O CPC 29 estabelece o tratamento contábil para os ativos biológicos durante o período de crescimento, degeneração, produção e procriação. Ele requer a contabilização pelo valor justo menos as despesas de vender, desde o reconhecimento inicial, exceto quando o valor justo não estiver disponível.
Qual é o objetivo do CPC 29 ativo biológico e Produto agrícola?
O objetivo do CPC 29 é prover tratamento contábil e a divulgação dos ativos biológicos e produtos agrícolas tangíveis e intangíveis. Os demais CPCs descrevem contabilmente a produção agrícola no ponto de colheita (CPC 34) e o que for subvenção do governo, previsto no item 35.
Quais são os itens que deve ser aplicado o CPC 29 para contabilização?
O CPC 29 deve ser aplicado para contabilizar os seguintes itens relacionados com as atividades agrícolas: ativos biológicos, exceto plantas portadoras; (Alterada pela Revisão CPC 08)
Qual a principal característica dos ativos biológicos Segundo o CPC 29?
Segundo definição do Pronunciamento Técnico CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola, ativos biológicos são seres vivos (plantas ou animais) que, após o processo de colheita, tornam-se produtos agrícolas, que podem ser vendidos gerando benefícios econômicos para a empresa.
O CPC 29 esclarece que para uma entidade reconhecer um ativo biológico ou produto agrícola deve controlar o ativo como resultado de eventos passados, ser provável a ocorrência de benefícios futuros para a entidade associados com o ativo, o valor justo ou custo do ativo puder ser mensurado de forma confiável.
Criado em 2009, o CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola, objetiva estabelecer o tratamento contábil e o formato com que devem ser divulgados os itens nas demonstrações financeiras das entidades relacionadas com atividades agrícolas.
Exemplos de ativos biológicos consumíveis são os animais e plantas destinados a utilização em uma única vez, tais como rebanhos de animais mantidos para a produção de carne, rebanhos mantidos para a venda, produção de peixe, plantações de milho e trigo, e árvores para produção de madeira serrada.
Ativos biológicos podem ser classificados como maduros ou imaturos. Os maduros são aqueles que alcançaram a condição para serem colhidos (ativos biológicos consumíveis) ou estão aptos para sustentar colheitas regulares (ativos biológicos de produção).
Ao contrário dos estoques de outros setores, o ativo biológico deve ser contabilizado pelo respectivo valor justo, menos despesas de venda no momento da mensuração inicial, não pelo seu valor de custo como nos demais setores.
Qual a diferença entre ativos biológicos e produtos agrícolas?
relacionados com as atividades agrícolas: • (a) ativos biológicos, exceto plantas portadoras; (b) produção agrícola no ponto de colheita; • (c) subvenções governamentais. Ativo biológico é um animal e/ou uma planta, vivos. Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.
Quanto à mensuração do ativo biológico segundo o CPC 29 ativo biológico e Produto agrícola a entidade deve se valer?
O ativo biológico deve ser mensurado ao valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, exceto para os casos descritos no item 30* (CPC), em que o valor justo não pode ser mensurado de forma confiável.
Qual a necessidade da avaliação de ativos biológicos?
De acordo com o CPC 29 em casos em que o valor justo não puder ser adotado, ou seja, sua mensuração não possa ser feita de forma confiável, ou ainda não tenha um mercado disponível, o ativo biológico deve ser mensurado pelo custo menos depreciação e perdas por irrecuperabilidade acumulados.
Qual é a principal diferença entre ativo biológico e Produto agrícola na Contabilidade?
Produção agrícola corresponde ao produto obtido de ativo biológico da entidade. Ativo biológico é o animal ou a planta, vivos. Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativas e quantitativas no ativo biológico.
O ativo, de acordo com a R2, é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. De acordo com o CPC 00, o ativo também poderá ser um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.
Resposta: O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.055/05 e tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza.
É possível que um ativo biológico seja classificado no imobilizado?
Os ativos biológicos para produção, em regra, atendem os requisitos de imobilizado quando destinados à atividade operacional da entidade. Portanto, podem ser classificados no subgrupo 'Ativos biológicos para produção' dentro do Imobilizado (Ativo não Circulante)2.
Quais os itens que podem ser classificados no ativo?
Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.
Um ativo deve ser reconhecido sempre que for provável a geração benefícios econômicos futuros para a empresa por meio dele, e quando for possível determinar o seu custo ou valor em bases confiáveis.
A planta portadora é definida como “uma planta viva que: (a) é utilizada na produção ou no fornecimento de produtos agrícolas; (b) é cultivada para produzir frutos por mais de um período; e (c) tem uma probabilidade remota de ser vendida como produto agrícola, exceto para eventual venda como sucata” (CPC 29, p.
Segundo o CPC 48, a entidade deve classificar ativos financeiros como subsequentemente mensurados ao custo amortizado, ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes ou ao valor justo por meio do resultado com base tanto: (a) no modelo de negócios da entidade para a gestão dos ativos financeiros; quanto (b) ...
Qual o custo por clique ideal? Para grande parte das empresas, o custo por clique ideal é mensurado por um CPA de 20% ou produção de R$ 5 de receita a cada R$ 1 gasto. Entretanto, esse valor vai depender do seu ROI.
“Aplica-se o Código de Processo Civil, subsidiária e supletivamente, ao Processo do Trabalho, em caso de omissão e desde que haja compatibilidade com as normas e princípios do Direito Processual do Trabalho, na forma dos arts. 769 e 889 da CLT e do art. 15 da Lei n.
Atualmente, existem cerca de 50 CPCs editados – abrangendo os mais diversos assuntos da contabilidade – e constantemente são emitidos novos pronunciamentos.
9. Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.