Em 2002, com base na Classificação Internacional Uniforme de Ocupações (CIUO), o MTE criou a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que foi criada para especificar e identificar todas as ocupações do mercado de trabalho brasileiro.
A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares.
Como mencionamos anteriormente neste artigo, o objetivo do CBO é resguardar o direito do trabalhador de ter a sua ocupação registrada na carteira de trabalho e todos os seus demais direitos protegidos. Ademais, permite que o Ministério do Trabalho gere estatísticas sobre a taxa de desemprego.
Assim que se encontra o CBO Classificação Brasileira de Ocupações
Como usar o CBO?
A CBO possui duas funções. A primeira é servir como código utilizado na hora de contratação de profissionais admitidos. Esse código é encontrado na carteira de trabalho, e para o governo é uma das formas de utilizar informações de benefícios, seguridade social e direitos trabalhistas de acordo com o cargo registrado.
Como já citado, o registro do cargo CBO deve ser realizado na carteira de trabalho do colaborador, e pode ser consultado neste mesmo documento. Ele também poderá ser acessado por meio do portal do sistema de classificação do site do Ministério do Trabalho.
A Classificação Brasileira de Ocupações é um documento que foi criado em 2002 por meio da Classificação Internacional Uniforme de Ocupações – CIUO. Através da CBO, é possível identificar e elencar as ocupações profissionais do mercado profissional brasileiro.
A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Foi instituída com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002.
A CBO na hora da admissão de qualquer colaborador é um item obrigatório. Desse modo, essa informação se encontra em todas as carteiras de trabalho, seja no formato físico ou no digital. É um excelente modo de identificar os trabalhadores, saber das funções que existem em uma empresa e também garantir os direitos deles.
É um código que identifica cada atividade profissional perante o Ministério do Trabalho. Todo empregado deve ter um cargo e todo cargo deve ser associado a uma CBO. Os códigos numéricos são divididos em famílias de ocupações ou títulos ocupacionais.
Qual é a importância do CBO para o RH? A CBO é significativa para o trabalho do RH. Ela ajuda os profissionais a entenderem melhor as ocupações e as competências necessárias para cada função. Isso melhora os processos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
A CBO trata do reconhecimento da existência de determinada ocupação no mercado de trabalho brasileiro. Como obter a CBO? O usuário terá que entrar no nosso site www.mtecbo.gov.br, onde poderá realizar o cadastramento e concretizar o seu pedido.
Já a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.