O CID K08. 1 – Perda de dentes devida a acidente, extração ou a doenças periodontais localizadas indica que o paciente teve um dente perdido ou removido. Há algumas possíveis causas para isso.
SIGLAS CID-10: Saibam seus significados em laudo ou atestado médico.
Quantos dias de atestado para dor de dente?
Para evitar esse tipo de complicação para os pacientes, muitos dentistas acabam dando atestados de, no máximo, 15 dias. Assim, recomenda-se uma nova avaliação após esse período, para verificar se a pessoa realmente deve continuar em repouso absoluto por mais tempo ou se já pode voltar às suas atividades.
Como usar o CID odontológico? A classificação do CID pode ser composta por até 6 caracteres, indo do A00 ao U99. O capítulo relacionado à doenças bucais do CID-10 vai do K00 a K03. 1, já o CID odontológico é mais extenso, indo do K00 até o K14.
Por maioria, os Ministros da Seção Especializada em Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entenderam que não se pode exigir informação sobre a Classificação Internacional de Doenças (CID) em atestado médico e odontológico como requisito para o abono de faltas para empregados.
CID C00 a D48 — Neoplasias (tumores) CID D50 a D89 — Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários. CID E00 a E90 — Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas. CID F00 a F99 — Transtornos mentais e comportamentais.
Em relação ao problema dentário, consta na legislação que o cirurgião dentista pode atestar falta ao trabalho, no setor da sua atividade profissional. Se a incapacidade for outra, o empregado terá que procurar um médico que avalie o caso para decidir se é passível ou não de atestar a ausência ao trabalho.
O atestado odontológico é um direito do paciente, e o profissional da odontologia deve fornecê-lo quando tiver realizado o atendimento. Os casos em que ele pode ser emitido são: Justificativa de faltas no trabalho, escola ou participação em eventos esportivos. Realização de procedimentos cirúrgicos ou não.
O Código Internacional de Doenças (CID), não é um item obrigatório no atestado odontológico, e deverá constar no atestado, apenas, quando for solicitado pelo paciente, a fim de garantir a sua privacidade, resguardando o sigilo profissional-paciente.
Verificada a CID Z76. 5 ou a CID Z. 02.7, a empresa pode optar por demitir por justa causa seu empregado, sob a fundamentação de "ato de improbidade" sendo tal entendimento já reconhecido em decisões da Justiça do Trabalho.
5 em atestados médicos. O uso do CID Z76. 5 em atestados médicos deve ser feito quando o profissional de saúde constatar que o paciente está fingindo alguma doença para solicitar o documento, com o intuito de não comparecer a algum compromisso.
A orientação para todos os serviços de saúde na hipótese diagnóstica de infecção por Coronavírus é o afastamento inicial por sete dias com o CID (Código Internacional de Doenças) J06, isto é infecção por vias aéreas superiores.
O repouso faz parte das recomendações dos dentistas, o que indica a necessidade de reduzir as atividades do dia a dia para evitar grandes esforços, pelo menos, nas primeiras 24 horas. Em quadros mais complexos, pode ser necessário ficar um tempo maior descansando.
A IOB esclarece que o dentista pode atestar a ausência do trabalhador, mas alerta para as regras. A lei determina que o cirurgião dentista pode atestar enfermidades apenas no seu ramo de atividade profissional. Ou seja, ele pode emitir atestado apenas para questões relacionadas à odontologia.
O naproxeno é um anti-inflamatório com potencial analgésico, tendo como atuação a redução da dor de dente. Pode ser encontrado em comprimido e ser ingerido em dois tipos de dose (250 mg e 500 mg).
Se você está com um dente doendo muito, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional. Porém, para quem não tem um plano odontológico, o único caminho é buscar um hospital comum. Nesse caso, o problema será apenas amenizado, não tratado.