Abacaxis: são produtos com baixa performance de vendas e/ou margem muito ruim. Devem ser submetidos a análise de viabilidade e caso os planos de recuperação envolvam altos investimentos, a descontinuação do produto deve ser considerada.
Quando um produto chega no quarto quadrante da Matriz BCG, ele é classificado como Abacaxi. Com baixo potencial de crescimento e rasa participação no mercado, os Abacaxis encontram-se no fim do seu ciclo de vida e, na maioria das vezes, não devem receber investimentos da empresa e acabam sendo descontinuados.
Um produto Abacaxi, como o nome sugere, costuma ser um problema para as empresas. Neste quadrante, o produto gera baixo lucro ou até mesmo prejuízo, já que tem baixa participação em mercados de baixo crescimento, já consolidados. Nesse caso, a empresa deve analisar a possibilidade de descontinuá-lo.
A matriz BCG é dividida em dois blocos. O primeiro se refere a taxa de crescimento do mercado. Enquanto o segundo é denominado de participação do produto no mercado. Cada bloco contém duas divisões onde são colocados os grupos dos produtos.
Os quadrantes representam uma relação entre crescimento e participação relativa de mercado. Cada um deles foi nomeado de forma a facilitar o entendimento do seu significado. O uso dessas expressões auxilia no rápido entendimento da análise.
O mix de produtos de uma empresa podem ser classificados em 4 categorias: as estrelas que estão em um mercado com muitos concorrentes; pontos de interrogação que tem pouca participação em um mercado de crescimento rápido; as vacas leiteiras que são líderes em seus mercados e os abacaxis que encontram-se em um mercado ...
Entendendo cada quadrante da Matriz BCG. Vaca leiteira: aqui estamos falando de um produto ou serviço consolidado e que chegou no limite, pois tem alta participação e baixo crescimento de mercado.
Matriz BCG é uma metodologia criada por Bruce Henderson nos anos 1970. Ela permite analisar por meio de gráficos o desempenho de os produtos de uma marca no mercado. O nome BCG é por conta do local e para quem foi feita: para o Boston Consulting Group.
Calcule a participação relativa dos produtos no mercado. A participação de mercado, também conhecida como market share, é o dado que representa a porcentagem das vendas de uma determinada marca em seu setor. ...
Verifique o crescimento de um segmento de vendas. ...
A matriz BCG consiste em atribuir um posicionamento ou papel para cada item do seu portfólio. Dessa forma,serve para analisar produtos e serviços de forma pragmática e transparente. Tão prática e útil quanto a análise SWOT , essa metodologia define o melhor caminho para investir seus recursos com sabedoria.
Resumindo, o Produto Estrela de seu e-commerce é aquele que se destaca, que vende mais e é mais procurado. Em outras palavras, ele é aquele produto que o cliente procura em toda a internet e ele diz para si mesmo: “eu preciso comprar este produto nesta loja”!
Qual produto fica classificado no quadrante da vaca leiteira da Matriz BCG?
Se o produto vende até 10 vezes (10x) mais que o concorrente – a participação será alta e o produto será classificado em vaca leiteira ou estrela. Se as vendas são menores que as da concorrência – o produto ficará no quadrante interrogação ou abacaxi.
Existem a Gir Leiteiro (G), a Guzerá (Guz), a Sindi e a Indubrasil. Dessas raças, a Gir Leiteiro é a mais importante. Entretanto, vacas zebuínas de alta produção leiteira ainda são de preço muito elevado, em virtude do pequeno tamanho da população.
A matriz BCG é dividida em dois eixos: taxa de crescimento do mercado e participação do produto no mercado. Cada bloco tem duas divisões e, em cada uma delas, são colocados os grupos dos produtos: vacas leiteiras, estrelas, pontos de interrogação e abacaxis.
Por que os produtos de uma empresa podem oscilar entre estrela é ponto de interrogação na Matriz BCG?
Por que os produtos de uma empresa podem oscilar entre Estrela é ponto de interrogação na matriz BCG? Quanto à participação relativa, se o produto vende mais que o concorrente (de 1x a 10x mais), será considerada alta – ficando nos quadrantes estrela ou vaca leiteira.
No entanto, atualmente se sabe que a composição química das estrelas em geral é praticamente a mesma: aproximadamente 90% hidrogênio e aproximadamente 10% hélio; todos os outros elementos juntos contribuem entre 1% e 2% da composição e são chamados de metais.
O hidrogênio é o principal combustível do reator nuclear que existe dentro da estrela. Ele produz a energia que faz brilhar o Sol e as milhares de estrelas que vemos no céu.
Market share ou participação/quota de mercado, em tradução livre, é a porcentagem de vendas pela qual uma empresa é responsável dentro do seu nicho. Ou seja, a fração do mercado controlada por ela.
A BCG é uma matriz 2 por 2 (4 divisões). O eixo horizontal representa a fatia de mercado. Já o eixo vertical do quadrante o crescimento do mercado. Um produto que tem uma grande fatia de um mercado em constante crescimento é a “prata da casa” na análise da matriz.
A aplicação prática da Matriz BCG se dá através de um plano cartesiano. Neste gráfico, é dividido dois blocos para duas análises separadas. Um dos blocos corresponde à taxa de crescimento do produto no mercado. O segundo se refere à participação do produto no mercado.
SOBRE A FERRAMENTA: Inicialmente, entenda a Matriz BCG como a “análise” da Matriz BCG. É um erro frequente só fazer a matriz e não estudá-la. Esta análise tem o nome de BCG porque foi idealizada em 1970 por Bruce Henderson, que fundou uma consultoria muito famosa, a Boston Consulting Group (BCG).
Basta dividir o espaço ocupado pelo produto na gôndola pelo espaço total disponível. Em seguida, o resultado é multiplicado por 100 para obter a porcentagem do share de gôndola.