O Turú é um molusco popular em regiões que existem manguezais, como o Pará, é rico em cálcio e proteína, e pode ser feito de diversas maneiras, inclusive pode ser ingerido fresco (basta retirar a cabeça e as vísceras), com limão e sal.
O teredoportuguêsbrasileiro ou taredoportuguêseuropeu (Teredo navalis), popularmente conhecido como gusano, busano, turu ou cupim-do-mar, é um molusco xilofágico, pertencente à família Teredinidae. Como os demais membos da família, ataca as madeiras submersas.
Turu, apesar da aparência, é um molusco que dá na casca de árvores dos manguezais da costa atlântica na Amazônia até o Marajó. É um MOLUSCO não um VERME. Tradicionalmente se faz um caldo bem temperado com Cebola, alho, pimenta, coentro, as vezes com tucupi.
Um turu (Teredo navalis) seco retirado de um objeto de madeira. Alimenta-se de troncos podres através de dentículos na cabeça, semelhante ao cupim de madeira molhada, às vezes encontrado no casco molhado de embarcações, causando-lhes prejuízos.
Os teredinídeos são o grupo mais representativo de organismos perfuradores de madeira marinho. Estes moluscos bivalves da família Teredinidae foram estudados pela primeira vez no Ceará.
"Ele é um anelídeo, ou seja, o parente mais próximo de uma minhoca", explicou o biólogo Marcelo Bezerra em entrevista ao NE10. O gênero científico do animal de formato indiscreto é Urechis, e ele é mais frequentemente encontrado na costa de países da Ásia, com a China, o Japão e as duas Coreias.
Logo após nascerem, os peixes são conhecidos como larvas. Esses indivíduos não possuem a anatomia totalmente perfeita, isto é, a boca ainda não abriu e o trato digestivo ainda não foi completamente formado, o que implica no consumo dos nutrientes que estão no saco vitelínico.
Um animal aquático (ou animal marinho, referido assim quando relacionado ao mar) é um animal que vive na água. A maioria dos peixes, crustáceos, celenterados e esponjas, são animais aquáticos.
São três as principais espécies de mangue: vermelho, preto e branco. A fauna dos manguezais é formada por poucas espécies, mas um grande número de animais. Vivem no mangue crustáceos, peixes, aves, insetos, répteis, mamíferos aquáticos.
O Turú possui um formato parecido com o de uma minhoca, é gelatinoso, possui uma cabeça bem dura com dentes na boca. São os chamados 'valvas', estas onde se encontram os sulcos com os dentes do animal.
A ostra-de-mangue (Crassostrea rhizophorae) é um molusco da classe Bivalvia, pertencente à família Ostreidae. Habita regiões costeiras e pode ser encontrada fixa às raízes aéreas das vegetações de mangue, ocorrendo também na faixa entre marés dos costões rochosos ou em bancos submersos.
Bicho-do-coco, larva-do-coquinho, gongo, coró, morotó, tapuru e até kadeg são nomes populares usados para designar a larva do besouro Pachymerus nucleorum, uma das espécies da família dos bruquídeos, que têm ampla distribuição no Brasil.
😋🐛🥥 Essa larva que também é conhecida como bicho-do- coco, tapuru ou gongo é uma larva de besouro que se desenvolve dentro do coco-babaçu. Por seu alto teor de proteína é consumida pelos guerreiros de selva em situações de sobrevivência. É viscosa, mas é limpinha!
Com Hipofisação é denominada uma técnica usada na reprodução artificial de peixes que visa a otimização da produção de peixes em escala comercial. Além disso, a técnica garante uma maior taxa de sobrevivência, quando comparadas com as condições naturais na qual os peixes se reproduzem.
A reprodução de peixes migratórios em cativeiro só é possível com técnicas de indução hormonal. Um exemplo é o tambaqui, espécie amazônica que precisa da piracema para se reproduzir.
São divididos comumente em 2 grupos de acordo com o seu estilo de vida: se vivem em túneis ou tubos, onde quase não se locomovem, são chamados de Sedentaria, mas se são livres e exploram o mundo por aí, são chamados de Errantia.
Minhoca da praia Também conhecida como Minhoca do Mar, É uma isca bastante eficiente para a pesca de qualquer peixe que nade próximo à praia, esta minhoca é bastante apreciada pelos Pampos, Betaras, Carapicus entre outros.
Esses bichos foram descobertos em 2017 e passam a vida em esponjas-do-mar na costa japonesa do Oceano Pacífico. Quando as criaturas brigam, elas se contorcem, contraindo seus corpos e antes de se lançarem contra seus oponentes.
É um molusco bivalve, da mesma família da ostra e do mexilhão. Tem particularidades que justificam a aversão de alguns: além de ter o aspecto de um verme, cresce em pedaços apodrecidos de madeira presentes em mangues do Marajó e da Amazônia Atlântica, incluindo os estados do Pará, Amapá e Maranhão.
O turu é uma larva branca encontrada nos troncos de árvores dos manguezais, na Ilha de Marajó (PA). Nutritiva e afrodisíaca, a larva é aproveitada como alimento por quem vive na ilha.