Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.
O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.
O conhecimento científico surgiu da necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimentos ao nosso redor.
O que é conhecimento científico e sua importância?
O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.
O científico comprova suas teorias com estudos concretos e reais, enquanto o escritor é um sonhador, ou melhor explicando, escreve através de suas experiências, logo não é aceito pelo científico. O cientista busca respostas fazendo experiências com a realidade.
Quais são os principais elementos do conhecimento científico?
Isto é, a conhecimento científico é composto principalmente por três elementos: a observação, a experimentação e as leis. Esse é, em linhas gerais, o método científico. Então, o conhecimento científico jamais será uma mera suposição, porque é um conhecimento obtido como resultado da aplicação de um método.
A construção do conhecimento se dá a partir da experimentação de uma hipótese, onde a dedicação do pesquisador e a trajetória percorrida, fazem a diferença na conclusão dos resultados. As teorias científicas são obtidas através dos resultados de centenas de experimentos.
O método científico, então, funciona como uma espécie de manual que determina como as perguntas devem ser feitas durante a pesquisa. Mais do isso, orienta o pesquisador e o conduz de forma lógica a descobertas e interpretações científicas.
O conhecimento científico é um tipo de conhecimento que se baseia em experimentos, observações e estudos sistemáticos. Ele é construído observando e estudando as coisas que acontecem na natureza e pode mudar à medida que aprendemos mais.
Avaliação do raciocínio e explicação de evidências: analisar e explicar como as evidências sustentam argumentos e afirmações, identificando informações falsas, falhas de raciocínio e diferenças de pontos de vistas.
Os conceitos científicos são os procedimentos acadêmicos e estudos teóricos ou práticos para a construção do conhecimento, e os espontâneos ou cotidianos são aqueles sem comprovação científica ou seja criados a partir da vivência.
Quais são os fundamentos do conhecimento científico?
As principais características do conhecimento científico são: Não é valorativo, mas sim contingente, ou seja, seu valor está na capacidade de ser verificado. É factual e sempre tem base no real. É sistemático, pois obedece a uma metodologia.
A palavra método vem do grego méthodos, que significa caminho para chegar a um fim. O método científico surgiu no século 12, com o trabalho de filósofos como Francis Bacon e René Descartes e de cientistas como Galileu Galilei, Robert Boyle e Antoine Laurent Lavoisier.
Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.
O conhecimento científico é caracterizado por ser objetivo, reflexivo e complexo, além de estar em constante mudança, pois utiliza o método científico para avaliar e explicar os fenômenos. Por outro lado, o senso comum é mais subjetivo, baseado em crenças, hábitos e tradições da sociedade.
O conhecimento científico é um tipo de conhecimento baseado em evidências e métodos científicos. Ele busca entender e explicar os fenômenos da natureza, da sociedade e do universo por meio de observações, experimentos, análises e interpretações sistemáticas.
Marconi e Lakatos (2008) nos ensinam que o conhecimento científico é basicamente factual (baseado em fatos), mas também pode ser racional e formalizado (caso da Lógica e da Matemática).
Quais são as principais áreas do conhecimento científico?
Todas as ações de Extensão Universitária devem ser classificadas em Áreas do Conhecimento, tendo por base as definidas pelo CNPq: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia / Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes.
Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência. Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..
Uma pesquisa científica surge a partir de um problema ou uma dúvida que atinge diretamente questões histórico-sociais. Diante da necessidade de melhorias, uma equipe de pesquisadores se une para aplicar técnicas científicas e encontrar uma solução ou uma resposta que pode ser reproduzida para o bem da sociedade.