SIGLAS CID-10: Saibam seus significados em laudo ou atestado médico.
Qual o CID de baixa visão?
O CID H54 indica que o paciente apresenta algum tipo de deficiência visual, em um ou nos dois olhos, com particularidades determinadas de acordo com a subcategoria. O código exclui amaurose fugaz (G45. 3) e possui oito subcategorias: H54.
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, a CID da visão monocular é o código H54. 4. O texto determina que o paciente deve enxergar pelo menos razoavelmente em um dos olhos.
2º, “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
CID R55 é o código para descrever síncope e colapso, que, de forma simples, podem ser definidos como episódios em que há perda transitória da consciência. Geralmente, a síncope dura segundos ou alguns minutos, podendo manifestar diferentes condições de saúde.
O INSS geralmente considera que o nistagmo não é uma condição suficientemente incapacitante para adultos ao ponto de justificar a concessão do benefício. É crucial que adultos busquem outras formas de tratamento e adaptação para manejar a condição.
Nistagmo é uma condição médica que causa movimentos involuntários e repetitivos dos olhos, o que geralmente causa redução da acuidade visual, ou seja, quando há uma diminuição da clareza e nitidez da visão.
Você sabia que quem tem Acuidade Visual 20/400 pode ter direito a um benefício que paga salário mínimo por mês? A Acuidade Visual 20/400, também conhecida como Baixa Visão Severa ou Cegueira Legal, está classificada sob o CID-10 H54. 2, que corresponde à Deficiência Visual Grave.
Qual o CID da visão que dá direito à aposentadoria?
A visão monocular ou cegueira em um olho é classificada pela CID 10 – H54. 4, configura-se quando a pessoa apresenta uma visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos e deve ser diagnosticada por profissional médico especialista em oftalmologia.
Qual a idade mínima para se aposentar com visão monocular?
Respondendo a essa pergunta eu posso esclarecer que na maioria dos casos a visão monocular é considerada como deficiência leve. Portanto, para se aposentar você precisa ter pelo menos 33 anos de contribuição se for homem, e 28 anos se for mulher.
A visão monocular não dá direito ao benefício da aposentadoria especial, o que ela faz é diferenciar os requisitos nas demais espécies de benefícios. O que dá direito ao benefício da aposentadoria especial é a exposição a agentes nocivos à saúde.
A CID de visão monocular é H54. 4, mas um atestado pode registrar mais de uma, caso o médico identifique outros problemas de visão também. Além do Parecer Médico, é muito importante você levar para a perícia o seu Exame de Acuidade Visual, que vai indicar como o médico chegou à conclusão no seu laudo.
Se forem consideradas as categorias da OMS, a baixa visão corresponde às deficiências visuais binoculares moderada e grave na CID-10 e leve, moderada e grave na CID-11 (que será empregada em breve). A cegueira, de acordo com a OMS, é quando há no melhor olho a acuidade visual abaixo de 0,05 (ou 20/400).
Definição: Incapacidade de enxergar ou ausência da percepção visual. Esta afecção pode ser o resultado de DOENÇAS OCULARES, DOENÇAS DO NERVO ÓPTICO, doenças do QUIASMA ÓPTICO ou DOENÇAS CEREBRAIS que afetam as VIAS VISUAIS ou LOBO OCCIPITAL.