Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc.
A notícia é um gênero textual que veicula um acontecimento real para o grande público ou para os leitores assinantes de determinado jornal. Ela pertence ao grupo de textos que relatam e, por isso, organiza-se de uma maneira própria ao tipo: apresenta tempo, espaço, personagens e fatos.
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos.
A notícia é composta de duas partes: a manchete e o texto. Manchete: resume a notícia em poucas linhas (2 a 3) e tem o objetivo de atrair o leitor para ler o texto. Texto: os fatos narrados do acontecimento em questão.
A notícia é um gênero textual que tem como objetivo o de INFORMAR fatos do dia a dia, relevantes para a sociedade. Pode-se dizer, então, que a notícia tem a função social de RELATAR, DESCREVER, de forma breve e objetiva, fatos reais, verdadeiros e importantes, que fogem do corriqueiro, da normalidade cotidiana.
Informativo: há o relato dos fatos da maneira mais objetiva possível; 2. Interpretativo: há a interpretação dos fatos, além da informação; 3. Opinativo: há a expressão de um ponto de vista a respeito de um ou mais fatos; 4. Entretenimento: há informações com o objetivo de distração dos leitores.
Jornal falado – uma maneira de trazer a notícia para a sala de aula. Uma dica importante para se trabalhar com os alunos é o “Jornal falado”, pois essa atividade trabalha a leitura de informação prévia: jornal impresso, revistas, além de instigar o aluno a assistir os jornais televisivos.
Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.
Observe a magnitude da história: Identifique pontos de dados relevantes que forneçam contexto ao impacto do evento ou problema discutido no artigo. Observe quem e quando: Documente o público e o escopo de quem a notícia impactou e quando aconteceu.
Jornalista é o profissional formado em Jornalismo. É a pessoa responsável pela apuração, investigação e apresentação de notícias, reportagens, entrevistas ou distribuição de notícias ou outra informação de interesse coletivo. O trabalho do jornalista é chamado jornalismo.
A notícia parece ser tão antiga quanto a própria humanidade. Embora o ato de dar uma notícia não deixe vestígios diretos ou fósseis que possam comprovar a sua origem, podemos conjecturar sobre que tipo de acontecimento teria motivado nossos ancestrais mais antigos a transmitir determinadas mensagens como notícia.
A notícia é um gênero textual jornalístico que está muito presente em nosso dia a dia, afinal geralmente são por meio delas que ficamos sabendo dos acontecimentos da atualidade de forma objetiva. O objetivo principal de um notícia é o de informar a população sobre fatos atuais que sejam de interesse social.
A importância do jornal no mundo é fundamental, pois ele é responsável por fornecer informações atualizadas sobre acontecimentos locais, nacionais e internacionais. Além disso, os jornais também contribuem para a formação de opinião, o debate de ideias, a promoção da cidadania e o fortalecimento da democracia.
A notícia, de forma específica, possui uma linguagem clara, precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado precisa estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida de forma adequada.
A notícia é um gênero textual que tem como objetivo o de INFORMAR fatos do dia a dia, relevantes para a sociedade. Pode-se dizer, então, que a notícia tem a função social de RELATAR, DESCREVER, de forma breve e objetiva, fatos reais, verdadeiros e importantes, que fogem do corriqueiro, da normalidade cotidiana.
Linguagem referencial: o foco deve ser mantido na notícia. Empatia com o leitor: a linguagem jornalística deve projetar no leitor os sentimentos daqueles que estão envolvidos na notícia. Linguagem narrativa: predominantemente há a ocorrência da narração, gênero associado aos verbos carregados de ação.
Diferentemente da notícia, a reportagem não precisa tratar, necessariamente, de assuntos recentes. Enquanto a notícia trata de um caso específico, a reportagem fala de um tema mais amplo. Esse tipo de gênero apresenta informações mais aprofundadas sobre temas que despertam a atenção do público.
A estrutura da notícia possui elementos principais como o título ou manchete, lead ou lide, corpo do texto e fechamento. Assim, esse gênero muito veiculado nos jornais também pode ser exigido em algumas provas vestibulares.