Como o nome já sugere são ações realizadas por homens, profetas de Deus com determinado sentido profético, com intuito de profetizar com ações e símbolos. São sinais que apontam para o reino espiritual e que tem conseqüências no reino físico.
Afinal, a palavra profetizar se refere diretamente à transmissão de uma mensagem divina. Como alerta a Bíblia, existem falsos profetas que usam o nome do Senhor para enganar as pessoas. O uso inadequado da palavra profetizar pode levar a uma interpretação errada das intenções de quem a usa.
Definimos Ato Profético como uma ação executada por um profeta ou enviado de Deus, investido com a devida autoridade, em um local, tempo e modo especificados pelo Espírito Santo, simbolizando um aviso ou intervenção de Deus sobre algo que deve acontecer.
Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados. O espírito dos profetas está sujeito aos profetas.
Como já dissemos muitas vezes, o objetivo do dom de profecia é revelar o que há de melhor nas pessoas! Se vemos coisas negativas na vida de alguém a quem estamos ministrando, devemos pedir ao Espírito Santo que nos dê a resposta para o problema que discernimos. Então, profetizamos a resposta - não o problema.
Pastora Helena Raquel | Profetiza Sobre o Vale de Ossos Secos - Mensagem
O que Jesus fala sobre profetizar?
1 Coríntios 14:31 Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez, para que todos sejam orientados e encorajados. Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez, para que todos sejam orientados e encorajados.
“Em Gn. 3, Adão e Eva se cobrem de folha de figueira depois Deus os veste com pele de cordeiro, este cordeiro foi morto, sangue foi derramado, o derramar do sangue foi um ato profético da redenção através do sangue (veja Hb 9:22). Este foi o primeiro ato profético executado, realizado pelo próprio Deus” .
Geralmente os profetas advertiam o povo a desviarem-se dos seus pecados e obedecer a Deus. Uma "profecia" é a mensagem que o profeta fala. "Profetizar" significa falar a mensagem de Deus.
24 Mas, se todos profetizarem, e algum ignorante ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. 25 E assim os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
Profetizar é mais do que denunciar erros. É colocar-se a favor da verdade e da justiça, com o exemplo de serviço e promoção do bem da pessoa humana. É ajudar a formar o caráter com espírito crítico e a consciência reta, na construção da personalidade.
Profecia é um relato no qual se afirma prever acontecimentos futuros. Podem ser baseadas na dedução a partir de fatos atuais ou alegadamente por inspiração divina.
O dom de profecia é um dom dado gratuitamente por Deus por meio do Espírito Santo para edificar (construir), exortar (chamar próximo) e consolar (animar) (1 Coríntios 14: 3). O propósito da profecia é encorajar a Igreja, dar visão e estimular as pessoas a viverem seus destinos divinos!
Quando a pessoa profetiza, ela não muda de voz, mas sofre influência no seu jeito de falar. O Espírito Santo não abrasa apenas as palavras, mas também os sentimentos e os desejos do profeta.
Você sabe como fazer isso? A Bíblia ensina que o caráter da profecia é edificação, encorajamento e consolação. Mesmo quando uma palavra profética nos confronta ela faz isso em amor.
Qual a diferença entre ser profeta e ter o dom de profecia?
O dom de profecia é um dom do Espírito Santo; todavia, o ofício de profeta é um dom dado ao corpo de Cristo por Jesus. Cada um dos 5 ministérios é um dom dado por Jesus, que implica não naquilo que se faz, mas aquilo que sou, minha identidade.
O verdadeiro dom de profecia está em operação quando alguém ouve e fala uma mensagem clara de Deus para qualquer outra pessoa, para um grupo ou para uma situação. Às vezes uma profecia é muito geral e às vezes é bem específica. Pode vir através de uma mensagem preparada ou de um sermão ou pode vir por revelação divina.
A Bíblia ensina: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3:7). Este tem sido Seu padrão desde o início: “Falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo” (Lucas 1:70).
O profeta é aquela pessoa que percebe e sente o mundo com o coração de Deus. Eles não estão extintos. Deus continua suscitando novos profetas para anunciar sua presença.