Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a utilização de elementos gráficos (não-verbais) como apoio na construção do sentido e de interpretar textos que utilizam linguagem verbal e não-verbal (textos multissemióticos).
D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Coerência e coesão no processamento do texto. D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre as partes e elementos do texto.
Os descritores representam ser, nada mais, nada menos, do que o conteúdo cobrado nas avaliações do Saeb. 📝 Entenda mais neste vídeo do nosso canal #MaisSaeb. ⠀ Se gostar do conteúdo não esqueça de comentar e compartilhar no seu feed!
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
A habilidade que pode ser avaliada por este descritor, relaciona-se à localização pelo aluno de uma informação solicitada, que pode estar expressa literalmente no texto ou pode vir manifesta por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.
DESCRITOR 19 | LÍNGUA PORTUGUESA | APRENDA MAIS EAD
O que é o descritor D4?
D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D6 – Identificar o tema de um texto.
O Saeb avalia os níveis de aprendizagem dos estudantes por meio de testes e questionários contextuais, aplicados a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2023, portanto, em 2024 não haverá aplicação do Saeb.
Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. HABILIDADES RELACIONADAS: -Revisar conteúdos que tratam da interação comunicativa, com ênfase em seus elementos e funções. -Conhecer textos de diferentes gêneros, analisando estruturas e funcionalidades.
D8 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Em resumo, os descritores são elementos que servem para elencar temas importantes que serão trabalhados em avaliações externas como o SAEB ou ENEM. Assim, trabalhar os descritores é trabalhar um conjunto específico de temas de uma matriz de referência.
Qual é a diferença entre descritores e habilidades?
Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar. Os descritores são declarações específicas que detalham o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em uma determinada disciplina e nível de ensino.
A lista de descritores explica a classificação e, também, informa aos pais e responsáveis sobre o tipo de conteúdo presente na obra. O procedimento interno para a utilização dos descritores supracitados segue um padrão rígido de análise.
A participação é facultativa para as escolas privadas e obrigatória para as escolas públicas. Além da possibilidade de adesão das particulares, outra novidade é a ampliação do conjunto de alunos, turmas e escolas avaliadas.
Já a escala Saeb pode ser definida como uma régua criada com base nos parâmetros estabelecidos para os itens aplicados no Saeb. Ela costuma ser apresentada como uma escala 0 a 500 pontos, mas, na prática, valores acima de 450 e abaixo de 50 são praticamente impossíveis.
Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Para inferir e compreender o sentido da palavra ou expressão é preciso considerar o contexto, as pistas linguísticas fornecidas pelo texto e levar em consideração o seu conhecimento de mundo. É importante as palavras podem ter sentidos diferentes a depender do contexto em que estão inseridas.