Dentro desta celebração também acontece a adoração da Santa Cruz, o chamado Beijo na Cruz, onde os fiéis católicos reconhecem o sacrifício de Jesus e são convidados a beijar a cruz simbolizando o beijo na própria face de Cristo, um momento em que todos seguem em silêncio e resiliência, em sinal de gratidão e amor por ...
Há diversidade de beijos, enfim, um beijo pode significar muito! No caso do beijo à Santa Cruz, trata-se de um beijo que se pode interpretar em relação a outro beijo, aquele que o presbítero dá ao altar todos os dias ao começar e ao terminar a Santa Missa: um beijo cheio de amor, de respeito, de admiração.
O contato do fiel, mesmo que com a imagem, com o símbolo, com a representação, faz com que ele una, por meio de tal gesto, o seu sofrimento ao sofrimento de Cristo, sinal de redenção e de transformação humana! Faz-se necessário tocar a cruz de Jesus!
Preparem o espaço: um altarzinho com toalha, vela, bíblia, a cruz . Combinem os serviços: quem vai conduzir a celebração, quem vai fazer a leitura, quem vai fazer as preces, quem vai segurar a cruz no rito do beijo. Combinem também como vai ser o beijo da cruz. A celebração deste dia começa com um profundo silêncio…
A Sexta-Feira da Paixão direciona nosso olhar para a Cruz do Senhor, expressão do amor de Deus por nós, marco de uma nova aliança entre Ele e a humanidade, selada pelo sacrifício redentor de seu Filho.
Porque ADORAMOS e BEIJAMOS a Cruz na Sexta-Feira Santa?
Por que se beija a cruz na Sexta-feira Santa?
Dentro desta celebração também acontece a adoração da Santa Cruz, o chamado Beijo na Cruz, onde os fiéis católicos reconhecem o sacrifício de Jesus e são convidados a beijar a cruz simbolizando o beijo na própria face de Cristo, um momento em que todos seguem em silêncio e resiliência, em sinal de gratidão e amor por ...
Podemos ainda dizer que como o altar simboliza o Cristo e o presidente o beija em nome da comunidade reunida, é um beijo de saudação e de amor entre o Esposo (Cristo) e a Esposa (Igreja). É uma veneração ao altar, junto com a inclinação (genuflexão) e a incensação.
Último dia da Semana Santa, que ocorre antes da Páscoa, a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é um feriado nacional celebrado este ano em 29 de março. Durante o dia, cristãos adotam práticas como não comer carne vermelha, não varrer a casa e evitar desentendimentos.
Sacerdote: Recebam nos olhos o Sinal da Cruz, contemple em sua vida o que Deus conduz. Sacerdote: Recebam na boca o sinal da cruz, para anunciar a boa nova de Jesus. Sacerdote: Recebam no peito o sinal da cruz, para que Cristo seja sempre a tua luz.
- O Marrocos - assim como vários países de maioria muçulmana - vive neste mês o Ramadã, e isso faz com que tudo fique mais delicado, inclusive beijos na boca, que podem ser punidos por lei.
Notem bem que só beijam o altar quem recebeu o Sacramento da Ordem: diácono, padre, bispo. Os leigos não beijam o altar. Quando é feita uma Celebração da Palavra com Ministros Leigos, estes NÃO beijam o altar. O beijo é, verdadeiramente, um dos gestos mais universalmente utilizados em nossa via social.
Depois, a mão deve ser dirigida na altura do peito, em seguida, a mão deve ser levada ao ombro esquerdo, depois ao ombro direito. No momento do "amém", não deve ser dado o beijo na mão, pois o próprio "Amém" confirma o que se acabou de rezar.
Nas Igrejas Ocidentais o sinal da cruz é feito tocando-se em sequência a testa, ao peito, o ombro esquerdo e o ombro direito, acompanhando o movimento com a fórmula verbal Em nome do Pai (toca-se a testa), e do Filho (toca-se o centro do peito ou o umbigo), e do Espirito (toca-se o ombro esquerdo) Santo (toca-se o ...
E é assim mesmo a maneira correta de se fazer: com a mão direita aberta, com os dedos juntos, se toca na testa e se diz “em nome do Pai”; a mão desce ao peito enquanto se repete “e do Filho”; a mão sobe para o ombro esquerdo e de lá para o direito, enquanto se diz “e do Espírito Santo”.
8° – Nada de namoro e sexo nem pensar, você tem 364 dias por ano para fazer essas coisas, ficar um dia sem fazer não irá lhe tirar nenhum pedaço; 9° – Nada de bebedeira, o vinho é a única bebida permitida, a embriaguez na Sexta-feira Santa é uma afronta aos costumes cristãos.
No caso do beijo à Santa Cruz, trata-se de um beijo que se pode interpretar em relação a outro beijo, aquele que o sacerdote dá ao altar todos os dias ao começar e ao terminar a Santa Missa: um beijo cheio de amor, de respeito, de admiração. O Altar representa a Cristo como a Cruz também o representa.
O beijo era um costume presente em diversas situações e com significados variados, a saber: No círculo familiar era uma forma de carinho e afeto entre os parentes (Gn 31:28; Rt 1:9). O beijo também era símbolo da adoração e devoção religiosas falsas (1Rs 19:18).
Pode cortar cabelo na Sexta-Feira Santa? Embora o ato de cortar o cabelo seja algo simples, esse também não pode ser realizado. É comum que, neste dias, salões de cabelereiras(os) permaneçam fechados. Por isso, se estiver planejando um corte novo ou mudança no visual, faça isso antes ou depois de sexta.
Beijo na testa é um beijo que significa respeito e afeto pela outra pessoa. O beijo na testa não necessariamente é realizado entre casais, mas também pode ser entre pais e filhos, amigos, familiares, etc.
Simbolicamente, o altar costuma ser a representação de Jesus Cristo, a “pedra angular” da Igreja (cf. Efésios 2:20). Durante a história da liturgia, o sacerdote às vezes beijava o altar antes de abençoar as pessoas, demonstrando que benção vinha de Deus, não dele.
De acordo com a espiritualidade, o beijo é uma manifestação de uma série de sentimentos e de vontades. É como se ele traduzisse emoções que as palavras não são capazes de dizer, sendo um símbolo da conexão física, mental e emocional entre duas pessoas.