Qual a definição de CAPEX e Opex?
Em primeiro lugar, o OPEX é mais voltado para as despesas operacionais da empresa (ou seja, despesas do dia a dia). Entretanto, o CAPEX é voltado para despesas com aquisição de ativos, como imóveis, máquinas, entre outros.O que é CAPEX exemplo?
A palavra Capex tem origem inglesa, sendo utilizada como sigla para a palavra Capital Expenditure, que em português significa “Despesas de Capital”. Utilizamos o termo Capex para indicar um fundo utilizado por empresas com o objetivo de obter, conservar e incrementar ativos fixos.Como diferenciar CAPEX de Opex?
Qual a diferença entre CAPEX e OPEX?
- Tempo de Investimento: O CAPEX são investimentos de longo prazo, o OPEX são despesas de curto prazo.
- Tributação: o CAPEX é deduzido através de depreciação ao longo dos anos, o OPEX é deduzido no mesmo período da sua realização.
Qual a definição de Opex?
O Opex refere-se aos gastos operacionais que uma empresa possui para continuar o seu funcionamento. E esse indicador é muito importante para a análise dos investidores.CAPEX e OPEX - O que é? Como utilizar?
O que considerar no CAPEX?
Para fazer o cálculo do CAPEX é preciso identificar e somar todas as despesas de capital feitas durante um período específico. Isso pode incluir a compra de equipamentos, propriedades, melhorias substanciais em ativos existentes ou despesas que prolongam a vida útil de um ativo já existente.Qual o objetivo do CAPEX?
Isso significa que o CAPEX está relacionado aos custos que a empresa tem ao adquirir determinados equipamentos e/ou instalações. Essas aquisições têm como objetivo melhorar o serviço prestado, o produto fabricado ou mesmo a empresa por si só.Como contabilizar CAPEX e Opex?
Como contabilizar CapEx e OpExAs despesas de capital são registradas como ativo no Balanço Patrimonial. Na demonstração do fluxo de caixa, está registrado em “atividades de investimento”. No caso da Demonstração do Resultado, os custos são debitados na conta de despesas como depreciação.
Como calcular o OPEX?
Para calcular o OPEX, basta somar todos os gastos operacionais da empresa durante o período desejado. É importante lembrar que o OPEX não incluios investimentos em bens de capital, que devem ser calculados separadamente como CAPEX.O que é OPEX na contabilidade?
Os gastos de capital (Capex) são as compras principais que uma empresa faz e que são projetadas para serem usadas no longo prazo. Já as despesas operacionais (Opex) são as despesas do dia a dia em que uma empresa incorre para manter seu negócio operacional.Quanto maior o CAPEX melhor?
Ou seja, quanto maior o investimento em capex, maior e melhor deve ser o desempenho da empresa. Essa é uma das grandes vantagens do capex, uma vez que representa um aumento no fluxo de caixa dos ativos e oferece retornos duradouros.Como reduzir CAPEX?
A terceirização, aluguel de equipamentos e instalações são alternativas que podem reduzir o CAPEX e substituí-lo por OPEX. É importante lembrar que a escolha deve levar em consideração os impactos nos custos diretos, custo de oportunidade, operações financeiras e contrato, além de considerar o ciclo de vida do projeto.O que entra no intangível?
Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.Como calcular o intangível?
O ativo intangível do goodwill é determinado pela diferença entre o valor justo de uma empresa e o preço pago por ela, por exemplo. Esse valor é justificado pelo agrupamento dos ativos intangíveis da empresa que, apesar de serem identificáveis, são indivisíveis.O que é CAPEX alto?
Por exemplo: o CAPEX é o formado pela depreciação e pelos saldos que existem no imobilizado. Então, se o CAPEX só possui valores da depreciação, isso significa que o imobilizado da empresa é “recente” e ainda tem tempo para se depreciar. Portanto, esse CAPEX elevado, pode permanecer durante alguns anos.Como projetar o CAPEX?
O cálculo do CAPEX é relativamente simples e está ligado diretamente aos ativos da empresa. Vale lembrar que, nesse cálculo, não se consideram os gastos com manutenção, mas sim da aquisição dos bens. Desta forma, o objetivo será entender a variação de ativos e passivos entre dois períodos.São exemplos de bens intangíveis?
O que são bens intangíveis? Apesar de não ser a única característica desses ativos, podemos definir os bens intangíveis como aqueles que não possuem uma forma física, ou seja, as propriedades imateriais de uma empresa, como é o caso de direitos autorais, marcas, patentes, receitas, carteira de clientes, entre outros.São exemplos de ativos intangíveis?
Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software. Ele está registrado no grupo do “ativo não circulante”, dentro do ativo.O que são ativos intangíveis exemplos?
Os ativos intangíveis são bens valiosos para uma empresa que não possuem uma existência física. De acordo com a Lei, 11.638/07, CPC 04, existem novas definições e diretrizes contábeis para o processo desses ativos, incluindo os critérios de reconhecimento, mensuração e divulgação específica.Como reduzir custos?
Como reduzir custos de maneira eficiente? 10 dicas e ações
- Entenda quais custos são estratégicos;
- Reduza custos fixos;
- Estabeleça um orçamento para cada área;
- Foque na sustentabilidade;
- Diminua a rotatividade da equipe;
- Comunique as estratégias de redução de custos com a equipe;
- Renegocie dívidas e tarifas bancárias;
Como reduzir as despesas?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Como reduzir custos financeiros?
Como fazer uma redução de custos?
- Analise seus processos. ...
- Reduza suas despesas bancárias. ...
- Faça uma boa gestão de estoque. ...
- Avalie suas parcerias. ...
- Use a tecnologia para gerenciar suas finanças. ...
- Reavalie o seu regime tributário. ...
- Estabeleça um teto de gastos mensais. ...
- Analise os custos atuais.
Quais despesas cortar?
Lista de gastos desnecessários
- TV a cabo;
- Junk food (aqueles salgadinhos viciantes que não fazem bem à saúde);
- Roupas;
- Celular pós-pago;
- Compras por impulso;
- Cartão de crédito para compras não essenciais;
- Assinaturas de TV, celular e streaming;
- Produtos em promoção.
Como evitar gastos desnecessários na empresa?
Se você deseja evitar gastos desnecessários em sua empresa: faça um bom controle financeiro! Esse controle está relacionado ao uso adequado de relatórios como o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, e o demonstrativo de resultados do exercício.Como fazer uma planilha de redução de custos?
Para começar a sua planilha de redução de custos siga as dicas abaixo:
- Analise a empresa. Comece traçando um panorama da empresa e faça uma analise de como foram os gastos até aqui. ...
- Faça um levantamento das atuais fontes de receita. Quais são as suas fontes de receita? ...
- Monte a planilha. ...
- Crie meta de gastos.