Comunicar é a capacidade de receber e passar informações a outras pessoas. A comunicação é eficiente quando o receptor entende tudo o que foi passado no menor tempo possível.
O que é comunicação? Comunicação é a transmissão de mensagens e significados entre um emissor (quem transmite a mensagem) e um interlocutor (quem recebe a mensagem). Isso inclui qualquer método usado para estabelecer esse contato, seja com a fala, um gesto, pela escrita, desenhos, movimentos, entre outras coisas.
A comunicação (do latim communicatio. onis, que significa "ação de participar") é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores por meio de signos e regras semióticas mutuamente entendíveis.
Podemos definir como o processo pelo qual uma pessoa entra em contato com outra através de ideias, fatos, pensamentos ou comportamentos, e espera que último dê uma resposta, seja uma opinião, atitude ou comportamento.
A comunicação Humana é a compreensão de um diálogo e segundo Penteado (1976) é pôr em comum assuntos que acreditamos, é se envolver e buscar a interação social. Comunicar-se bem, segundo o autor, não significa apenas expressar ideias, mas é garantir que a pessoa que está com você entenda aquilo que deseja disser.
Comunicação é o processo pelo qual uma pessoa transmite uma mensagem para outra ou outras. É uma troca de informação entre dois ou mais indivíduos com o objetivo de compartilhar conhecimento, sentimentos, ideias, entre outros.
O ato de comunicar-se é fundamental e indispensável para o ser humano, sendo ele realizado e pensado de forma que ocorra uma compreensão mútua nas relações humanas, é possível construir aprendizagens relevantes e significativas em qualquer ambiente.
A palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa partilhar, participar de algo, tornar comum. Os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, por meio da comunicação. Dessa forma, o ato de comunicar é uma atividade essencial para a vida em sociedade.
A comunicação é um aspecto fundamental na vida de todos os seres humanos. Ela é responsável por transmitir informações, estabelecer relações interpessoais e influenciar decisões. A comunicação está presente em todas as esferas da nossa vida, seja no ambiente familial, social, profissional ou acadêmico.
Definimos como uma boa comunicação o processo de transmissão de informações de forma clara, objetiva e precisa, onde uma pessoa é compreendida pelas demais.
Comunicação é a capacidade de transmitir uma mensagem e seu objetivo é partilhar uma ideia, a fim de tornar uma informação comum para uma ou mais pessoas. Essa ação pode resultar em uma resposta, gerando uma troca de mensagens entre emissor e receptor da mensagem.
Um bom comunicador é sempre um bom ouvinte. Quem sabe ouvir não perde informações, faz perguntas apropriadas e entende seu interlocutor. Você pode criar empatia com frases como “Fale mais sobre esse tópico” ou “Estou interessado no que você diz. Fale mais detalhes para entender por que você pensa assim”.
Escrita: trata-se da principal forma utilizada para a comunicação, e é definida como um conjunto de símbolos e códigos empregados na transmissão de informações.
De modo geral, podemos dizer que os 7 principais tipos de comunicação são: comunicação verbal, comunicação oral, comunicação escrita, comunicação formal, comunicação informal, escuta ativa e comunicação digital.
É uma troca de informação entre dois ou mais indivíduos com o objetivo de compartilhar conhecimento, sentimentos, ideias, entre outros. A comunicação pode ser realizada de diversas formas, como verbal, não-verbal ou escrita, e pode ser influenciada por fatores culturais, sociais e pessoais.
Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário. Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz.
O processo de comunicação é muito mais do que simplesmente trocar palavras. Envolve a transmissão de informações, ideias, emoções e até mesmo valores. É um conjunto de elementos que se interligam para que a mensagem seja compreendida e interpretada corretamente pelo receptor.
O contexto é a informação que cerca uma palavra, frase ou situação e ajuda a dar significado a ela. O contexto é muito importante para a comunicação e a compreensão de informações, porque sem ele, as palavras podem ser mal interpretadas e as informações podem ser confusas.
A função final da comunicação é o de facilitar o processo de tomada de decisões. Por meio da comunicação é fornecida a informação para que indivíduos e grupos possam se juntar, trocar dados e conhecimentos para identificar e avaliar opções alternativas.
A comunicação não verbal é o uso da linguagem corporal, gestos e expressões faciais para transmitir informações a outras pessoas. Pode ser intencional ou não. Quer um exemplo? Quando você sorri sem querer no momento em que ouve uma piada ou história engraçada na mesa ao lado.
Um diálogo digno desse nome, depende muito mais de nossa capacidade de ESCUTAR do que de FALAR. Para 'ouvir o que não foi dito' precisamos nos libertar da NECESSIDADE de convencer o outro de nossas ideias.