Pontos-chave Pessoas com flashes luminosos ou moscas volantes, mas sem sinais de alerta, raramente têm uma doença séria. Pode ser necessário encaminhar pessoas com flashes luminosos ou moscas volantes e sinais de alerta a um oftalmologista.
Podem ser também resultado de inflamação ou por depósitos de cristais no vítreo. O aparecimento dessas moscas volantes podem ser alarmantes, principalmente se aparecem repentinamente, porém, geralmente eles são benignos e resultam de um processo normal de envelhecimento do olho.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
Se ao olhar para uma superfície mais clara e brilhante, como uma parede branca ou céu azul, você notar pequenas manchas ou pontinhos em seu campo de visão, saiba que pode se tratar de uma condição chamada de moscas volantes.
A fotopsia acontece quando o vítreo (fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho) fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes luminosos.
Moscas volantes por contração do vítreo são causadas pelo encolhimento da substância gelatinosa que preenche a parte posterior do globo ocular, chamada humor vítreo, e não requer tratamento. Muitos flashes luminosos também são causados pelo encolhimento da substância vítrea e não requerem tratamento.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
Quando esfregamos os olhos com força podemos ver alguns pontos de luz momentaneamente. Esses flashes de luz também são chamados de fotopsia. O fenômeno ocorre devido a fricção do vítreo que ativa as células fotorreceptoras.
Ela acontece quando o vítreo, gel que preenche a parte interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, isso faz com que os fotorreceptores (células que captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro) sejam ativados, daí essa sensação de flashes ou pontos luminosos, muito relatam até como “vagalumes”.
Os principais sintomas do descolamento de retina incluem a percepção de flashes de luz (fotopsias), um aumento repentino de "moscas volantes" (pequenos pontos ou linhas que flutuam no campo de visão) e uma sombra ou cortina que se move sobre uma parte do campo visual.
Dor de cabeça, que dura 4-72 horas e que tende a afetar apenas um dos lados da cabeça, de intensidade moderada a forte, agrava-se com o movimento e é tipo pulsátil. Pode ocorrer antes, durante ou após os problemas de visão. Náuseas. Vómitos.
O tratamento dessas lesões deve ser imediato, com laser. Dessa forma, se evita um quadro grave. Percebendo flashes na visão, agende rapidamente uma consulta oftalmológica.
A presença de moscas volantes na visão pode ser acentuada em situações de estresse, cansaço e ansiedade. Esses fatores podem tornar as manchas mais perceptíveis ou aumentar sua quantidade. É importante ressaltar que, na maioria dos casos, as moscas volantes não são um sinal de uma condição grave ou preocupante.
Com a alteração dessa musculatura, causada pelo estresse e ansiedade, a visão pode ficar embaçada. Também, pode causar coceira e dor ocular e fortes cefaleias (dores de cabeça), além dos problemas refracionais citados. Os sintomas oculares podem ser momentâneos e isolados.
Esses objetos são originados de pequenos detritos de cometa ou mais raramente de asteroides muito pequenos, conhecidos como meteoroides. Quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre, ele tem sua superfície aquecida devido a ablação e a outros processos térmicos.
“As moscas volantes são minúsculas partículas de vítreo condensado, formadas quando o vítreo se solta da retina. Embora pareçam estar na frente do olho, na realidade, elas estão flutuando dentro do olho”, explica o oftalmologista. Nem sempre as moscas volantes interferem na visão.
A causa mais comum para o aparecimento desses flashes de luz é o descolamento de vítreo, que, além de provocar a sensação de luzes piscando, também apresenta o aumento das moscas volantes. Alguns sintomas podem indicar problemas mais sérios, como a enxaqueca oftálmica.
Esses pontos que ficam “sobrevoando” o campo de visão também recebem o nome de “moscas flutuantes”, pois são círculos escuros que, de fato, se assemelham ao inseto. Essas manchas pretas são mais comuns quando se olha para alguma superfície branca, durante uma leitura ou quando o olhar está em determinada posição.
Se você está observando a aparição de halos ao redor das luzes, sem intercorrência com outros sintomas, tais como, visão turva, dor nos olhos, ponto cego, baixa visão noturna, manchas na visão, escurecimento da visão etc, não há muitos motivos para se preocupar, podendo ser apenas algo simples e natural.
O glaucoma é uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Essa pressão intraocular quando acontece de forma elevada aumenta significativamente o risco para o desenvolvimento do glaucoma.
A maior parte dos casos de descolamento de retina começam quanto o gel vítreo – que fica no centro do olho – contrai e separa da retina. Por conta disso, os sintomas podem incluir: Manchas escuras na visão que podem surgir como bolhas e/ou pontos que se movem com o movimento dos olhos (moscas volantes);
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
Como as manchas se formam? As moscas volantes são causadas por um fenômeno conhecido como sinérese vítrea (liquefação normal do corpo vítreo que preenche a estrutura do globo ocular). Quando partes mais densas do corpo vítreo passam em frente ao campo de visão formam uma sombra na retina.
O descolamento de vítreo acontece quando o humor vítreo perde sua característica gelatinosa e se torna mais líquido, o que leva a separação entre ele e a retina. Esta é uma das patologias mais comuns que afetam o vítreo.