,4 mSv (milésimos de Sievert, unidade que mede os efeitos biológicos da radiação). No entorno da usina japonesa de Fukushima 1, a mais atingida pelo terremoto, o governo informou que o nível de radiação alcançou 0,6 mSv por hora.
É expressa em Sieverts (Sv) e miliSieverts (mSv). Previamente era expressa em equivalentes de Roentgen em homens (rem); 1 mSv = 0,1 rem. Para raios X, incluindo TC, o fator de ponderação de radiação é 1.
*Valor médio por um período de 5 anos, não ultrapassando 50 mSv em um único ano. **Em casos especiais, pode ser usado um limite maior desde que o valor médio não ultrapasse 1 mSv/ano.
O nível de investigação recomendado mais restritivo, de acordo com as normas acima descritas, para dose efetiva de corpo inteiro em qualquer mês é de 1.0mSv.
Uma TC de tórax ou de abdômen promove a absorção de 7,0 e 8,0 mSv, respectivamente. Para estimar o risco de desenvolver câncer em determinado órgão, a dose absorvida pelo corpo não é suficiente, sendo necessário calcular a dose absorvida diretamente pelo órgão (dose equivalente).
6 – Há um limite de radiação que eu possa receber? Apesar de existir um limite anual de 1 mSv além do natural presente em nosso corpo (2,4 mSv), esse limite não considera as exposições por exames Médicos/Odontológicos. Pois geralmente nesses casos, os benefícios dos Raios x superam os prejuízos à exposição.
O sievert, cujo símbolo é Sv, é a unidade SI de dose equivalente e pode ser definida como a dose equivalente quando a dose absorvida da radiação de ionização multiplicada pelos fatores estipulados adimensionais é 1 Joule por quilograma.
Não há limite para a quantidade de radiografias e tomografias que podem ser feitas. Os médicos podem calcular o custo/benefício de submeter o paciente a mais radiação. "A preocupação é não realizar exames radiológicos se não for necessário.
Por exemplo: em uma tomografia de cabeça, a dose de radiação equivale à de 100 radiografias e corresponde à radiação absorvida do ambiente em 243 dias. Já o exame de abdômen é equivalente a 350 radiografias e a 3,3 anos de exposição natural.
Todos os monitores registraram uma dose menor que 0,1 mili Sievert (mSv), que significa uma dose abaixo do nível de registro, ou seja, abaixo de 0,2mSV.
Qual o limite de tolerância para radiação Não-ionizante?
A radiação ultravioleta, uma das radiações não ionizantes, se encontra na faixa de valores entre 400nm e 100nm do espectro eletromagnético e seus efeitos variam em função da faixa do espectro. Uma pequena porcentagem da radiação solar que atinge a Terra também se encontra na faixa da luz negra.
Atualmente, o nível de radiação em Chernobyl está normalizado, o que permite até mesmo realizar um tour guiado em determinadas áreas da cidade. Apesar dos níveis terem aumentado no começo do ano devido a invasão Russa, que ocasionou uma movimentação na região, eles já se encontram novamente adequados para o local.
Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).
Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.
RESULTADOS: Segundo a maioria dos estudos epidemiológicos, atualmente os riscos de câncer dos radiologistas e técnicos são até menores do que os das populações não expostas. O principal motivo foi a diminuição de cerca de 2 mil vezes na dose de exposição: de 1.000 mSv/ano até 1930, para apenas 0,5 mSv/ano, atualmente.
Quais os riscos de trabalhar na área de radiologia?
Técnica em radiologia diz que, além da exposição à radiação, há risco de contaminação por agentes altamente infectantes e de desenvolver problemas ergonômicos.
Alguns especialistas estimam que cerca de 18 em cada 10.000 crianças de um ano que realizam uma TC do abdômen acabam desenvolvendo câncer causado por radiação. Esse exame utiliza uma das doses de radiação mais altas de todos os exames de imagem.
Resposta: 1,0 µSv/h (microsieverts por hora) é uma medida de radiação ionizante. É uma unidade usada para expressar a taxa de dose de radiação absorvida por um objeto exposto a uma fonte de radiação.
O sievert (Sv) é a unidade usada para dar uma avaliação do impacto da radiação ionizante sobre os seres humanos. É a unidade do Sistema Internacional de Unidades da dose equivalente e dose eficaz, e que leva em conta os efeitos biológicos em tecidos vivos, produzidos pela radiação absorvida.