A gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos).
A gestação gemelar ocorre de forma natural quando a mulher tem casos de gêmeos bivitelinos (diferentes) na família. O fator hereditário familiar tem relação direta com a gestação múltipla, sendo que a média de gravidez de gêmeos, ou mais, é de 1 a cada 80 gestações naturais.
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no uso de tratamentos de reprodução assistida. Tratamentos de fertilidade, como a fertilização in vitro (FIV), inseminação intrauterina (IUI) e indução da ovulação (OI), são algumas das principais causas do aumento acentuado no nascimento de gêmeos.
Desse modo, a gestação gemelar pode ocorrer quando os ovários liberam dois óvulos e cada um é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos) ou quando um único óvulo fecundado por um espermatozoide e que após fecundado se divide e origina dois embriões (univitelinos ou idênticos).
Na realidade, não existe um tratamento específico para engravidar de gêmeos. Qualquer um dos tratamentos de reprodução assistida para conseguir engravidar acarretam em um aumento das chances de a mulher engravidar de gêmeos.
GRAVIDEZ DE GÊMEOS | GRAVIDEZ GEMELAR UNIVITELINOS, BIVITELINOS, Como acontece? Boa Gravidez
Qual a genética para ter gêmeos?
A probabilidade de nascerem gêmeos fraternos é influenciada por genes que predispõem a mulher à hiperovulação. Esses genes podem ser transmitidos nas famílias! Por isso, se uma mulher tem gêmeos fraternos na família, a sua probabilidade de ter gêmeos aumenta.
De acordo com Amos Grunebaum, professor de ginecologia e obstetrícia da Zucker School of Medicine, nos EUA, a chance de qualquer pessoa ter gêmeos no geral é de 1 em 85 (lembrando que a de univitelinos segue três vezes mais rara, nos 1 em 250).
As gestações de gêmeos dizigóticos são principalmente “responsabilidade” da mãe, porque os fatores de suscetibilidade estão presentes na mulher. Um deles é a hiperovulação – a tendência de liberar mais de um ovócito mensalmente –, que aumenta a chance da dupla fecundação e, assim, da formação dos gêmeos não idênticos.
Gêmeos nascem naturalmente quando um óvulo fertilizado se divide espontaneamente ao meio, levando a dois bebês idênticos, ou quando a mãe libera dois óvulos de uma vez que são fertilizados, produzindo gêmeos não idênticos. A interferência da medicina estimulou o segundo processo.
Entre eles, destacam-se: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono e dor pélvica. Além disso, ocorre aumento da frequência urinária, das contrações e do surgimento precoce de falta de ar, ao se comparar com a gravidez de um único bebê.
A probabilidade de uma gestação gemelar está atrelada a fatores como a idade da tentante, sua reserva ovariana, histórico familiar, entre outros. Estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%. No Brasil, 10 a cada 1.000 casos de gestação são de gêmeos bivitelinos.
Ela é responsável por ajudar na maturação dos óvulos, que serão liberados e que podem ser fecundados. Então, com o aumento desse hormônio há maiores chances de que a mulher engravide de gêmeos, novamente do tipo dizigótico.
Durante as últimas semanas de gravidez, os gêmeos continuarão acumulando camadas de gordura e ganhando peso. A maioria dos gêmeos nasce menor que os bebês solteiros: seu peso médio é de 2,3 kg.
A resposta é muito clara: não. De acordo com o médico creditado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), Felipe Lazar Junior, não é possível nem garantir que a paciente ficará grávida após a realização do tratamento.
"Deseja engravidar de gêmeos? Neste caso, a melhor fase da Lua para engravidar é a Cheia, em que você estará no ápice da fertilidade", comenta a especialista em esoterismo do Astrocentro.
Coito programado: e gravidez gemelar: qual a relação? O coito programado é um tratamento de Reprodução Assistida de baixa complexidade que utiliza a indução ovariana, fazendo com que mais de um folículo seja estimulado no mesmo ciclo. Dessa forma, as chances de uma gravidez gemelar aumentam chegando a 10% dos casos.
Algumas formas para engravidar de gêmeos, incluem tratamentos médicos como uso de remédios que estimulam a ovulação ou reprodução assistida como inseminação artificial ou fertilização in vitro, por exemplo, mas também alguns fatores como histórico de gêmeos na família ou ter filho após os 30 anos podem contribuir para ...
A gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos). De acordo com a Dra.
A reprodução assistida pode ser feita de três formas: coito programado, a inseminação intra-uterina e a fertilização in vitro, o famoso bebê de proveta. "Pode ser desde ajudar implantando espermatozóide no útero para promover a fecundação natural, estimulando a ovulação através de medicação.
– Também tem a genética, ou seja, é provável que casos de gêmeos naturais na família (principalmente entre parentes próximos) aumentem a chance de uma mulher ter filhos gêmeos.
O especialista explica que a gestação gemelar pode ocorrer de duas maneiras: 1) por meio da divisão de um óvulo fecundado em mais de um embrião, resultando gêmeos idênticos, também chamados de monozigóticos; 2) a partir da fecundação de mais de um óvulo por espermatozóides diferentes.
Quando há ovulação múltipla se elevam as chances de gestação gemelar, estudos mostram que pacientes que usaram indutores possuem chances até 10% maiores de engravidar de gêmeos.
Estudos apontam sobre o consumo de produtos lácteos e a ligação com a fertilidade e chegaram à conclusão de que mulheres que consomem mais alimentos como leite, queijo e iogurtes aumentam em até 5 vezes mais suas chances de conseguir engravidar de gêmeos.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.